Maneiras de estimular o sentido do tato no bebê

· 15 de dezembro de 2017

O sentido do tato do bebê é o primeiro a se desenvolver, apenas poucas semanas após o nascimento. Esse será um dos principais aliados do bebê na inesquecível e enriquecedora experiência do crescimento.

Um mundo de texturas e formas se apresentam diante de seu filho. Estimular o sentido do tato do bebê o ajudará a enfrentar o mundo que o rodeia, apoiado numa relação que se inicia desde a gravidez. O apego, esse vínculo entre mãe e filho que vai durar a vida toda, começa desde o nascimento. Porém, nas primeiras semanas de vida, através do tato, dos abraços e dos carinhos, se fortalece.

Maneiras de estimular o sentido do tato no bebê

A  curiosidade é uma etapa que o bebê deve passar. Estimular o sentido do tato no bebê é uma maneira de contribuir para seu perfeito desenvolvimento e crescimento.

Carinhos, massagens e comunicação com o bebê

Cada carinho constrói uma relação indestrutível que se inicia no ventre materno e que proporciona ao bebê um sentimento de segurança. Além disso, aumenta suas defesas e desenvolve seu aparelho digestivo. Estimular o sentido do tato no bebê o ajudará a comunicar suas necessidades, a se relacionar com outras pessoas e a explorar o ambiente ao experimentar sensações como frio, calor, suavidade ou dureza.

Praticar o contato pele com pele ao abraçar, alimentar, dar banho ou tranquilizar o bebê, ajuda, inclusive a melhorar a oxigenação. Massagear com as mãos, com um algodão ou uma pena, estimulará o sentido do tato. Percorrer desde a face até a nuca, as costas e as plantas dos pés, enquanto você conversa, canta ou dá um sorriso, também.

Una de las maneras de aliviar los cólicos en el bebé son los masajes.

É bom também folhear livros com folhas de diferentes texturas, passar suas mãozinhas pelas superfícies lisas ou ásperas, frias ou mornas. Falar com ele sobre cada sensação com palavras ou gestos que o façam dar risada, isso ajudará o desenvolvimento integral do bebê como pessoa. Conforme o bebê perceba o contato com sua pele, vai sentir ternura, alegria ou medo. Os abraços, os carinhos e as brincadeiras incrementam assim sua segurança diante da vida.

A estimulação do tato do bebê encontrará nas bolas, nos cubos ou nos bichos de pelúcia uma grande ajuda para alcançar os objetivos. A roupa também é importante, porque proporciona diferentes sensações, dependendo do material com que tiver sido feita. Nos primeiros meses de vida, incentivar o bebê a tocar seu rosto, cabelo, boca ou orelhas através de brincadeiras é uma fonte de estimulação e prazer.

A pele e a boca do bebê

A pele do bebê é delicada. A boca, as bochechas, as mãos, as plantas dos pés e a barriga são particularmente sensíveis. Aproveitar o contato pele com pele com os pais é fundamental para seu desenvolvimento. Ele se sentirá reconfortado e responderá com manifestações de carinho.

A boca o permite conhecer e explorar. Com ela o bebê vai tentar identificar texturas e descobrir sensações. Também serve para encontrar os seios na hora de ser amamentado.

Los estímulos activan el desarrollo de los sentidos del bebé.

Quando o recém-nascido abrir as mãos, apertará o dedo na direção da palma da sua mão. Além disso, responderá às cócegas e aos carinhos quando você o pegar no colo. À medida que crescer, vai começar a alcançar, levantar e segurar objetos. Sua boca continuará sendo, contudo, o melhor caminho para descobrir e sentir as diferentes texturas.

“Estimular o sentido do tato do bebê o ajudará a comunicar suas necessidades, a se relacionar com outras pessoas e a explorar seu ambiente”

A relação com o mundo que o rodeia

Bater os pés na água ou usar brinquedos sonoros, farão parte das revelações que irão sendo apresentadas em sua caminhada pela vida. Quando um bebê começa a engatinhar ou se arrastar, começa um período de maior exploração através do tato. Pouco a pouco sua destreza o fará preferir as mãos, em vez da boca, para descobrir e brincar. 

Os carinhos suaves e as palmadinhas nas costas são ações que o bebê desfruta através do tato. Essas atividades o ajudam a diminuir o choro e a melhorar o sono e facilitam a amamentação. Um mecanismo perfeito para estimular o bebê é pegá-lo no colo e passá-lo de um braço para o outro.

O sentido do tato pode ser utilizado para estimular o bebê de diferentes maneiras. Brincar com areia, barro e água o ajudará a ampliar seus horizontes. Logo ele vai tentar passar os objetos de uma mão para a outra. A massinha ou massa de modelar é outro aliado ideal para incrementar suas habilidades.

A alimentação

Os alimentos sólidos serão outra forma de aprendizado. Pegar a comida e brincar com ela é uma maneira que o bebê tem de experimentar, agora com a língua. O pequeno desastre será recompensado com tudo o que essa sensação lhe aportará. Trata-se de abrir uma janela para uma nova etapa da vida.

La comida es una manera de estimular el sentido del tacto del bebé.

O sentido do tato do bebê é o primeiro a se desenvolver, apenas poucas semanas após o nascimento. Esse será um dos principais aliados do bebê na inesquecível e enriquecedora experiência de vida.