Como escolher o berço para o bebê?

28 Setembro, 2017
 

Alguns pais preferem dormir com o seus bebês e outros preferem que os seus filhos durmam em seus berços, longe da cama dos pais, mas seja como for, é muito importante saber alguns conceitos básicos para poder escolher o melhor berço para o bebê.

Você deverá ter em mente as necessidades familiares, assim como as preferências para dormir.

Um berço é essencialmente uma cama que é desenhada especificamente para os bebês. Os berços são utilizados em média por 24 meses. Dito isso, o momento adequado para que o seu bebê saia de um berço e vá para uma cama varia de bebê para bebê.

Um sinal seguro de que o seu bebê está pronto para dar o seguinte passo é quando o seu bebê se torna muito grande para o berço ou quando consegue subir nele e escapar sem esforço.

Alguns berços são maiores e existem também os evolutivos que acompanham o bebê dependendo da idade que tenha. Os berços evolutivos podem acompanhar o seu bebê até os 5 ou 7 anos, dependendo do tipo de berço que você comprar.

Como escolher o berço para o bebê?

Quando você deve comprar um berço?

A maioria das mães procura comprar berços quanto ainda estão grávidas, justo antes do começo do terceiro trimestre.

 

Normalmente esperam para conhecer o sexo do bebê por conta dos acessórios que podem colocar no berço, mas se você pensa em ter mais filhos ao comprar o berço é melhor escolher um desenho neutro, para que possa servir tanto para o menino quanto para a menina.

O ideal é que você planeje a compra de um berço com antecipação, já que em algumas ocasiões as empresas demoram bastante para entregar o berço dos bebês no domicílio. Dessa forma você evitaria se estressar de última hora e poderá ter o berço instalado o quanto antes.

Tipos de berço para o bebê

É importante que você pense qual é o tipo de berço que quer para o seu bebê. Você pode verificar no mercado que existem diferentes tamanhos, modelos, materiais. Assim como mini-berços e berços evolutivos. Se você prefere que o seu filho durma num berço de forma individual também é preciso ter em mente as características do berço para que se ajuste às suas necessidades.

Se o berço possui um colchão ajustável a diferentes alturas, ajudará para que seja mais cômodo para poder pegar o seu filho quando ele pedir durante a noite, e dessa forma você poderá baixar o colchão à medida que o seu bebê comece a se mover.

Como escolher o berço para o bebê?
 

Se, por exemplo, você prefere que ele durma na sua cama, o melhor é que o seu bebê tenha o seu próprio espaço. Dormir ao lado do bebê certamente se trata de uma boa opção.

Segurança antes de tudo

A vantagem de comprar um berço para o bebê é que todos eles devem cumprir com os requisitos de segurança mínimos estabelecidos por lei.

Em todas as suas características, tanto berços como colchões devem ter uma segurança completa para assegurar a proteção do bebê durante o sono. Por isso, comprá-lo nova é uma boa opção.

“Se em troca disso você não compra o berço para o bebê porque algum amigo ou familiar repassaram o berço que foi usado por eles, é preciso se assegurar de que cumpre algumas pautas básicas de segurança.”

Por exemplo, se o berço está pintado, é preciso se assegurar de que a tinta não é tóxica, ou que não tenha estilhaços de madeira soltos ou que todos os parafusos estejam no devido lugar. A realidade é que não vale a pena economizar dinheiro com a segurança do bebê. Existem muitas ofertas de berços que permitirão os pais dormirem tranquilamente porque o bebê estará completamente seguro.

Características que você deve ter em mente

Fora as considerações de segurança você também deverá escolher o berço em função da utilidade e das suas preferências. Se você escolher bem o seu bebê se acomodará sem dificuldades no lugar de descanso. Antes de adquirir qualquer berço faça a seguintes perguntas:

  • Você quer o berço com rodas ou sem?
 
  • Qual o tipo de berço que deseja?
  • Você quer um berço com colchão ajustável? De quantos níveis?
  • Você já tem um orçamento claro para o berço do seu bebê?

Se você conseguiu encontrar a resposta para essas perguntas está claro o que você deseja, então já pode escolher o melhor berço para o seu bebê. Boa sorte!