Frases de crianças que denotam uma boa educação
Atualmente, existe uma enorme quantidade de técnicas e maneiras para oferecer às crianças uma boa educação, cheia de conhecimentos e valores. Entretanto, nem sempre é simples saber se está surtindo efeito realmente.
Por este motivo, são muitos os pais, professores e tutores que vivem com a incerteza de não saber se estão fazendo um bom trabalho ao transmitir seus ensinamentos aos pequenos. A consequência é que se geram sentimentos de espera, frustração, ansiedade e depressão.
Contudo, sempre existem formas para avaliar se uma criança incorporou estes conhecimentos de forma adequada. A seguir, veremos algumas frases que demonstram a educação correta no pequeno.
1.- Ainda que não tenha o melhor videogame, gosto do meu
Uma criança que recebeu uma boa educação poderá ser capaz de notar as coisas boas e ruins da vida. Dentre elas, que o fato de não ter o melhor quanto a bens materiais não significa que não possa ser capaz de apreciar as bondades que a vida oferece.
Valorizar as pequenas coisas é um dos melhores ensinamentos que podemos dar à criança. Dessa forma, os pais evitarão que os pequenos sejam pessoas infelizes e incapazes de viver com tranquilidade devido a suas ambições tóxicas.
2.- Gosto dos programas de televisão com os quais consigo aprender algo
Hoje em dia existe uma enorme variedade de programas de televisão para os menores da casa. Contudo, muitos podem não ser os mais adequados para eles. Por isso, é necessário fazê-los assistir aqueles que lhes ofereçam um bom valor educacional.
Da mesma maneira, é importante evitar programas ou realities que não são aptos para as idades infantis.
Os pequenos da casa devem entender o quão prejudicial este tipo de produto televisivo pode ser para aquelas pessoas que assistem, ainda mais se são transmitidos fora do horário permitido.
3.- Quero um cachorro, mas não sei se poderei cuidar dele
Aquela criança que recebeu uma boa educação será capaz de notar e compreender se não é capaz de assumir a responsabilidade de ter um animal.
É tarefa dos pais, claro, se envolver nesta decisão e avaliar se o pequeno está consciente da responsabilidade que isto implica.
4.- Ainda que o esporte canse, faz parte de minha saúde
O esforço, o sacrifício e a constância são valores que devem influenciar na educação das crianças. Isso está profundamente ligado ao esporte, saudável desde a infância e fundamental para o seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
5.- Obrigada por cuidar de mim
Nem todas as crianças são capazes de ser agradecidas pelas coisas que as pessoas que as rodeiam lhes oferecem. O fato de saberem fazer isso é um excelente sinal de boa educação: não só por aceitar o esforço dos outros, mas também por reconhecê-lo.
Muitos pais, professores e tutores vivem com a incerteza de não saber se estão fazendo um bom trabalho ao transmitir seus ensinamentos aos pequenos.
6.- Gosto de fastfood, mas prefiro comida caseira
A comida do tipo fastfood é uma das favoritas de muitas crianças. Entretanto, a educação correta para que saibam escolher a comida caseira e os alimentos completamente naturais gera uma sensação de tranquilidade para qualquer pai.
7.- Não preciso de um celular
Geralmente, uma criança diria que não pode viver sem ter um celular, principalmente se seus amigos já têm um.
Os pequenos devem compreender que os celulares, mais do que aparelhos de entretenimento, são instrumentos de comunicação que não são essenciais para a sobrevivência das pessoas.
8.- Deito cedo para conseguir descansar
Uma boa educação não se baseia somente nos conhecimentos ensinados às crianças. Também é preciso que haja normas, valores e horários para conseguir manter um equilíbrio na vida.
Dessa maneira, a criança deve compreender o fato de que existe um horário para dormir durante a semana e nos fins de semana.
De que maneira podemos oferecer uma boa educação às crianças?
Para conseguir obter resultados positivos nas crianças, é necessário que haja uma boa educação dentro de casa e na escola. Para isso, existem algumas pautas:
- Respeitar os horários para cada atividade.
- Desempenhar cada uma das rotinas.
- Acatar os papéis e responsabilidades.
- Fazer valer a educação e as palavras mágicas.
- Compreender o valor das coisas.
- Respeitar os momentos familiares.
- Usar corretamente a televisão e a internet.
- Alimentar-se corretamente.
- Não depender de videogames para se divertir.
Se você notar estas condutas ou escutar alguma destas frases, poderá dizer com orgulho que seu filho foi bem educado. Lembre-se: este é um trabalho “de formiga” que é feito diariamente. Os resultados, entretanto, valem a pena.