Esportes para crianças agitadas
O esporte é uma das principais ferramentas para educar e divertir as pessoas. E as crianças agitadas não são exceção.
Embora a agitação possa ser um traço de personalidade, outras vezes é um sintoma de alguma condição específica de desenvolvimento. Por exemplo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
De qualquer forma, é provável que a criança acumule mais energia do que seus colegas e precise realizar atividades adequadas para descarregá-la. Por isso, uma ótima opção é incentivar a pratica de esportes. A seguir, vamos contar quais são os esportes ideais para essas crianças.
Esportes para crianças agitadas
Para começar, é preciso entender o esporte como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Embora seja muito útil como meio de canalização de energia, também oferece a possibilidade de ensinar diferentes conceitos à criança. Entre eles, é possível mostrar como processar suas emoções de uma forma socialmente aceitável.
O ideal é encontrar uma modalidade esportiva adequada para cada criança e sua condição, e que também seja agradável. É importante ressaltar que crianças agitadas podem praticar qualquer esporte, embora as modalidades mais recomendadas sejam individuais e ao ar livre.
As disciplinas ao ar livre permitem que as crianças respirem com mais calma e evitam a sensação de confinamento.
Os esportes individuais podem ajudar a criança a reduzir os episódios de ansiedade, pois para atingir os objetivos propostos ela depende exclusivamente de si mesma. Além disso, participar de um esporte em grupo pode causar inquietação e ansiedade.
A seguir, apresentamos algumas das atividades esportivas mais adequadas para crianças agitadas.
Artes marciais
As artes marciais são atividades altamente recomendadas para crianças, pois contribuem muito para o seu desenvolvimento físico, psicológico e espiritual.
No caso das crianças agitadas, esse tipo de disciplina permite que elas liberem toda a energia acumulada de forma útil. Através dos diferentes exercícios, esse esporte ensina a trabalhar a concentração, o autoconhecimento e o respeito pelo adversário. E essa série de benefícios é aprendida passo a passo.
Embora essa atividade seja praticada em conjunto com outras pessoas, é considerada uma disciplina individual.
Atletismo
Dentro do ramo do atletismo existem várias alternativas que podem atrair a atenção do seu filho, como corridas, saltos e lançamento de disco. Sem dúvida, todas representam uma boa forma de canalizar a energia acumulada durante o dia.
Os benefícios do atletismo não estão apenas ligados à hiperatividade, mas também ao desenvolvimento físico e psicológico. Essa atividade aprimora a maioria das habilidades físicas básicas. E outra das grandes vantagens é que é praticada ao ar livre.
Ciclismo
O ciclismo se destaca como um dos esportes mais completos do mundo. Uma de suas maiores vantagens é que pode ser praticado como atividade de lazer ou como atividade física competitiva.
Quando destinado entretenimento, o ciclismo pode ser uma atividade compartilhada com a família ou amigos. Isso adiciona um benefício social e emocional à prática esportiva.
Sem dúvida, pedalar é uma boa forma de liberar a energia acumulada durante o dia. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades físicas básicas, como a coordenação e a força.
Caso seu filho encare essa atividade como um esporte competitivo, procure uma academia profissional. Mas confira se que o treinador é certificado e entende o diagnóstico do seu filho.
Natação
Existe algo melhor do que água para liberar a tensão e a energia acumuladas? Você deve fazer essa pergunta ao seu filho e avaliar sua resposta.
A natação é uma das melhores alternativas para crianças agitadas, pois permite que o corpo e a mente relaxem, enquanto são desenvolvidas outras capacidades físicas. Isso também favorece a concentração das crianças, pois para avançar é necessário coordenar cada movimento corporal.
Aprender a nadar é muito mais que um esporte, é adquirir uma habilidade que representa uma ferramenta de sobrevivência. Vá em frente e experimente!
As crianças agitadas devem escolher seu esporte
Todas as crianças devem escolher o esporte ou a atividade física de que mais gostam, pois a motivação é um dos principais determinantes da continuidade. Isso é especialmente importante para as crianças agitadas, pois elas tendem a se frustrar com mais facilidade do que seus colegas.
Evite impor qualquer tipo de atividade esportiva, para que seus filhos não fiquem mais preguiçosos ou irritados. Lembre-se de que seu papel como mãe é encorajá-los, não forçá-los. Se você se destacar como um suporte, seu filho se sentirá mais confiante e a comunicação fluirá melhor. Dessa forma, ele também poderá descobrir de que esporte gosta e iniciar um processo frutífero do zero.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Llanos-Lizcanoa, L. J., García-Ruiza, D. J., González-Torres, H. J., et al. Trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH) en niños escolarizados de 6 a 17 años. Rev Pediatr Aten Primaria vol.21 no.83 Madrid jul./sep. 2019 Epub 09-Dic-2019. Disponible en: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322019000300004
- Mayo Clinic Staff. El TDAH en niños. [Internet] Disponible en: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/adhd/symptoms-causes/syc-20350889
- Contreras Rodríguez, C. La importancia de la práctica de la natación en la educación de los niños y las niñas. Lecturas: Educación Física y Deportes, ISSN-e 1514-3465, No. 161, 2011. Disponible en: https://www.efdeportes.com/efd161/la-importancia-de-la-practica-de-la-natacion.htm