Estou grávida! Primeiros sintomas e sensações

19 de maio de 2020
Você já fez o teste? Já tem certeza de que está grávida? Parabéns! A partir de agora, você vai começar a perceber certas mudanças no seu corpo e nas suas emoções. Não se preocupe, pois será um dos momentos mais maravilhosos da sua vida.

Além do atraso ou da ausência da menstruação, também existem outras maneiras de saber se você está esperando um bebê. Quando você diz ‘estou grávida!’ aparecem certos sintomas e sensações únicas, que merecem ser apreciados. Vamos contar quais são eles neste artigo.

Estou grávida! Mudanças, sintomas e emoções

A partir da implantação do óvulo fertilizado no útero, ocorrem certas mudanças biológicas na mulher. Em alguns casos, muitos sintomas são experimentados bem antes de saber que um bebê está a caminho. Outras mulheres, no entanto, não sentem nada de excepcional, além da ausência da menstruação.

Sem dúvida, cada futura mamãe é diferente da outra e vai enfrentar a gravidez de uma maneira única. Não se sinta mal se você ainda não notou nenhuma mudança. Espere alguns dias e você vai ver o que acontece. Esse processo é mágico e, ao mesmo tempo, maravilhoso.

Quais são os principais sintomas da gravidez?

O óvulo foi fertilizado e percorreu a trompa de Falópio até o útero, onde foi implantado. A partir de então, você está grávida, mesmo que ainda não saiba disso.

No entanto, o corpo está ciente da situação e, por isso, ele começa a produzir uma maior quantidade do hormônio gonadotrofina coriônica humana (cuja sigla é hCG), bem como de progesterona e estrogênio.   

Essas mudanças hormonais passam a ter consequências mais ou menos visíveis para a mulher e até mesmo para as pessoas ao seu redor. Mesmo antes de você dizer ‘estou grávida’, talvez possa ter experimentado os seguintes sintomas:

1. Aumento dos seios

Como muitas mulheres experimentam esse sintoma durante a síndrome pré-menstrual, ele geralmente é subestimado. Isso não significa que você vai precisar de um sutiã maior. É provável que os seus seios pareçam volumosos e mais sensíveis do que o normal.

Estou grávida! Primeiros sintomas e sensações

Os responsáveis ​​por isso são os hormônios como o estrogênio, a progesterona e a prolactina, que já estão começando a preparar os seios para que seja possível amamentar.

2. Urinar o tempo todo

Se você se hidrata bastante todos os dias, talvez não perceba esse sintoma como algo específico da gravidez. No entanto, as mulheres que não bebem muita água ficarão impressionadas com a frequente vontade de ir ao banheiro. Por que isso acontece? Porque o útero está se expandindo e isso comprime a bexiga.

3. Cansaço excessivo

Não importa quantas horas você durma ou as atividades que você executa… Parece que você sempre está cansada e sem energia. Isso é muito comum durante as primeiras semanas de gravidez, pois o corpo precisa de todo o seu ‘combustível’ para criar uma nova vida.

“Em alguns casos, muitos sintomas são experimentados bem antes de saber que um bebê está a caminho. Outras mulheres, no entanto, não sentem nada de excepcional, além da ausência da menstruação”.

4. Cheiros e fragrâncias

Durante a gravidez, o olfato fica aguçado. Cheiros fortes provavelmente serão percebidos como nauseantes ou muito desagradáveis. Isso também pode acontecer com aromas dos quais você gostava antes da gravidez (tais como um perfume ou um café recém-coado), mas agora você não consegue nem chegar perto deles.

5. Náuseas e vômitos

Talvez você ainda não tenha dito abertamente ‘estou grávida’, mas já está começando a suspeitar disso porque não consegue aguentar a vontade de vomitar pela manhã.

As náuseas podem aparecer a qualquer hora do dia e ocorrem por causa do aumento do hormônio hCG. Isso, somado à ausência da menstruação, servirá para confirmar que você será mamãe.

Estou grávida! Primeiros sintomas e sensações

6. Desejos

Sentir vontade de comer chocolate, sorvete ou uma fatia de bolo não significa que você está grávida. No entanto, quando esse desejo por um determinado alimento se torna quase uma ‘obsessão’, você pode começar a suspeitar de que algo esteja acontecendo dentro de você.

Dizem que os desejos provêm de uma necessidade adicional de açúcar pelo organismo, já que os níveis de glicose no sangue caem durante a gravidez. No entanto, isso não explica porque algumas mulheres sentem vontade de comer coisas salgadas, tais como batatas fritas ou um cheeseburger.

Outras alterações que podem ocorrer antes ou logo depois de dizer ‘estou grávida’ são: mudanças de humor, aversão a certos alimentos (que antes pareciam ser deliciosos), inchaço abdominal, sangramento leve, aumento da sensibilidade (vontade de chorar), diminuição da libido sexual (não ter vontade de fazer sexo), tonturas, cólicas, constipação, aumento do corrimento vaginal e fortes dores de cabeça.