Leve a sério a gravidez!

· 8 de março de 2017

Afinal chegou o esperado momento. A gravidez esta aí e dentro de alguns meses você terá seu lindo filho em seus braços. Agora, tem de levar a sério inúmeros detalhes muito importantes que você não deve esquecer

Entretanto, lembre-se sempre de usar o bom senso. Seu próprio corpo dará a medida conforme seu estado. Não se esqueça de “escutar” suas reações e ter consciência em todos os momentos que agora o que está em jogo não só sua vida, como também a de uma criança.

Recomendações durante a gravidez

O primeiro passo que você tem de dar diante da gravidez é ir ao seu médico, logo após os primeiros sintomas. É importante que se façam os exames necessários e o controle adequado para saber se o seu corpo esta reagindo bem ao processo.

Será necessário que você informe sobre os alimentos que não pode consumir, reações que você possa ter se sofre de algum tipo de condição como alergias, intolerâncias, problemas cardíacos, etc… Tenha em conta que você não poderá se automedicar, somente recorrendo a medicamentos através da prescrição do médico.

Jamais pense em se automedicar. É de suma importância que tudo que você faça e beba, seja por prescrição de seu médico. Repetimos, que é sua saúde e a de seu filho que estão em jogo.

Mujer cuidando su embarazo

Trabalho e vida privada

Outro detalhe muito importante é que você seja capaz de conciliar seu trabalho com sua vida privada. É preciso que você avise seus chefes conforme o tipo de trabalho que tenha. Obviamente, se você passa muito tempo de pé ou precisa fazer longas caminhadas, chegará o momento em que precisará entrar em licença.

Como temos dito, será seu próprio corpo que dará o alerta. Se você se sente cansada em excesso ou sofre de outros problemas de saúde, procure o seu médico e entre em licença caso seja necessário. Talvez sua gravidez precise de mais repouso. Além disso, você também pode trabalhar meio período e dar mais descanso a seu organismo durante este processo.

Álcool e cigarro

Obviamente, o álcool e o cigarro estão absolutamente proibidos durante o processo da gravidez. E antes e depois, também é aconselhável que você não beba bebidas alcoólicas e fume. Lembre-se que ambas as substâncias são especialmente más para seu organismo.

A criança que você leva em seu ventre se alimenta de tudo o que você ingere. É claro que, se você dá a ela álcool e cigarro, que por si só prejudiciais a um ser humano adulto, com suas defesas em bom estado, imagine o efeito que possa vir a ter em um embrião, que tem seus órgãos ainda em formação.

Idade e gravidez

Outro detalhe que você deve levar em conta quando quiser engravidar é sua idade. Lembre-se que segundo a faixa etária que você estiver, as medidas a serem tomadas podem ser mais ou menos exigentes, ainda assim sempre deve ter esperança.

Uma gravidez a partir dos 35 a 40 anos, especialmente se é a primeira, sempre trará mais riscos que em mulheres na faixa dos 25 a 30 anos, idades mais propícias para engravidar. Assim, nessa idade será preciso ser mais rigorosa em alguns aspectos.

pregnant-193850_960_720

Alimentação durante a gravidez

Como já dissemos anteriormente, consultar o seu médico durante a gravidez é a primeira coisa a fazer. Ele nos dirá tudo o que for preciso saber, durante esse processo que está se iniciando. Entre os detalhes, um dos mais importantes é a alimentação.

Entretanto, uma pessoa saudável que segue uma dieta equilibrada com um consumo balanceado de proteínas, sais minerais, gorduras, vitaminas, hidratos de carbono, etc… não deve ter problemas.

Lembre-se sempre que sua alimentação será a mesma de seu filho. Sendo assim, comidas como hambúrguer, pizza, cachorro-quente e fast foods de forma geral, são bastante prejudiciais tanto para você como para o bebê. Isso aliás deveria ser repensado para o resto da sua vida, porque não é saudável abusar desses alimentos pré-preparados.

Portanto, lembre-se de levar muito a sério a gravidez. Este tem sido um processo demorado que lhe levou a um momento de grande esperança. Seu filho merece sua dedicação, pois a vida que os espera juntos é maravilhosa, porém tudo começa nesta primeira etapa. Desfrute de cada segundo com uma saúde de ferro.