Gravidez: os 5 benefícios do leite de amêndoas

25 de agosto de 2018
Durante a gravidez, é muito bom consumir leite de amêndoas porque essa variedade de leite não contém glúten, lactose nem colesterol, que são prejudiciais ao crescimento saudável do bebê quando ele ainda está na barriga da mamãe.

O que uma mãe mais deseja é poder proporcionar ao seu pequeno muita saúde. Não há outra forma de fazer isso que não seja cuidando da alimentação durante a gravidez. Por isso, o leite de amêndoas pode ser uma ótima alternativa.

Esse leite é tão agradável ao paladar quanto o leite integral que é encontrado nos supermercados. A única diferença é que o leite de amêndoas é um produto de origem vegetal. Assim, possui sabor um pouco mais suave.  

O leite de amêndoas é uma grande fonte de vitaminas, proteínas e cálcio. Ele pode ser consumido todos os dias. Assim, você pode aproveitar os benefícios desse alimento e estimular o crescimento físico e cognitivo do bebê durante a gravidez.

Quais benefícios o leite de amêndoas possui?

leite de amêndoas

Sabemos como o desenvolvimento adequado do bebê durante a gravidez é importante para as mães. Por esse motivo, apresentamos, neste artigo, alguns benefícios que o leite de amêndoas proporciona à sua alimentação:

1. É uma fonte de proteínas. O leite de amêndoas possui grandes quantidades de proteína, que é necessária à formação dos tecidos. Além disso, também possui gorduras saudáveis, que ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

2. Controla o cansaço e o enjoo. Durante a gravidez é comum a mãe se sentir um pouco enjoada. Por isso, o leite de amêndoas é recomendado para evitar e controlar as náuseas.

3. Grande fonte de vitaminas. Um copo de leite de amêndoas possui vitaminas do grupo B, ácido fólico, ferro e magnésio, que contribuem no combate à anemia. Condição que habitualmente aparece durante o quarto ou quinto mês de gestação.

O ferro e o magnésio também ajudam a regular o estrogênio. Esse hormônio é responsável por manter um alto nível de energia e, consequentemente, um bom estado de espírito nas mulheres grávidas.

4. Facilita a digestão. As futuras mamães, devido ao fato de que o organismo delas possui uma pequena vida dentro, precisão reacomodar os órgãos internos para oferecer espaço e comodidade ao feto.

É normal o aparecimento de problemas estomacais e a melhor maneira de combater esse tipo de incômodo é tomando leite de amêndoas.

5. Rico em cálcio, fundamental ao desenvolvimento dos ossinhos do bebê. O leite de amêndoas é ideal para contribuir com o consumo de cálcio, recomendado pelos especialistas pois proporciona às crianças sustento e estimula o desenvolvimento da força dos ossos.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do leite de amêndoas durante a gravidez, é ideal consumir dois copos ao longo do dia.

O que você deve saber antes de consumir leite de amêndoas

leite de amêndoas

Apesar de ser verdade que o leite de amêndoas é um alimento com grande valor nutricional, nem todas as pessoas podem consumir essa variedade. Há pessoas que são alérgicas aos frutos secos e, logicamente, é preciso consultar um médico para saber o que se pode fazer nesses casos.

Além disso, algumas pesquisas desenvolvidas na Holanda pela Universidade de Utrecht garantiram que mulheres grávidas que comem regularmente frutos secos poderiam aumentar os riscos do desenvolvimento de asma por parte do bebê após seu nascimento.

No entanto, também não é correto que os especialistas eliminem as amêndoas da dieta das mulheres grávidas, já que ainda não se conhece com clareza os fatores que causam o desenvolvimento de asma em algumas crianças e em outras não.

Ideias para ingerir leite de amêndoas

O leite de amêndoas pode ser consumido das seguintes maneiras a fim de se aproveitar os benefícios desse fruto durante a gravidez e ingeri-lo de forma criativa:

  • Beber o leite. É possível encontrar o leite de amêndoas no mercado em três sabores: baunilha, chocolate e natural. Mas também é possível prepará-lo em casa.
  • Deliciosas batidas. Pode-se misturar o leite com frutas e fazer deliciosas batidas.
  • Com cereais no café da manhã. Uma boa forma de começar o dia e desfrutar dos benefícios do leite de amêndoas é consumi-lo junto com cereais.

Independentemente da forma que a mãe escolher para consumir essa variedade de leite, ela vai garantir o crescimento do bebê e, assim, vai proporcionar ao pequeno todos os nutrientes necessários para nascer forte e saudável.