Exercício de alongamento pré-parto

· 29 de dezembro de 2016
Quando a mobilidade está limitada, ocorre problemas de coordenação e equilíbrio, existindo maior risco de lesão ou distensões durante o parto.

SAUDÁVEL e feliz, o recém-nascido descansa, calmamente, ninado pelos braços de sua mãe. O pai orgulhoso está radiante. Que felicidade! Como essa cena tão delicada se repete milhões de vezes todos os anos é fácil garantir um parto sem complicações.

Depois de tudo, dar à luz é um processo natural, assim, por que preocupar-se? O corpo de uma mulher tem tendência a armazenar gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas. Na verdade, essa é a forma que seu corpo encontra para se preparar para o parto.

Benefícios dos exercícios físicos durante a gravidez

O corpo foi feito para se movimentar, mas não para superar as coisas usando ele. Manter uma rotina de exercícios durante a gravidez é uma boa maneira de se preparar para o parto, fisicamente, pois fará você se sentir saudável e mais confiante com seu corpo. A atividade física regular pode ajudar a aliviar incômodos e a melhorar seu metabolismo. Inclusive se você se sente cansada, alongamentos e fazer algum movimento ajudarão você a descansar melhor.

Se antes de você engravidar já praticava atividade física (que não seja de impacto ou esportes de risco) poderá continuar praticando e quando fizer, faça com moderação.

Por isso, mais do que a atividade física por si só, o importante é a atitude que temos quando a praticamos. Seja carinhosa com o seu corpo, não force, aproveite o momento.

shutterstock_305476805-500x334

Alongamentos específicos para grávidas

É importante que perceba claramente que você pode se lesionar caso se alongue demais. Assim, siga o senso comum, alongar até o ponto necessário vai gerar muitos benefícios. Faça alongamentos durante dez ou quinze minutos depois da atividade física que pratica diariamente. Vamos apresentar a você algumas sugestões:

Os exercícios de alongamento para grávidas ajudam as articulações a sustentar as costas e as pernas a ganhar flexibilidade.

Alongamentos dos músculos das pernas

  1. Devemos nos deitar de costas com as pernas esticadas tocando o chão.
  2. Pegamos a perna esquerda por trás do joelho e s dobramos.
  3. Alongamos a perna esticada e a levantamos na direção do rosto, sentimos que puxa na parte posterior.
  4. Esperamos alguns segundos, respirando pausadamente e realizamos o exercício com a perna direita.

Alongamentos dos músculos da coxa

  1. Deitamos no chão de boca para cima, apoiamos as palmas dos pés no chão e dobramos os joelhos.
  2. Pegamos o pé direito e levantamos ele até apoiá-lo em cima da coxa esquerda, agora com ambas as mãos agarramos a perna esquerda por debaixo do joelho e levantamos a perna na direção do peito, alongando desta forma a coxa direita flexionada por cima.
  3. Aguardamos alguns segundos e repetimos o exercício com a outra perna.

Exercícios de relaxamento para os pés

  1. Ficamos na ponta dos pés, segurando eles sobre a base dos dedos do pé, inspiramos o ar, descemos lentamente, expirando o ar e apoiamos bem a parte interna e externa dos calcanhares, aumentando a superfície de apoio ao máximo.
  2. Levantamos unicamente os dedos dos pés, levantamos eles na direção do teto e mantemos eles levantados por uns segundos.
  3. Pouco a pouco, como se fosse um leque, vamos baixando os dedos dos pés, um a um.
  4. Repetimos o exercício com o outro pé.

Alongamento das articulações da pélvis

shutterstock_31077268-500x334

Para esses exercícios necessitaremos de uma bola grande ou de uma bola de pilates.

  1. Sentamo-nos em cima da bola com as pernas abertas, formando um ângulo de 90º com as costas retas.
  2. Fazemos círculos amplos com o quadril, movimentos lentos, mas repetitivos.
  3. Agora, mantendo a postura, levantamos suavemente o abdômen na direção do peito, curvando as costas e respirando. E, ao soltar o ar, baixamos o abdômen lentamente e alongamos as costas.
  4. Repetimos esse exercício várias vezes.

Futura mamãe, esperamos que você possa colocar em prática estes conselhos e ir preparando seu corpo para um parto feliz.