Como preparar as crianças para a entrada na pré-escola

20 Dezembro, 2020
A entrada na pré-escola pode causar certa preocupação. Por isso, queremos te ajudar a preparar as crianças para o ingresso na Educação Infantil. Não perca!

A entrada na pré-escola ou Educação Infantil é um desafio para qualquer criança. Uma nova etapa se inicia e, mesmo a criança tenha frequentado a creche, os pais ficam com medo de que ela tenha dificuldade para se adaptar à nova escola. Por isso, a seguir, veremos algumas ideias para preparar as crianças para a entrada na pré-escola.

Todas as crianças precisam de um período de adaptação a essa nova etapa da sua educação e, embora possa ser difícil no início, elas acabarão totalmente adaptadas mais cedo ou mais tarde. Contudo, os pais podem iniciar atividades com elas para prepará-las melhor para a nova aventura que estão iniciando.

O mais importante é que tudo o que você fizer com o seu filho seja divertido e não seja visto como uma aula chata. Você quer saber o que fazer para preparar as crianças para a entrada na pré-escola? Então continue lendo!

Atividades ou ideias para preparar as crianças para a entrada na pré-escola

Algumas dessas ideias vêm de professoras da Educação Infantil e do programa “Parceiros de Aprendizagem” da Secretaria da Educação dos Estados Unidos, e podem te ajudar a preparar o seu filho para a entrada na pré-escola.

preparar as crianças para a entrada na pré-escola

Por meio dessas atividades, a criança é preparada para saber ouvir, seguir instruções e trabalhar em equipe, três dos objetivos mais importantes nos programas de educação infantil. A seguir, veremos cada uma delas.

Ler uma história para o seu filho todos os dias como parte de uma rotina diária

Em muitas turmas na pré-escola, o professor reserva um curto período de tempo, de 10 a 15 minutos, para ler uma história ou livro para as crianças (pode ser uma história sobre o início da escola). Se essa rotina também for incentivada em casa, o seu filho terá muito mais facilidade para acompanhar a aula e ficar parado enquanto ouve atentamente o que está sendo contado.

Quando lemos em voz alta, incentivamos a escuta dos pequenos, pois na pré-escola eles ainda não aprenderam a ler. Quanto mais familiarizados estiverem com a leitura, mais facilidade eles terão para ler no futuro.

Para desenvolver a compreensão leitora desde cedo, ao ler uma história para o seu filho, você pode fazer perguntas sobre o que foi lido, para ver se ele prestou atenção na história ou não. Quando as crianças realmente gostam de uma história, elas sempre pedem para que a leiam, e pode chegar um momento em que até mesmo a memorizem. Nesse caso, deixe a criança contar a história para você.

Praticar a capacidade de ouvir e seguir instruções

Durante a pré-escola, as crianças ficam sentadas à mesa enquanto os professores pedem para que fiquem em silêncio e escutem. Uma atividade que você pode fazer com o seu filho é pedir que ele se sente em silêncio e ouça tudo ao seu redor. Então, peça que ele descreva tudo o que ouviu, por exemplo: a mãe cozinhando, os pássaros cantando, os desenhos na televisão, o vento mexendo as cortinas, etc.

É importante ensinar a ouvir, mas também a seguir instruções que exijam mais de um passo, pois essa é uma das coisas que deverão ser feitas em sala de aula. Para isso, você pode dar orientações para realizar uma tarefa, por exemplo, recolher os brinquedos da sala e levá-los para o quarto, ir ao banheiro para lavar as mãos ou ajudar a pôr a mesa.

Vocês também podem jogar jogos de detetive quando saírem para dar um passeio. Cada um deve esperar a sua vez para perguntar ao outro o que ele está vendo. Em cada turno, cada jogador dará pistas do que está vendo e a outra pessoa deve fazer perguntas para descobrir de que objeto ou ação se trata.

Fazer um ritual de despedida para a entrada na pré-escola

Se o seu filho nunca foi à creche e essa é a primeira vez que ele terá que se separar de você, talvez ele possa ficar com medo de que você não volte ou fique nervoso pensando que você não saberá como buscá-lo. Por isso, se você estabelecer um ritual de despedida, a separação será mais fácil para ele.

preparar as crianças para a entrada na pré-escola

Assim, quando você deixar o seu filho na porta da pré-escola, dê um abraço e um beijo, bata as mãos ou cante uma música, qualquer coisa que vocês conseguirem imaginar. Dessa forma, ele vai associar que ficará na escola por um tempo, mas que a mãe ou o pai logo voltarão para buscá-lo.

Fazer atividades sociais

Quando as crianças entram na Educação Infantil, elas precisam saber se comportar e conviver com as outras crianças. Talvez o seu filho já tenha frequentado uma creche ou tenha primos com quem brinca, o que tornará a interação com as outras crianças mais fácil para ele. Entretanto, se o seu filho não frequentou a creche nem teve contato com outras crianças, é importante que você prepare atividades nas quais ele interaja com outras pessoas.

Uma boa opção é ir a um parque ou levá-lo para aulas de dança, natação ou qualquer atividade de que ele goste e que o ajude a se relacionar, pois, na pré-escola, é importante saber compartilhar, respeitar a vez de cada um, colaborando com as outras crianças.

Conversar com o seu filho sobre o que esperar quando começar a pré-escola

É normal que as crianças fiquem nervosas ao iniciar a pré-escola, pois é uma fase nova e desconhecida para elas. É importante que você não diga frases que criem falsas expectativas, nem para o bem nem para o mal.

Apenas diga do que se trata e responda às dúvidas e preocupações se a criança perguntar. Explique o tipo de atividades que ela fará, que terá colegas de classe, onde fica a sua escola, etc.

Em última análise, conforme você pode ver, essas são apenas algumas ideias ou atividades que você pode fazer para preparar as crianças para a entrada na pré-escola. Dessa forma, você conseguirá que o seu filho fique mais preparado, menos nervoso e que a entrada seja o menos angustiante possível.

Embora os pais fiquem com o coração partido ao se separarem dos filhos para que eles comecem uma nova etapa, certamente será uma ótima nova fase. Vamos com tudo!

  • Llenas, A. (20018). El monstruo de colores va al cole. Flamboyant
  • Denchfield, N. (2015). El pollo Pepe va al colegio. Ediciones SM.
  • Gaimanadam, N. (2016). El primer día de escuela de Chu. Océano.