Exercícios físicos indicados durante a gravidez

Os exercícios físicos durante a gravidez podem ser benéficos tanto para você quanto para seu filho. Mas antes de se exercitar, primeiro você deve ser examinada por um ginecologista para receber a alta médica e saber quando pode começar.

Tenha em mente que mesmo que você se sinta bem e tenha vontade de fazer esportes, só o médico pode dizer se você está apta para isso.

Caso exista algum tipo de problema com sua gestação e os exercícios ponham em risco seu estado físico ou a vida de seu filho, você não poderá se dedicar aos esportes.

Mas se tudo estiver perfeito, a atividade física durante a gravidez vai te ajudar a:

Controlar seu peso
• Aumentar sua flexibilidade
Reduzir o aparecimento de celulites nos glúteos, músculos e braços
• Aliviar a dor nas articulações
Melhorar a circulação sanguínea, especialmente nas pernas
Preparar para o trabalho de parto
• Esgotar suas energias para possibilitar um sono melhor nas horas necessárias
• Fortalecer sua musculatura
• Melhorar sua capacidade física em geral para você se sentir com mais vitalidade
Favorecer a liberação de líquidos. E com isso diminuir o aparecimento de edemas
• Corrigir posturas e dar mais vigor aos músculos de suas costas. Isso ajudará a aliviar as dores lombares tão frequentes nesse período

Então, caso o médico libere, coloque o corpo para funcionar a fim de melhorar sua energia e resistência!

Exercícios físicos permitidos durante a gravidez

São muitos os exercícios físicos que uma mulher grávida pode fazer:

• Ioga
• Pilates (de baixo impacto)
• Aeróbicos (sem saltos ou movimentos bruscos)
• Dança
• Natação
• Caminhar curtas distâncias

Mas existe mais um tipo de exercício que é perfeito para esse período porque alivia as dores lombares tão frequentes durante a gravidez. Nos referimos à hidroginástica, ou ginástica aquática. A seguir, falamos mais sobre ela.

exercícios físicos

Ginástica aquática para grávidas

A hidroginástica, ou ginástica aquática, é muito efetiva para aliviar os incômodos presentes na gravidez, principalmente aqueles que aparecem na região lombar.

Quando você pratica qualquer outro exercício físico, seus movimentos, sua agilidade e sua energia em geral serão limitadas pelo peso de sua barriga.

Mas entrando na água, o peso fica mais leve e isso cria mais liberdade para se movimentar. Ao mesmo tempo, a força da gravidade não exige tanto de suas costas e a síndrome da dor lombar não deve surgir.

A síndrome da dor lombar é produzida por lesões crônicas na coluna lombar: vértebras, ligamentos, articulações, músculos e raízes nervosas. Aparece também ao carregar pesos de maneira inadequada.

A escoliose, o estresse, a depressão, a artrite reumatoide, a osteoporose e o desgaste em geral dos órgãos que rodeiam a coluna, como os rins, por exemplo, entre muitas outras causas, também ocasionam as chatas dores nas costas tão difíceis de aliviar.

Mas quando uma mulher grávida ainda não teve nenhum desses transtornos antes de sua gestação, não é nada raro que à medida que o ventre cresça, você sofra uma dor quase crônica na região lombar.

Graças à pressão da água, todos os exercícios que são praticados dentro da piscina passam a ser de baixo impacto e, ao mesmo tempo, diminuem o dano nas articulações. Por isso são tão bons.

Exercícios físicos durante a gravidez

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Deixamos para o final alguns conselhos que podem servir na hora de praticar esportes.

Seja qual for o exercício escolhido:

Beba água de forma abundante durante os treinamentos
Use roupa folgada e com a qual você se sinta confortável
• Certifique-se de que o exercício não seja apenas uma carga: pratique só quando desejar e te trouxer felicidade
Busque ajuda especializada. Pode ser que antes de ficar grávida você fizesse esporte e acredite conhecer tudo sobre o tema. Mas lembre-se de que você não está mais sozinha. Assim, a intensidade, a velocidade e as rotinas não devem ser mais as mesmas
• Para finalizar, se dê de presente vários minutos entre os treinos. Relaxe, escute um pouco de música, feche os olhos e libere sua mente.

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