A escola é a segunda casa dos seus filhos
Nossos filhos passam muitas horas na escola, o que a torna sua segunda casa. Aqui vamos contar tudo o que você deve levar em consideração sobre esse assunto.
Quantas horas as crianças passam na escola?
As crianças entram na escola entre sete e nove horas da manhã, o que significa acordar entre seis e oito. E, se tiverem uma jornada contínua, costumam sair entre as quatro e as cinco da tarde. Ou seja, nossos filhos ficam na escola por mais tempo do que uma jornada de trabalho, entre nove e dez horas, sem contar que também acrescentamos algumas atividades extracurriculares.
Isso não significa apenas que os filhos são submetidos às mesmas tarefas que os pais, mas também que não descansam e, o que é ainda mais importante, que não dormem o suficiente.
Até os cinco anos, os pequenos precisam dormir mais que os adultos, pois estão em pleno crescimento e aprendizado, a cada dia incorporando um novo conhecimento. Poderíamos dizer que quanto mais novas forem as crianças, mais vão precisar de sono. Dormir durante várias horas é uma necessidade para poder aprender e crescer. E nós, como pais, devemos oferecer esse descanso aos nossos filhos.
“O aluno a quem nunca se pede que faça o que não pode fazer, nunca faz o que pode.”
-John Stuart Mill-
A escola é a segunda casa dos seus filhos
Nossos filhos passam a maior parte do dia na escola, então a escolha da instituição tem extrema importância. Além de ser um espaço de formação, a escola é a segunda casa das crianças. Portanto, o processo de seleção de um bom centro educacional para os nossos filhos é uma tarefa preocupante.
Para fazer uma boa seleção, os pais devem pensar o que realmente buscam com a educação dos filhos, além do orçamento familiar.
Para facilitar essa tarefa, confira algumas dicas:
- Conformidade com o Projeto Educacional da instituição.
- Orçamento.
- A localização da escola.
- O trabalho e o prestígio das diferentes pessoas que constituem a comunidade educativa: professores, gestão e associação de pais de alunos.
- Instalações físicas da escola.
- Oferta educacional: curricular e extracurricular.
- Metodologia da instituição: tradicional, por projetos educacionais ou pesquisas.
- Serviços escolares: aula matinal e refeitório.
- Centro bilíngue ou multilíngue.
- Perfil do corpo docente.
- Perfil dos estudantes.
- Possibilidade de obtenção de bolsas.
A relação com os professores dos seus filhos
O relacionamento contínuo entre pais e professores é muito importante para a educação dos nossos filhos. Uma das normas mais importantes ao educar as crianças é a concordância dos pais na tomada de decisões. Da mesma forma, os professores devem ser vistos pela criança como uma figura totalmente de acordo com os pais.
Para tornar o relacionamento com os professores dos seus filhos o mais cordial possível, não se esqueça do seguinte decálogo:
- Valorize o trabalho do professor tanto com seu filho quanto com as outras crianças.
- Expresse esse apreço e essa gratidão na frente dos seus filhos.
- Respeite sua autoridade.
- Colabore com tudo que você puder.
- Mantenha uma comunicação contínua.
- Caso surja alguma dificuldade ou conflito, deve se resolver imediatamente e não esperar o fim do trimestre.
- Tente ser um bom aliado do professor.
- Siga a mesma linha educacional em casa e na escola.
- Estabeleça uma comunicação assertiva com o corpo docente da instituição, com uma comunicação impecável tanto na forma como no conteúdo.
- Tenha muita clareza sobre as funções de cada um, os professores devem estar no seu lugar e os pais também no deles.
A educação é um processo muito longo que começa a ser ensinado pela família e depois pela escola, ambas as partes são necessárias para se conseguir um desenvolvimento pleno da pessoa. “Em casa você é educado e na escola você aprende.”
A escola está muito consciente da importância da participação e colaboração dos pais na educação dos filhos. A necessidade de estabelecer uma relação cordial entre ambos é necessária para que o processo educativo possa ser realizado de forma eficaz e integral.