Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos
É importante estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos para o bom desenvolvimento da fala. Para começar a ver quais atividades podem ser aplicadas, é preciso ter em mente que a linguagem compreende dois subtipos: a linguagem expressiva e a compreensiva.
Neste artigo, você vai encontrar diferentes tipos de exercícios para estimular a linguagem, tanto expressiva quanto compreensiva, em crianças de 1 a 2 anos. Quer saber quais são? Vamos começar!
Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos: linguagem compreensiva
Podemos comparar a linguagem a um depósito de ideias, conceitos e significados que, desde o momento em que nascemos, vamos organizando e classificando como se fosse uma biblioteca. Assim, quando ouvimos, organizamos e adicionamos essas ideias nesse depósito (linguagem compreensiva), da mesma forma que fazemos quando nos expressamos e nos comunicamos (linguagem expressiva).
Para começar a compreender os contos e histórias, podemos trabalhar com os pequenos a partir de diferentes exercícios. Você quer saber quais são eles?
Apontar para as imagens
Para esse exercício, podemos utilizar folhas com desenhos ou imagens e pedir à criança para apontar para as gravuras nas folhas. Podemos usar desenhos de cores, animais, objetos do cotidiano, etc. Dessa forma, poderemos descobrir o vocabulário que ela já adquiriu ou não.
Onomatopeias para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos
Quando a criança ainda é pequena e tem dificuldade para lembrar as palavras, podemos usar os diferentes sons para nos referir, por exemplo, aos animais. “au-au” para o cachorro, “miau” para o gato, “cocoricó” para o galo e assim por diante.
Escolher
Devemos apresentar duas fotos, uma de uma palavra que a criança já conhece e outra de uma palavra que ela ainda não conhece. Por exemplo, uma motocicleta e um carro. Então, perguntamos qual é o carro, já que carro é o termo que ela conhece, e motocicleta ainda não. Dessa forma, podemos incorporar ao seu vocabulário a palavra que a criança ainda não conhecia.
Exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos: linguagem expressiva
Antes de apresentar a fala em si, há muitos exemplos desse tipo de linguagem. O olhar, os gestos, os sons… Por isso, antes que as crianças comecem a falar, podemos trabalhar por meio desse tipo de exercício. Aqui estão algumas opções para você colocar em prática:
Simular uma ligação
As primeiras tentativas de falar geralmente são difíceis de entender, mas as crianças devem ser encorajadas a tentar, mesmo que não sejam compreendidas. Uma maneira de fazer isso é simular uma ligação com elas.
Imitar sons
Se o pequeno, a princípio, ainda tiver dificuldade para imitar e repetir palavras, podemos brincar de imitar sons que podem ser iniciados por ele ou por nós. Por exemplo, um pum, o ”ba-ba-ba”, etc.
Gesticular
Quando explicarmos algo, é importante também utilizar gestos, como, por exemplo, expressões faciais ou gestos com as mãos. Dessa forma, as crianças também vão utilizá-los para se expressar.
Olhar nos olhos
Toda vez que falarmos ou nos comunicarmos com o nosso filho, sempre devemos olhá-lo nos olhos. É aconselhável abaixar à sua altura, para que haja contato visual entre os dois. Esse é o primeiro passo para uma comunicação adequada.
Soprar
Podemos brincar de fazer barquinhos de papel e, na hora do banho, pedir que a criança sopre o barco para que ele se movimente, ou então que ela sopre para fazer bolhas. Assim, podemos exercitar os músculos envolvidos na produção da fala.
Brincar com o microfone
Existem microfones que, quando falamos perto deles, a voz é ouvida como um eco, o que as crianças acham muito divertido. Podemos usar essa ferramenta para que e, ao mesmo tempo em que brincamos, a criança também possa se escutar.
