Massinha de modelar caseira para as crianças

· 12 de julho de 2017

A massinha de modelar ou plastilina, pode ser um grande elemento para desenvolver distintas habilidades no seu filho. Ela pode ajudar a melhorar a motricidade e a criatividade.

Nossos filhos devem enfrentar a cada dia novos desafios que os ajudarão a crescer saudáveis. E é por isto que nós, pais e mães, devemos dar as ferramentas necessárias para que desenvolvam todas suas destrezas físicas e mentais. Por sorte, muitos destes elementos são descobertos na hora de brincar com diferentes objetos, um deles sendo a massinha de modelar.

Sua textura suave e a grande variedade de cores e aromas são características que as crianças adoram, porque se sentem capazes de criar com maior liberdade o que sua imaginação pede. Por isto, não é por acaso que a maioria das escolas a incluem na lista de materiais escolares.

E também não é só por causa da diversão, mas também porque fortalece a precisão a cada vez que o seu filho tenta modelar uma figura. Esta habilidade é conhecida como motricidade fina e que, neste caso particular, depende diretamente do trabalho coordenado dos ossos, músculos, e nervos em suas mãos.

O desenvolvimento da motricidade fina é importante para que as crianças aprendam a ser precisas.

Uma crianças que tenha tido a oportunidade de passar diversas horas brincando com a plastilina tem maiores possibilidades de aprender a ler e escrever com maior rapidez.

Isto será notado uma vez que acabe a educação inicial e comece a educação primária, momento em que já deveriam ser ágeis com suas mãos e dedos para começar outros desafios.

Receita para fazer a massinha de modelar em casa

Massinha de modelar caseira para as crianças

Se a mamãe e o papai querem aproveitar todas as vantagens da plastilina, trazemos esta incrível receita para que vocês sempre a tenham em casa:

O que vai ser necessário:

  • 1 copo de água
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 2 colheres de azeite
  • ½ colher de sal
  • 2 colheres de cremor tártaro
  • Corantes vegetais (em líquido ou gel)

Preparação:

Em uma panela de tamanho médio misture a água, o cremor tártaro, o azeite, a farinha, e acenda o fogo baixo para que não se queime. Mexa de maneira constante até que comece a se soltar das paredes e se formar uma bola.

Depois disso remova a bola e espere que esfrie. Posteriormente, amasse-a por dois minutos, pegue uma porção pequena e adicione o corante em cada pedacinho. Muito cuidado porque a ideia é que a cor fique na massinha e não na mesa.

Continue amassando até que fique com uma cor uniforme e estará pronta! Brinque com o seu pequeno, envolva-se nesta etapa tão importante e deixe que sua imaginação voe tão alto como seus sonhos. Ao terminar, guarde-a em recipientes de plástico ou bolsas térmicas para a próxima aventura.

A plastilina caseira pode ser utilizada novamente caso seja bem guardada
Faça com que a criança participe desta divertida atividade, sem se importar com a idade. Por exemplo, se ela já tem 6 ou 7 anos, você pode pedir que lhe dê os materiais com as medidas exatas, para que comece a relacionar com a matemática; mas se é menor, peça só que traga os ingredientes.

Crescendo em um mundo de cores

Massinha de modelar caseira para as crianças

Quem nunca sentiu um frio na barriga cada vez que vê o amor da sua vida brincando? Sem dúvida alguma, todos nós pais e mães já tivemos esta sensação em algum momento. Pois bem, enquanto eles brincam com a massinha de modelar, não se preocupe com a bagunça, ou porque sujarão algo. Vamos mostrar alguns benefícios que este material tem para eles:  

  • Ajuda as crianças a se manterem relaxadas e a superar o stress
  • Aumenta a capacidade de atenção e concentração
  • Impulsiona os mais pequenos da casa a atingir metas
  • Aumenta sua autoestima ao atingir seus objetivos
  • Se a plastilina é feita em casa, sabe-se que não está em contato com produtos tóxicos que afete sua saúde; sobretudo se eles forem curiosos o suficiente para prová-la.

Esta atividade deve ser sempre supervisionada por um adulto, e é recomendada para crianças maiores de dois anos. Nunca é demais que nos sentemos com eles e os ajudemos a criar figuras, e mostrar tudo que eles mesmos podem fazer.
Permita que seus filhos construam seu próprio mundo a partir de suas fantasias. Os ensine a crescer livres sem limitar sua imaginação, e os deixando descobrir sua vida. Aproveite com eles estes momentos de felicidade e viva junto com eles esta etapa tão mágica.