Benefícios de trabalhar no verão para os adolescentes

15 de fevereiro de 2020
Muitos pais ficam em dúvida se é bom ou não que os seus filhos trabalhem no verão. Para eles, enumeramos os principais benefícios para os jovens de ter a sua primeira experiência profissional durante os meses de verão.

A chegada do verão significa que os adolescentes têm muito tempo livre. Para alguns, é o momento ideal para ter a sua primeira experiência profissional e ganhar o primeiro salário. Por isso, neste artigo falamos sobre quais são os benefícios de trabalhar no verão para os adolescentes.

Certamente, nem todos os adolescentes desejam trocar as horas de sol e praia pelo seu primeiro trabalho. No entanto, há muitos que desejam dar os seus primeiros passos e viver em primeira mão as responsabilidades que trabalhar envolve.

Nesse sentido, muitos estudos já confirmaram que o emprego ajuda os adolescentes a desenvolver uma ampla gama de atributos benéficos, como, por exemplo, a capacidade de assumir responsabilidades, além de desenvolver habilidades de gestão do tempo, superação da timidez na hora de falar com os adultos e administração do dinheiro.

Benefícios de trabalhar no verão para os adolescentes

Se o seu filho adolescente confirmou a intenção de trabalhar no verão, você precisa levar em conta que isso envolve aspectos positivos. Por isso, preparamos uma lista com os benefícios que mais se destacam quando o assunto é adolescentes trabalhando no verão.

1. Responsabilidade

Em primeiro lugar, um dos benefícios que mais se destacam de trabalhar no verão para os adolescentes é que isso aumenta a responsabilidade dos jovens. Diferentemente das tarefas domésticas, eles terão que acatar instruções de uma figura de autoridade desconhecida e, além disso, aprender a administrar as prioridades de acordo com um cronograma de trabalho estabelecido.

Ao mesmo tempo, compreenderão rapidamente que as consequências de ignorar ou desafiar essa autoridade serão muito diferentes de ignorar ou desafiar as instruções recebidas dos pais.

Além disso, é provável que eles tenham que recusar ofertas muito mais atraentes de amigos para se juntar a algo mais divertido porque já se comprometeram com o trabalho.

Benefícios de trabalhar no verão para os adolescentes

2. Possibilidade de ganhar dinheiro

Somente os pais dos adolescentes sabem como pode ser caro ter um filho em casa. Algumas famílias podem permitir os caprichos dos jovens, mas nem todas podem ou querem permitir. Nesses casos, vira quase uma necessidade que os adolescentes adquiram um trabalho para os meses de verão.

A primeira experiência profissional vai permitir que eles valorizem o dinheiro que os pais investem nele. Igualmente, essa experiência permitirá que eles contribuam economicamente em casa ou que eles financiem completamente suas próprias atividades ou gostos.

3. Sua primeira rede de contatos

Por meio do seu primeiro trabalho de verão, os adolescentes aprendem como desenvolver relações positivas com uma ampla variedade de personalidades. Do mesmo modo, essas experiências proporcionam uma forma de trabalhar em rede com pessoas que têm muito mais experiência.

Uma primeira etapa profissional de sucesso pode se transformar em um trabalho de período integral uma vez que o jovem complete os seus anos de educação superior. Como não poderia deixar de ser, ter uma boa rede de contatos desde a juventude oferecerá uma vantagem na hora de encontrar trabalho.

“A adolescência é um novo nascimento, já que com ela nascem traços humanos mais completos e mais elevados”.
—G. Stanley Hall—

4. Maior gestão do tempo

Trabalhar no verão pode ser uma excelente forma de contribuir com as suas habilidades de gestão do tempo. Assim, trata-se de uma capacidade que vai ajudá-lo tanto na etapa de formação quanto na fase adulta.

De fato, a gestão correta do tempo significa que ele vai aprender a decidir quais coisas são importantes. Isso significa priorizar, planejar e aprender como gerenciar o tempo, levando em conta a importância de cada questão.

5. Autoestima

Os adolescentes que têm uma experiência profissional aumentam a confiança em si mesmos e sua autoestima, como resultado de serem bons trabalhadores, ganharem dinheiro e cumprirem com as suas responsabilidades.

Da mesma forma, ter um posto de trabalho temporário pode dar a eles uma sensação de independência e confiança que contribui positivamente em outros aspectos da sua vida.

Benefícios de trabalhar no verão para os adolescentes

6. Desenvolvimento de habilidades

Por fim, você não deve se esquecer de que um primeiro trabalho também ajuda os adolescentes a desenvolver habilidades que vão ser úteis no futuro. As capacidades versáteis, como, por exemplo, o serviço ao cliente, as habilidades básicas em informática ou a aprendizagem de como administrar o dinheiro frequentemente fazem parte do primeiro trabalho de um adolescente.

De fato, uma pesquisa afirma que a participação dos adolescentes nos empregos de verão tem um efeito positivo nos jovens, já que permite que eles impulsionem o rendimento acadêmico na sala de aula.

Com base em tudo que foi dito anteriormente, podemos concluir que os benefícios de trabalhar no verão para os adolescentes são inúmeros.

No entanto, recomendamos não forçar o jovem e ver quais são as suas intenções. Ao mesmo tempo, é importante que você o assessore e recomende quais são os postos ideais que ele pode ocupar durante os meses de verão.