5 esportes de verão para as crianças se divertirem
Os esportes de verão para crianças devem ir além de uma simples atividade de distração.
Como mãe, você provavelmente está acostumada a manter seus filhos ocupados durante todo o ano e quer fazer o mesmo durante as férias. No entanto, os esportes de verão devem ser atividades construtivas, divertidas e motivadoras que permitam que os pequenos aproveitem ao máximo o tempo livre.
Portanto, se você ainda não pensou no que propor aos seus filhos este ano, não deixe de ler este artigo.
Esportes de verão para crianças
Aproveitar o tempo livre durante as férias de verão é essencial para o bem-estar das crianças. Portanto, na medida do possível, é conveniente que elas realizem atividades que acharem divertidas para se sentirem motivadas e não forçadas.
Mostraremos algumas opções de destaque para o verão, que podem ser praticadas em um acampamento ou clube, mas sempre sob a supervisão de um instrutor competente.
1. Natação
Quando se fala em esportes de verão, a natação não pode ficar de fora. Uma das atividades físicas esportivas mais importantes e populares do mundo talvez seja a melhor alternativa para as crianças.
A água é um meio adequado para as crianças se divertirem. Além disso, trabalhar na piscina traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos para as pessoas.
Por último, mas não menos importante, a natação oferece vários aspectos positivos para as crianças, como o autossalvamento e a estimulação da maioria das capacidades físicas.
2. Mergulho
O mergulho com snorkel não é um esporte tradicional, muito menos comum, mas se destaca como uma alternativa nova e divertida.
Esse tipo de recomendação se aplica a todos aqueles que passam as férias de verão na praia e têm a oportunidade de ir um pouco mais longe no mar.
Além de mergulhar na água – fator que influencia positivamente o corpo -, também é possível descobrir um mundo cheio de magia perto dos recifes e da vida marinha.
No entanto, o mergulho com snorkel tem idades mínimas e máximas para a prática. Portanto, um profissional deve ser consultado antes de sua realização.
3. Caminhadas
As caminhas podem não parecer divertidas à primeira vista, mas são uma das alternativas mais divertidas para se fazer durante o verão. Claro, o aspecto interesse está relacionado ao local onde o passeio é feito.
Provavelmente, seus filhos e até o resto da família querem conhecer as montanhas, a floresta ou a selva. Por isso, aproveite para fazer um passeio a pé pelos locais mais exóticos.
Para além do aspecto esportivo, que privilegia os benefícios físicos e psicológicos, as caminhadas também contribuem para o contato com a natureza e o conhecimento da flora e fauna da região.
Aconselhamos a contratação de um guia turístico da região para transformar o passeio em uma aventura mais completa.
4. Patinação
Durante o verão, é comum abrirem vagas em grupos que praticam alguns esportes na cidade, como a patinação. Talvez essa opção não tenha o alto grau de aventura das anteriores, mas é uma atividade divertida e às vezes extrema.
Para as crianças que adoram aventura na rua, a patinação é uma boa opção para o verão. Além disso, pode ser praticado para competição ou como atividade livre em parques ou pistas especiais.
A coisa mais importante antes de praticar a patinação é se certificar de que seus filhos tenham a proteção adequada. A segurança e o bem-estar são essenciais para um bom aproveitamento da atividade.
5. Ciclismo
Andar de bicicleta tem várias peculiaridades. A primeira é que é uma atividade que pode ser realizada perto de casa ou em qualquer parque. A segunda é que pode ser feita em diferentes ambientes, como nas montanhas ou em trilhas.
Além disso, as crianças podem recorrer ao ciclismo como esporte de verão. A sua prática regular o torna uma alternativa saudável e divertida para fazer com a família ou os amigos.
Esportes de verão, supervisão para crianças
Qualquer uma das recomendações que oferecemos deve ter supervisão adequada por adultos. Procure utilizar monitores e profissionais focados em cada uma das disciplinas mencionadas para que seus filhos pratiquem esses esportes com segurança.
Por outro lado, lembre-se de que a importância das atividades de verão é aproveitar o tempo livre. Mas isso não significa necessariamente incluí-las na rotina do ano, apenas garantir que as crianças realmente aproveitem seus momentos de lazer.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Navarro, A. Et al. (2009). Campamentos vacacionales para niños y adolescentes con diabetes mellitus en la provincia de Santiago de Cuba. MEDISAN. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192009000500020
- Geamonond, L. (2020). Natación deportiva y salud mental: ¿hay una relación? Pensar en Movimiento: Revista de ciencias del ejercicio y la salud. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1659-44362020000200217&script=sci_arttext