Como melhorar a comunicação entre pais e filhos?

13 de junho de 2018
Muitas vezes, os pais não dedicam tempo suficiente aos filhos devido ao trabalho ou a outras atividades. No entanto, ter uma boa comunicação entre pais e filhos é muito importante, já que fortalece os vínculos afetivos e gera segurança e confiança para a criança.

É claro que não existe um manual que sirva para todos os pais. Cada filho é diferente e as circunstâncias nunca são as mesmas. Entretanto, existem normas e orientações que são como uma bússola que nos guia. Essas sugestões, além de tudo, ajudam a manter uma boa comunicação entre pais e filhos.

É muito importante conhecer essas orientações que estão baseadas no amor e no respeito. Orientações que podem fazer com que a comunicação seja benéfica para todos os membros da família.

Por que a comunicação entre pais e filhos é importante?

Uma boa comunicação ajuda seu filho a manter uma autoestima forte, boas relações com as pessoas e uma personalidade saudável. Além disso, permite que todos possam expressar o que sentem e pensam sem sentir medo de serem rejeitados.

Barreiras na comunicação entre pais e filhos

Existem muitas barreiras que, em vez de facilitar a comunicação, podem prejudicar a relação afetiva entre pais e filhos. Algumas delas são:

  • Ameaças. As ameaças podem fazer com que seu filho sinta medo ou guarde ressentimentos.
  • Julgamentos e críticas. Se você constantemente ressalta o negativo, pode fazer com que seu filho se considere inferior e sinta repulsa por você.
  • Humilhações e ridicularizações. Quando você faz seu filho se sentir mal na frente de outras pessoas, ele pode acabar se sentindo pouco querido.
  • Questionamentos excessivos. Perguntar constantemente sobre qualquer assunto pode fazer seu filho pensar que você não tem confiança ou que suspeita dele.
  • Redes sociais. A tecnologia pode permitir conversar o dia todo com os amigos. Uma possível consequência disso é o distanciamento da comunicação com os pais.

Conselhos para melhorar a comunicação

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre pais e filhos, é importante criar um clima de confiança e conhecer bem como as crianças e os jovens se comunicam. Alguns conselhos para conquistar uma boa comunicação são:

Tentar não impor

No momento de se comunicar com seu filho, você não deve impor ou dar opiniões categóricas. O melhor é tentar dialogar, fazer perguntas, escutar os motivos pelos quais seu filho fez determinada coisa. Além disso, evite controlar todas as situações da vida do seu filho. A melhor maneira de ajudá-lo a resolver conflitos é promovendo a reflexão.

Escute atentamente

Quando seu filho estiver falando sobre algo importante, deixe de lado o que estiver fazendo e simplesmente preste atenção. Além disso, mostre interesse pelo que ele está explicando e escute o ponto de vista que é exposto, mesmo se você achar difícil de entender.

Por outro lado, deixe seu filho terminar de falar antes de responder. Ninguém gosta de ser interrompido enquanto está falando.

Pedir a opinião em questões que afetam a família

Sempre que for possível, você deve pedir a opinião do seu filho. Isso o fará sentir que faz parte da família e que sua opinião ou ponto de vista também é importante.

“Manter uma boa comunicação permite que pais e filhos possam expressar o que sentem e pensam sem sentir medo de serem rejeitados”

Não fazer promessas em vão

Outra consideração que você deve aplicar é obedecer a regra de “tudo o que é combinado é cumprido”. Isso quer dizer que é importante manter as promessas que você fizer ao seu filho. Se não mantiver, às vezes, a criança pode começar a desconfiar das suas palavras.

Quando transmitir uma informação, faça de maneira positiva

Você deve transmitir mensagens conscientes e se expressar de maneira clara no momento de pedir algo, sem ser contraditório. Dessa maneira, confusões que podem levar a brigas ou conflitos são evitadas.

Simplesmente converse com seu filho

Quando você estiver conversando com a criança ou o jovem, não faça um monólogo nem critique constantemente. Da mesma forma, não ameace nem diga palavras ofensivas, já que isso pode causar sofrimento.

comunicação entre pais e filhos

Outras dicas para melhorar a comunicação

Além das orientações acima citadas, acrescentamos outras recomendações para melhorar a comunicação entre pais e filhos. Veja quais são:

  • Pergunte do que seu filho precisa quando quiser conversar com você. Assim, você saberá se ele deseja um conselho ou apenas ser escutado.
  • Deixe que cometa erros. Essas experiências servirão como aprendizado.
  • No momento de tomar uma decisão que vai afetar a família, você deve aconselhar.
  • É preciso criar um clima emocional que ajude a facilitar a comunicação entre todos.
  • Demonstre empatia, ou seja, coloque-se no lugar do seu filho.

Em conclusão, a comunicação entre pais e filhos é necessária e imprescindível para que a relação e o vínculo entre os membros da família se fortaleça cada dia mais. Além disso, essa prática aumentará a autoestima do seu filho e te ajudará a conhecê-lo melhor.

Recomendados para você