Fit Moms: o que é essa moda?

03 Junho, 2020
Devemos nos exercitar durante a gravidez? Isso é recomendado pelos especialistas, desde que seja de forma moderada. No entanto, existe uma tendência atual na qual algumas futuras mamães não abandonam os treinos durante a gravidez. Elas são chamadas de fit moms.
 

Com o desenvolvimento das novas tecnologias ao longo dos últimos anos, blogueiras, influencers e ‘instamodels‘ surgiram e se tornaram populares. No entanto, as estrelas mais recentes e mais seguidas na internet são as novas fit moms. Você sabe em que consiste essa tendência? 

Quem são as fit moms?

Essa figura da internet se tornou uma moda muito popular atualmente. As fit moms são as novas celebridades do Instagram. São futuras mamães conhecidas por se dedicarem a fazer muito exercício durante a gravidez.

Fisicamente, essas mulheres são caracterizadas por exibirem corpos musculosos e quase perfeitos. Elas fazem posts nas redes sociais e recebem milhões de seguidores e likes a cada publicação. Elas produzem admiração, mas também geram muitas críticas por parte do público.

Principais características das fit moms

Na verdade, é muito fácil localizar essas figuras nas redes sociais. As fit moms têm características muito específicas e que chamam a atenção de todos.

 

Muitas pessoas geralmente se perguntam como essas mães se tornaram tão conhecidas. Aqui está outra característica que as distingue: as fit moms fazem publicações constantes dos seus corpos durante a gravidez, inclusive fazendo exercícios.

A publicação de fotos da vida cotidiana no Instagram se tornou tão viral que até mesmo as futuras mamães fitness adotaram essa prática. Trata-se de uma tendência que recebe milhões de curtidas por publicação, embora também gere alguma controvérsia.

Fit moms

Gestantes que não abandonam o fitness: uma atividade arriscada?

Tradicionalmente, as mulheres grávidas são aconselhadas a fazer repouso durante a gravidez e a não fazer muito esforço. No entanto, hoje em dia, há cada vez mais mulheres que não querem renunciar aos seus corpos atléticos e musculosos e, por isso, elas continuam com os seus treinos fitness durante os meses de gestação.

 

Essas mulheres grávidas são as fit moms, que estão na moda nas redes sociais atualmente. Algumas das mais conhecidas são Chontel Duncan, a personal trainer Emily Ross ou modelos como Sophie Guidolin ou Sarah Stage.

Todas essas mães fitness são conhecidas por terem documentado a sua gravidez no Instagram. Lá, elas exibiram os seus treinos e corpos musculosos durante o período da gravidez. Uma imagem que muitas mulheres grávidas invejam.

“As fit moms são futuras mamães conhecidas por se dedicarem a fazer muito exercício durante a gravidez. Além disso, elas fazem posts nas redes sociais e recebem milhões de seguidores e likes a cada publicação.”

Essas mães atletas receberam tanto elogios quanto críticas. Enquanto um grande número de seguidores admira e aplaude o seu estilo de vida, outros criticam fortemente esses comportamentos e alegam que não é saudável. Apesar das duras críticas, elas dizem que são saudáveis ​​e que proporcionam aos bebês as condições necessárias para um bom desenvolvimento.

 

Em termos médicos, afirma-se que fazer um pouco de exercício durante a gravidez é extremamente saudável, desde que seja um treino moderado. Ou seja, nada de levantar pesos excessivos ou sair para correr.

Pontos a favor e contra essa tendência

Na verdade, podemos nos exercitar durante a gravidez, mas sempre com moderação. Logicamente, esses hábitos e a frequência dos exercícios variam durante o primeiro, o segundo e o terceiro trimestres. Ou seja, é necessário controlar e adaptar a atividade às fases do período de gestação.

Sem dúvida, os benefícios desses exercícios para a gestante são claros: melhora da pressão arterial, diminuição do risco de incontinência urinária, favorecimento do parto, controle do peso, diminuição do desconforto digestivo e muito mais. Diz-se que os partos serão menos problemáticos fazendo exercício durante a gravidez.

Fit moms
 

Em relação aos contras, também foram manifestados pelos especialistas:

  • O risco de aborto espontâneo é maior ao praticar atividade física intensa durante o primeiro trimestre de gravidez.
  • Baixo nível de açúcar no sangue, no caso das mulheres com diabetes, devido ao exercício físico. É o que se conhece como hipoglicemia.
  • Possíveis danos ao feto. Se a futura mamãe não se exercitava antes da gravidez, não é uma boa ideia começar a se exercitar durante a gestação. De qualquer forma, é possível optar por esportes ou atividades leves, como, por exemplo, o yoga.
  • Fraturas e entorses. Não devemos nos esquecer da fragilidade das articulações da mulher durante a gravidez.

Em resumo, essas são as novas estrelas da internet, as fit moms, que reúnem milhares de seguidores e geram grande admiração em muitos, mas, para outros, significa exatamente o contrário. Sem dúvida, esse é um assunto que gera polêmica. Fit moms: uma moda saudável?