Qual é o lado positivo das birras

· 8 de setembro de 2017

Quem sabe, alguma vez você pensou que as birras infantis não trazem nada de bom, que fazem com que o ambiente fique caótico e que seus nervos fiquem à flor da pele. Acredite ou não, as manhas ou as birras são uma parte importante da saúde emocional e do bem-estar do seu filho. As birras devem fazer parte do dia a dia, porque o seu filho está construindo a sua personalidade e está dizendo a você através do choro o que ele precisa. Isso porque ele não sabe se expressar de outra maneira.

As birras aparecem porque as crianças não são capazes de expressar em palavras como se sentem emocionalmente. Quando carregam dentro de si emoções intensas, difíceis de controlar, fazem birra. As birras não existem para que você se aborreça ou que brigue com elas, de jeito nenhum. As birras acontecem para que você preste atenção no que acontece com o seu filho e para que você lhe ensine não só a entender e a aprender a lidar com as suas emoções, mas também a expressar na forma de palavras o que está acontecendo com ela.

As manhas ou birras das crianças pequenas são um dos aspectos mais desafiadores da criação dos filhos. Os pais pensam que tudo está andando bem, quando as crianças só ficam sorrindo ou calmas. E se sentem indefesos quando as crianças ficam no chão gritando e esperneando por algo que, talvez, parecia que não tinha importância para elas.

Mas as birras das crianças são uma parte essencial do seu desenvolvimento emocional e também do seu bem-estar físico. As birras têm uma aparência adorável e são mais positivas do que você pensa. Talvez, se você lembrar disso da próxima vez que seu filho ou filha fizer birra, comece a enxergar esses momentos não como algo ruim, mas sim como uma oportunidade de aprendizado e melhoria para ambos.

O lado positivo das birras

Ajudam as crianças a aprender

As crianças expressam a sua frustração diante de qualquer situação (inclusive a mais simples) com birras. Isso lhes ajuda a botar para fora da sua mente essa frustração para que possam aprender algo novo. O aprendizado é tão natural para as crianças quanto é respirar.

Quando uma criança não é capaz de se concentrar ou escutar, geralmente, existe um problema emocional que está bloqueando o progresso dela. Para aprender, uma criança deve se sentir feliz e relaxada e, por isso, expressar essas emoções é fundamental.

Libere o estresse

As lágrimas contêm cortisol, o hormônio do estresse. Quando choramos, literalmente, estamos liberando o estresse do nosso corpo. As lágrimas também ajudam a reduzir a pressão arterial e melhoram o bem-estar emocional, sempre que houver uma pessoa querida por perto oferecendo o seu apoio incondicional. Quando uma criança está prestes a fazer uma birra, ela começa a se sentir incomodada, se aborrece, se frustra e chora.

Dessa forma, quando a aflição passa, a criança se sente muito melhor. É necessário que os pais ajudem seus filhos a tratar a birra e a buscar quais são os sentimentos predominantes e também o que as provocaram. Assim, podem ser encontradas soluções em conjunto para que na próxima vez que acontecer uma situação parecida, a criança já tenha aprendido formas de enfrentar essa frustração. O choro ajuda a melhorar.

Se você disse “não”, isso já é positivo

Às vezes as birras surgem porque o seu filho está tendo que lidar com um ‘não’ e isso é algo positivo para o desenvolvimento dele. Dizer ‘não’ aos filhos é uma forma de impor limites claros que indicam qual é o comportamento aceitável e quais são os comportamentos inaceitáveis.

“Não existe melhor defesa diante de uma birra do que um bom ataque”

-Autor desconhecido-

Às vezes você pode evitar dar respostas negativas para não ter que lidar com as consequências emocionais, mas é necessário impor limites e ao mesmo tempo oferecer amor e ter empatia para com o seu filho. Dizer ‘não’ quando é necessário é positivo para todos.

Seu filho se sente seguro para dizer como se sente

Da maneira dele, ele está dizendo a você que não se sente bem e que precisa da sua ajuda para ficar melhor. Para isso servem as birras. Uma birra é um elogio porque o seu filho confia em você. Uma birra não significa que ele queira manipular você ou conseguir o que quer…

Ele apenas está dizendo para você como se sente em relação à uma situação real. É o amor que os une, o que deve ajudá-los a lidar com essa situação da maneira mais eficaz.