7 frases para motivar a criança na escola

Se você perceber que seu filho está com dificuldade na escola e não gosta das aulas, existem algumas frases que você pode dizer para tentar mostrar o lado positivo, ajudando motivá-lo.
7 frases para motivar a criança na escola

Última atualização: 08 Abril, 2021

Sua vida parece ser um desastre quando chega segunda-feira de manhã e você tem que acordar os pequenos para ir para a escola? Como professora ou mãe, você pode não saber como fazer com que seu filho ou aluno demonstre real interesse nas aulas e no aprendizado. Mas há uma solução. Para não se desesperar, talvez essas frases para motivar a criança na escola ajudem o pequeno a descobrir sua verdadeira paixão e a ter um ótimo aprendizado e formação.

No entanto, não devemos esperar que essas frases funcionem como se fossem um passe de mágica. É necessário agir com muita constância e, acima de tudo, ao pronunciá-las, devemos fazer a criança perceber que estamos falando realmente, de coração, com verdadeira sinceridade.

A perseverança e a paciência também são importantes. Como costumamos dizer, não vão funcionar desde o primeiro dia. Talvez nem a parir do segundo ou do terceiro. Mas é bem possível que, aos poucos, essas frases deixem marcas na mentalidade da criança e que, assim, ela descubra a verdadeira importância de trabalhar dia a dia na escola.

Menina com boa motivação escolar e positivismo.

Frases para motivar a criança na escola

As frases para motivar a criança na escola, que veremos a seguir, priorizam o emprego do pensamento positivo. Assim, incentivamos o pequeno a se doar mais e a explorar todo o seu potencial.

Foco e perseverança

  • “Concentre-se no que você quer, você vai ver que em breve sua oportunidade vai chegar.”

Essa é uma frase muito interessante, pois faz com que seja mais fácil para a criança focar em assuntos que lhe interessam, assuntos para os quais ela tem talento. Além disso, incentiva a ser persistente, paciente e resiliente.

Confiar em suas possibilidades

  • “A confiança em si mesmo é o caminho para o sucesso.”

Um problema frequente nas crianças é que muitas vezes elas desconfiam de suas próprias possibilidades. Portanto, precisamos encorajá-las a acreditar em si mesmas por meio do encorajamento positivo e de frases de apoio como essas.

Nunca desistir de motivar a criança na escola

  • “Só é impossível aquilo que não se tenta fazer.”

Muitas crianças têm a tendência de parar de fazer o que consideram difícil. Como professores e pais, em vez de fazer por elas, temos que encorajá-las, fornecer a elas as informações necessárias, estar presente e fazer com que sintam que confiamos nelas e em suas possibilidades de sucesso.

Aproveitar o dia a dia

  • “Talvez não seja fácil, mas vai valer a pena.”

É uma forma de conversar com a criança para lembrá-la de que não só é importante atingir seus objetivos, mas também aproveitar o caminho que está sendo trilhado para alcançá-los. E, embora as metas não sejam facilmente alcançáveis, podem ser alcançadas se as coisas forem bem feitas, com bom senso.

Não descartar opções

  • “Só quem ensaia o absurdo é capaz de conquistar o impossível.”

Muitas crianças, assim como muitos adultos, param de fazer algo porque consideram algo absurdo ou desnecessário, uma perda de tempo. Porém, se não tentarmos nada, por mais ridículo que possa parecer à primeira vista, como saberemos que não é realmente bom e que não pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos e sonhos?

Passado, presente e futuro

  • “Não deixe que seu passado faça você se tornar uma pessoa amarga ou que seu futuro funcione como uma forma de pressão. Viva o presente.”

Outro problema contra o qual muitas crianças e adolescentes lutam, assim como muitos adultos, é pensar demais no passado e no futuro. É importante lembrá-las de que elas vivem no presente. Ninguém pode mudar o passado e somente fazendo o certo agora que será possível desfrutar um futuro brilhante, mas isso não acontecerá até que seja sua vez.

Menino na escola motivado a realizar o sonho de ser astronauta.

Planos para motivar a criança na escola

  • “Se não funcionar, mude o plano, não a meta.”

Essa é uma fórmula muito interessante para aconselhar a criança a não desistir. Quando percebemos que nada sai como queremos, é fácil pensar em desistir. No entanto, pode ser que a criança apenas tenha errado a escolha do caminho. Assim, podemos ajudá-la a continuar procurando outros métodos, exigindo de sua imaginação.

Esperamos que essas 7 frases para motivar a criança na escola sejam úteis para você. Dessa forma, você pode ajudar seus filhos a se esforçarem, realizarem seus sonhos e se desenvolverem plenamente de acordo com seus interesses e objetivos.

Pode interessar a você...
5 segredos da motivação escolar
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 segredos da motivação escolar

A motivação escolar é uma aresta fundamental do processo educativo. Mas como motivar as crianças a estudar? Veremos algumas técnicas a seguir.



  • Raffini, J. (2004). 100 maneras de incrementar la motivación en la clase. Editorial Troquel.