7 comportamentos do bebê durante os primeiros meses de vida

Quer saber quais são alguns comportamentos comuns entre os bebês durante os primeiros meses de vida? Vamos mostrar para você quais são neste artigo!

Os comportamentos do seu bebê durante os primeiros meses de vida vão despertar em você uma sensação única e inesquecível. A chegada do pequeno em casa após o seu nascimento é um dos momentos mais especiais e bonitos para qualquer mãe.

Evolução do bebê

Nos primeiros meses, a evolução do bebê é impressionante, pois se trata de um período de constante crescimento e desenvolvimento, cheio de descobertas, tanto para os pais quanto para o recém-nascido.

É um período no qual o bebê se desenvolve nos âmbitos físico, social, emocional e intelectual. Neste processo, o comportamento do bebê pode trazer muitas dúvidas e alguns questionamentos.

Por isso, a seguir vamos mostrar 7 comportamentos do bebê que com certeza você vai facilmente perceber.

7 comportamentos do bebê durante os primeiros meses de vida.

1.- Sono profundo

Seus primeiros dias virão acompanhados de um sono profundo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Na verdade, nos primeiros dias o bebê pode chegar a dormir por cerca de 20 horas, acordando quase exclusivamente para comer.

“O sono representa uma fonte de crescimento essencial para os recém-nascidos”

Dormir é um dos hábitos mais importantes para a sua saúde e lhe permitirá desenvolver as demais atividades adequadamente.

2.- Sorriso enquanto dorme

Enquanto o bebê dorme, é possível que mostre o seu melhor sorriso de forma involuntária.

Saiba que o bebê não terá consciência disso. Esse ato é conhecido popularmente como “o sorriso dos anjos”.

Evolução do bebê

3.- Gritos ou  vocalizações (0 a 3 meses)

Durante as primeiras semanas, o bebê expressa raiva, frustração, fome, dor e prazer através de gritos e choros.

Compreender o choro de um bebê não é fácil nos primeiros meses. Contudo, seus pedidos nunca são em vão. Nos primeiros três meses, o bebê vai começar a responder ao som da sua voz com vocalizações e risadinhas.

4.- O choro do bebê

Normalmente, os bebês choram com muita frequência nos primeiros meses. O choro é, nesse momento, o único meio de comunicação que possuem. Suas lágrimas podem ser entendidas como fome ou desconforto, mas nem sempre é fácil interpretá-las.

Muitos pais se sentem impotentes perante o choro de seus pequenos. Por isso, lembre-se de não entrar em pânico. Tente acalmar o bebê pegando-o no colo e não associe automaticamente o choro ao sofrimento.

5.- Coloca coisas na boca

O bebê descobrirá o mundo a partir do chão e através da boca, pegando objetos que estiverem ao seu alcance. Trata-se de um instinto explorador que não está isento de perigo.

Por isso, você deve ter o cuidado de manter seu filho longe de qualquer objeto que possa ser engolido nessa busca por descobertas.

comportamentos do bebê

6.-  Raiva do bebê

Às vezes, o bebê demonstra incômodo ou fadiga por meio da raiva. Mas não há necessidade de se preocupar quando estas raivinhas forem pontuais.

Esta irritabilidade também pode ser um sinal de desconforto físico que deve ser entendida. Caso você note uma mudança repentina de comportamento em níveis variados, não hesite em consultar o seu médico.

7.- Uso da linguagem corporal (de 4 a 7 meses)

A partir do quarto mês, o bebê possui maior controle sobre seu corpo. Sua visão é boa e, movido pela curiosidade, demonstra grande interesse pelos brinquedos, que representam uma mina de ouro para a sua coordenação motora e sua aprendizagem intelectual.

No sexto mês, seus braços e mãos se movem e é neste momento em que o pequeno utiliza sinais para se comunicar. Além disso, ele ainda pode chegar a girar e tentar se sentar sozinho, buscando equilíbrio, força e coordenação.

Durante os primeiros meses de vida, tocar e olhar são seus meios de comunicação. À medida que o bebê for crescendo, você descobrirá novos comportamentos que influenciarão no seu desenvolvimento.

Recomendados para você