Como ter uma gestão eficaz da sala de aula

Existem abordagens simples para uma gestão eficaz da sala de aula, que podem ser implementadas de uma maneira natural. Essas abordagens podem melhorar o comportamento do aluno e o comprometimento acadêmico, criando, assim, um ambiente organizado.
Como ter uma gestão eficaz da sala de aula

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 28 janeiro, 2021

A gestão eficaz da sala de aula é uma das tarefas mais importantes do professor e, talvez, a mais difícil. Isso é especialmente verdadeiro para os professores novatos. Porém, pode ser um desafio até mesmo para os professores veteranos, pois eles também podem encontrar alunos que desafiem os seus métodos.

A gestão da sala de aula inclui todas as estratégias que um professor utiliza para organizar e ordenar os alunos, os materiais de aprendizagem, o espaço e o uso do tempo de aula para maximizar a eficiência do ensino e da aprendizagem.

Uma vez que cada turma e cada aluno representam um desafio diferente, cada professor deve procurar as estratégias que funcionam melhor para a gestão da sala de aula em relação aos seus alunos.

Veremos algumas estratégias eficazes de gestão de sala de aula para facilitar a criação de um ambiente que ajude no ensino e na aprendizagem.

Estabelecer uma relação positiva com os alunos para a gestão da sala de aula

Não devemos negligenciar as relações se quisermos tirar o máximo proveito da gestão da sala de aula. Os especialistas reconhecem que a relação entre professor e alunos é a base da gestão eficaz da sala de aula.

Isso é algo lógico, uma vez que todos nós queremos nos sentir cuidados e valorizados por aqueles que são importantes para nós no nosso ambiente.

ter uma gestão eficaz da sala de aula

Estabelecer relações positivas promove um sentimento de pertencimento ao grupo e incentiva os alunos para que participem de uma forma cooperativa.

Além disso, isso também os ajuda desenvolver a confiança para experimentar e para ter sucesso em um ambiente de aprendizagem no qual não se sentem limitados pelo medo do fracasso.

Como podemos desenvolver uma relação positiva entre professor e aluno?

Fornecendo uma estrutura clara à medida que os alunos responderem positivamente a um ambiente de aprendizagem estruturado. Como professor, você deve esclarecer as expectativas para a classe.

Ou seja, as normas e regras devem ser práticas e devem ser reforçadas de uma forma coerente. Ao fazer isso, a confiança que os alunos terão pode crescer significativamente.

Além disso, é necessário sempre tratá-los alunos com respeito, bem como criar um ambiente de aprendizagem agradável. Dessa forma, vamos incentivar a participação e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Estabelecer uma rotina na gestão da sala de aula

Em um estudo da Universidade da Louisiana, nos Estados Unidos, que avalia as características dos professores eficazes, os pesquisadores descobriram que os instrutores que usam as rotinas da sala de aula como um meio para fazer com que altos padrões de comportamento na sala de aula sejam cumpridos obtêm maior sucesso.

Para manter um ambiente de aprendizagem positivo e organizado, é necessário estabelecer uma rotina e um sistema para as tarefas e atividades diárias. É necessário partir de algo geral até chegar ao mais específico.

Por exemplo, para os alunos que não progridem em uma tarefa, criaremos diretrizes claras conhecidas por eles, por meio das quais possam procurar ajuda. Uma delas pode ser pedir ajuda aos colegas. Se isso também não resolver o problema, eles podem pedir ajuda ao professor.

Disposição flexível dos lugares na sala de aula

Em 2012, na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, um estudo mostrou que a disposição física do ambiente da sala de aula pode promover uma maior colaboração entre alunos e professores, bem como uma maior comunicação e interação.

Assim, posicionar-se de maneira flexível na sala de aula pode facilitar a interação entre professor e alunos.

gestão da sala de aula

Fazer isso vai funcionar muito melhor do que a estrutura típica do professor em pé, na frente dos alunos, afirma Sheryl Feinstein.

“Além disso, a novidade e o estímulo que os alunos apreciam através de uma aula interativa e variável têm um impacto positivo no comportamento.”

-Sheryl Feinstein-

As salas de aula com carteiras dispostas de forma flexível podem resolver um problema geralmente observado em salas de aula com carteiras fixas. Nestas, os alunos geralmente buscam o estímulo próprio por meio de movimentos, conversas alheias à aula ou comportamentos perturbadores.

Essas abordagens para uma gestão eficaz da sala de aula funcionam em todas as disciplinas e níveis. Não é necessário contar com um grande apoio administrativo para aplicá-las e elas devem permitir o estabelecimento de um ambiente organizado que também seja amigável e atraente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • D. Christopher Brooks. Space and Consequences: The Impact of Different Formal Learning Spaces on Instructor and Student Behavior. University of Minnesota, 2012.
  • Sheryl Feinstein. From the Brain to the Classroom. Hardcover. 2014.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.