Atividades para fazer com as crianças nas férias

As férias são a época mais esperada pelos pequenos da casa, e também pelos adultos. Aqui vamos apresentar algumas propostas para aproveitar ao máximo esses dias em família.
Atividades para fazer com as crianças nas férias

Última atualização: 28 Junho, 2021

Os dias de férias são os mais adequados para fazer atividades com as crianças. Elas estarão descansadas e apreciarão as mudanças em sua rotina habitual. As atividades que vamos apresentar aqui podem ser muito benéficas para os pequenos.

Essas atividades podem ajudá-los a desenvolver novas habilidades e aptidões. Para que eles não fiquem entediados nem por um único momento, as atividades sempre têm que envolver brincadeiras. Não proponha apenas atividades pedagógicas para esses dias. O elemento lúdico é básico para as crianças. Então, você tem que estabelecer metas para que elas tentem alcançar seu objetivo.

Atividades esportivas

Se você quer que seu filho gaste energia durante os dias de férias, as atividades esportivas são as mais recomendadas. Pode ser um esporte coletivo, como basquete ou futebol com os amigos, ou individual, como natação ou atletismo. Também pode ser combinado com músicas como zumba ou funky.

Mas não precisa ser um esporte regulamentado como os extracurriculares, com horário e duração determinados. As crianças vão adorar simplesmente andar de patins ou de bicicleta com a família ou os amigos. Se você deseja que elas se concentrem e relaxem, recomendamos inscrevê-las em workshops de ioga ou pilates.

Você também pode organizar jogos que estimulem suas habilidades motoras em um jardim ou no parque. Por exemplo, gincanas ou pular corda. As crianças adoram jogos clássicos como esconde-esconde, queimada ou corrida da batata.

Atividades criativas

Se o seu filho gosta de desenvolver a criatividade, você pode incentivá-lo a fazer atividades criativas. Você pode organizar atividades com seus filhos para desenhar e colorir. Por exemplo, imprima imagens de animais, princesas, super-heróis ou lugares exóticos.

Depois, vocês podem criar uma história inventada por todas as crianças, incluindo as diferentes imagens e personagens. Com certeza os pequenos vão surpreender você com sua imaginação e criatividade.

Outra ideia é incentivar seus filhos a ler histórias que você tiver em casa ou visitar a biblioteca local. Cada criança pode inventar uma história e depois juntar com a dos outros. Outra ideia é inventar poesia ou letras de música e depois colocá-las no papel, adicionando desenhos originais. Você também pode desenvolver o vocabulário dos pequenos com jogos de palavras, como forca ou palavras-cruzadas.

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também são uma opção divertida para as crianças. Elas adoram jogos clássicos como dominó, jogo da velha ou batalha naval. Também poderão desfrutar de jogos mais modernos como Monopoly, Detetive ou qualquer outros dos muitos jogos que existem atualmente.

Excursões e passeios

 As férias são a melhor época para passear no campo e aproveitar o ar livre. Organize excursões e passeios com as crianças para que elas possam sair e respirar ar puro. Você pode aproveitar para ensinar algumas noções sobre animais curiosos, insetos ou plantas.

Outra boa ideia é visitar castelos, museus interessantes ou aldeias remotas que as crianças vão gostar e onde vão aprender muito. As crianças vão se divertir muito se forem a parques temáticos, ao zoológico para ver diferentes espécies de animais ou a um parque de diversões.

Trabalhos manuais

Você sabia que as crianças adoram fazer artesanatos? Vocês podem aproveitar esses dias para fazer esculturas de gesso e depois pintá-las juntos. Outra atividade pode ser a confecção de colares com miçangas ou com espaguetes de macarrão previamente pintados.

O artesanato as ajuda a desenvolver habilidades motoras finas que são tão importantes para as crianças. Também com as massinhas é possível pode fazer diferentes figuras de animais ou um verdadeiro marciano, desenvolver as habilidades manuais.

Crianças de quatro ou cinco anos adoram copiar formas geométricas e letras para depois colorir. Você pode, por exemplo, fazer murais com um tema divertido para que as crianças colem suas letras ou desenhos.

A temática pode ser sobre os personagens de uma série de TV ou filme, alienígenas ou animais selvagens. Qualquer ideia que vier à mente será divertida para as crianças e elas passarão bons momentos brincando.

Shows e cinema

Por fim, incentivamos você a aproveitar esses dias para ir ao cinema ver um filme infantil e até mesmo assistir a uma peça de teatro. As crianças também gostam de espetáculos de mágica e até de circo. Certamente com todas essas atividades vocês terão vários dias de férias divertidos e interessantes.

It might interest you...
As crianças precisam de férias
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
As crianças precisam de férias

As crianças precisam de férias como qualquer adulto. Mesmo crianças que frequentam a creche precisam de um tempo longe dela. Veja mais aqui!