Enxoval do bebê: itens que não podem faltar

26 de junho de 2018
O enxoval do bebê é um elemento que é preparado com muito amor. Toda mãe se entusiasma quando começa a organizar o enxoval do seu futuro filho. Por isso, meses antes fazemos o chá de bebê e compramos os objetos que são necessários.

No mercado há uma oferta ilimitada de produtos para bebês, muitos dos quais apenas variam em design e cor. Há também uma variação na qualidade e certamente no preço. Além disso, há alguns elementos que não são necessários. Nesse sentido e devido à ansiedade da mãe, podemos acabar comprando coisas que não serão as mais importantes.

Nem sempre temos uma lista que nos diz exatamente o que vamos realmente precisar. As mães de primeira viagem, então, podem não ter a mínima ideia. Felizmente, há muita experiência a respeito, e as mulheres que já passaram por essa fase podem ajudar a identificar quais são os objetos que não devem faltar no enxoval.

Por outro lado, devemos levar em consideração a finalidade do nosso enxoval. Ou seja, se ele vai ser preparado para levar ao hospital ou para receber o bebê em casa. De qualquer maneira, os itens que vamos precisar durante os primeiros meses de vida do pequeno são bem específicos. É por isso que são bem parecidos com os itens que devemos levar conosco ao hospital no dia do parto.

15 objetos que não podem faltar no enxoval do seu bebê

Embora pareça pouco provável, de fato, há uma maneira correta de preparar o enxoval. Existem roupas básicas que, em qualquer caso, vamos precisar. Obviamente que é possível incluir produtos extras, que não sejam totalmente necessários, por desejo pessoal ou que sejam de nosso agrado por algum motivo em especial.

Em qualquer caso, não devemos exagerar na quantidade e variedade do mesmo produto. De considerarmos que é para o hospital, a estadia lá é muito curta, e para os primeiros meses podemos ganhar gradualmente presentes e coisas da família e dos amigos. Então, vamos analisar esse assunto com calma e critério no momento de preparar o sonhado enxoval do nosso bebê.

que não podem faltar

A seguir, indicamos pelo menos quinze objetos que são realmente essenciais para o enxoval do bebê:

  • Cobertores, fralda de pano e uma mantinha para embrulhar o bebê
  • Várias camisetas de algodão
  • Fraldas descartáveis para recém-nascidos
  • Lenços umedecidos
  • Pente, escova e lixa de unha
  • Algodão, álcool e gaze
  • Sapatinho de lã ou de algodão
  • Vários pares de meias
  • Tolhas de banho
  • Sacos de dormir ou pijamas
  • Várias toquinhas ou casaco com toca
  • Vários bodies de bebê ou macacão com pezinho
  • Casacos
  • Mamadeiras
  • Vários conjuntos de roupa de passeio
que não podem faltar

Quantidade e itens extras

A quantidade de produtos que iremos levar vai variar de acordo com  nossa necessidade. Por exemplo, se tivermos exagerado na quantidade de conjuntos de passeio ou tivermos ganhado muitos, não é preciso levar todos para o hospital. Do mesmo modo, na verdade, as fraldas para recém-nascidos são usadas por pouco tempo, de modo que quatro dúzias seria suficiente. Mas para o hospital só é preciso levar um pacote.

Quanto à comida, entendemos que o leite materno será suficiente, mas nem sempre as coisas saem como queremos. Às vezes, torna-se obrigatória a alimentação com leite em pó. Por isso, devemos comprar mamadeiras. Além disso, talvez exista também a necessidade de comprar um extrator de leite ou uma bomba elétrica para extrair leite materno e protetores absorventes para os seios. Mas são objetos que não temos certeza de que vamos precisar.

Por outro lado, é aconselhável abrigar o bebê corretamente, isto é, você deve vesti-lo com toca e meias. Isso é obrigatório para normalizar a temperatura do pequeno, especialmente se o clima for frio ou se houver ar condicionado. Lembre-se de que o bebê está se adaptando a um novo ambiente que é muito diferente ao do útero. Não importa se é verão, o importante é sempre mantê-lo protegido.

Também aconselhamos às futuras mamães que preparem seu próprio enxoval. Ou seja, as coisas que são necessárias para as mães após o parto e para garantir o seu conforto antes do próximo desafio.

Recomendados para você