Estou vendo…
Para crianças mais velhas, por volta dos 2 anos, esse jogo pode ser muito divertido e também muito benéfico para expandir o vocabulário. Consiste em dizer “Estou vendo…” e a criança responde: “O quê?” Em seguida, escolhemos um objeto que esteja visível e vamos dando pistas, como, por exemplo, sua cor, onde está, com que letra começa, etc.
Sobre os exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos
Assim, como você pode ver, esses exercícios para estimular a linguagem em crianças de 1 a 2 anos, além de benéficos, também podem ser muito divertidos, preparando a criança para a produção da linguagem em um futuro próximo. Isso serve para estimulá-la e para que a aquisição de vocabulário e a sua posterior produção não seja tão complicada. Por isso, não deixe de experimentar essas atividades e jogos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Feldman HM. (2019). How Young Children Learn Language and Speech. Pediatr Rev. 2019 Agosto; 40(8): 398–411. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7236655/
- Fernández, Marta. (s. f.). Soplo fonatorio en niños. Trastornos del lenguaje. Cruz Roja Española. Hospital Victoria Eugenia. Disponible en: https://hospitalveugenia.com/atencion-temprana/soplo-fonatorio-trastornos-del-lenguaje-logopeda-sevilla/#:~:text=Soplar%20ayuda%20en%20el%20desarrollo,ayuda%20a%20consolidar%20los%20fonemas.
- Fleita, L. C. R., Echevarría, Y. D., & Ojeda, R. M. P. (2022). La estimulación del lenguaje en niños y niñas de segundo año de vida/Language stimulation in boys and girls of the year of life. Educación y sociedad, 20(1), 230-249.
- Fletcher, K. L., & Sabo, J. (2006). La experiencia de leer libros ilustrados y los comportamientos de niños pequeños con fotografías y libros. ECRP Investigación y Práctica de la Niñez Temprana. Vol. 8. Nro. 1. Disponible en: https://ecrp.illinois.edu/v8n1/fletcher-sp.html
- Garrote Roldán, M. (2020). El desarrollo y la estimulación del lenguaje oral en Educación Infantil. [Tesis de grado, Universidad de Jaén]. Archivo digital. Archivo digital. Disponible en: https://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/14921
- Minera Lorenti, A. L. M., & Batres Contreras, M. E. (2008). Guía de actividades lúdicas para estimular el lenguaje en niños de 0 a 5 años. [Tesis de grado, Universidad de San Carlos de Guatemala]. Archivo digital. Disponible en: http://www.repositorio.usac.edu.gt/14440/
- Nuño, J.A. (1992). Chomsky: ideas innatas y lenguaje privado. Theoria: An International Journal for Theory, History and Foundations of Science, 7(16/18), 927–939. Disponible en: http://www.jstor.org/stable/23915284
- Parrales Zambrano, M. A. (2019). Las estrategias didácticas para el desarrollo de la Expresión Oral en niñas y niños de 2 a 3 años de edad del CDI «Tejiendo el Futuro», ubicado en la Provincia de Santo Domingo de los Tsáchilas, Cantón Santo Domingo, Parroquia Bombolí, en el periodo lectivo 2018-2019 [Tesis doctoral, Universidad Nacional de Tumbes]. Archivo digital. Disponible en: https://renati.sunedu.gob.pe/handle/sunedu/3298169
- Pazmiño Yanchaliquín, A. P. (2018). La onomatopeya en el desarrollo del lenguaje verbal en niños y niñas [Tesis de grado, Universidad Técnica de Ambato]. Archivo digital. Disponible en: https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/27859
- Quebrajo Leal, María de Guía. (2010). Estimulación del lenguaje oral en niños de 2 a 3 años. Revista Temas para la Educación. Nº 6 – Enero 2010. Disponible en: https://www.feandalucia.ccoo.es/indcontei.aspx?d=3938&s=5&ind=180
- The American Speech-Language-Hearing Association (s. f.). Activities to Encourage Speech and Language Development. (ASHA). Disponible en: https://www.asha.org/public/speech/development/activities-to-encourage-speech-and-language-development/