O que fazer se o seu filho se descobre durante a noite?

· 30 de janeiro de 2017

A noite certamente trará uma grande preocupação diária para a sua casa: o seu filho se descobre constantemente durante as horas de sono. Como agir nestes casos?

Todas as noites pais e filhos travam uma batalha silenciosa e sem trégua. A criança se descobre e voltamos a cobri-lo, formando um ciclo vicioso que se estende por todas as horas de sono.

Sem dúvida, é uma luta cansativa na qual prevalece o medo das possíveis consequências do frio na criança inquieta na hora de dormir. Faça o que fizer, o seu filho vai ganhar a batalha e por isso acabará dormindo entre as cobertas, mas descoberto, claro.

O pijama não é o suficiente para que seu filho durma quentinho então você acaba apelando para cobertores, edredons e colchas. Elas sempre acabam no pé da cama enquanto a criança dorme tranquilamente do lado oposto da com a barriga descoberta. Então, como agir quando seu filho se descobre durante a noite? O que podemos fazer?

Por que o seu filho se descobre?

Esta pergunta é fundamental. Mesmo antes de tomar medidas extremas de “anti-descobrimento” noturno, lembre-se que talvez o seu filho se descubra porque sente calor debaixo de tanta coberta. As crianças sentem menos frio durante a noite do que os adultos, então pode ser que não durma confortável mas sim sufocado.

filho-dormindo-2

Portanto o primeiro passo é observar o seu filho antes de se desesperar por vê-lo descoberto. Olhe para a sua pele e seu cabelo, toque seu pijama na parte das costas assim como o seu travesseiro. Eles estão molhados? É essencial que você observe se o bebê está suando e comprovar ou descartar que ele esteja sentindo frio como você supõe.

E você sabe a causa da tosse seca? Não é exatamente o frio, mas é causada pelo calor que a criança passou. É curioso que o tratamento de choque para a laringite consista em levar a criança para tomar ar fresco para reduzir a inflamação das cordas vocais.

Por outro lado, as crianças têm um sono muito ativo. Eles tendem a se mover livremente em seu berço ou cama porque eles pesam pouco e cabem praticamente de todos os jeitos. Devido às voltas e reviravoltas elas dificilmente conseguem permanecer cobertas durante toda a noite.

Finalmente, é possível que seu filho se descubra durante o sono simplesmente porque ele não se sente confortável em um pijama super quente debaixo de um monte de cobertores que o aprisionam e pesam, além de fazê-lo transpirar demais.

filho-dormindo-3
O que fazer para que o seu filho não se descubra?

  • Não exagere nos cobertores. Não há necessidade de cobri-lo muito porque a criança vai se mexer até que fique livre dos cobertores. Lembre-se também que durante a primeira fase do sono as crianças tendem a suar muito, por isso é melhor evitar que ele tome frio depois de transpirar.
  • Cubra com apenas o suficiente após a primeira fase do sono. Não é uma má ideia colocar a criança para dormir inicialmente sem cobertores. Uma vez que ela tenha suado, coloque apenas uma coberta necessária.
  • E se simplesmente não os cobrimos? Embora seja pouco comum, é uma excelente opção para crianças muito ativas que certamente vão se descobrir durante a noite. Claro, certifique-se previamente de que o seu filho esteja vestindo roupas quentes o suficiente que o permita dormir tranquilamente e não passe frio. Desta forma você evita que ele se descubra assim como as mudanças bruscas de temperatura.
  • No caso de bebês mais agitados, apele para o truque do saco de dormir. Assim, eles não terão escapatória. Obviamente, é sempre conveniente e necessário seguir direitinho todas as recomendações do fabricante. Na primeira instância é bom evitar colocar mais um cobertor ou uma manta em cima do saco para não exagerar. Há também sacos especiais para crianças mais velhas em que deixam os pés livres para que eles possam mover-se facilmente e ficarem mais confortáveis.
  • Consulte no mercado produtos que podem lhe ajudar. Você pode encontrar técnicas alternativas que são extremamente eficazes para impedir que seu filho seja descoberto durante a noite. Por exemplo, prendedores de roupa para segurar os lençóis ou aquelas roupas de cama parecidas com os sacos de dormir.
  • Roupa de cama grande, uma ótima estratégia. Outra opção é colocar edredons ou mantas maiores que você possa prender entre o colchão e a cama propriamente dita. Prenda os lados que sobram e assim pode conseguir que as crianças fiquem “presas” sem perigo de se descobrir.