A gravidez semana após semana
A gravidez semana após semana é uma viagem intensa. Neste artigo você vai aprender sobre a evolução do seu bebê e alguns dos sintomas que podem ocorrer durante este lindo período.
Chegou o dia em que você vai tirar suas dúvidas, vai sentir borboletas no estômago, porque vai saber que essa notícia esperada por muito tempo é positiva: “estou grávida”. Uau que emoção! esse é um dia que você nunca esquecerá e sem dúvida vai mudar a sua vida completamente.
Semana a semana você vai viver diferentes experiências e sentimentos que deve desfrutar ao máximo, lembre-se que não serão repetidos porque cada bebê é único e incomparável e nenhuma gravidez é exatamente igual á outra.
Frequentemente, nós fazemos o teste de gravidez assim que passar do primeiro mês, após nosso último período menstrual, pois com a ausência dela poderíamos saber mesmo se estamos realmente grávidas ou não.
A gestação geralmente conclui-se em 9 meses ou 40 semanas, por isso, se o resultado for positivo, então você já tem um bebê com 4 semanas de gestação.
Para ajudar você a saber um pouco sobre o que você vai experimentar nesses nove meses, vamos analisar os aspectos mais importantes que marcam cada trimestre e as informações que você deve saber em cada uma dessas etapas.
Primeiro trimestre da gravidez
Inicia na semana 1 e acaba na semana 12
Bebê
- A placenta cresce, o que é vital para o seu desenvolvimento, através dela, o bebê se alimenta e recebe todos os nutrientes dos alimentos que você consome e também recebe o oxigênio. Da mesma forma, também cresce o saco amniótico, que é onde o bebê vai flutuar ao longo da gravidez.
Mamãe
- Cansaço.
- Enjoo matinal.
- Desejos ou de outra forma pode rejeitar certos alimentos.
- Prisão de ventre.
- Acidez.
- Dor de cabeça.
- Vontade constante de urinar.
Talvez você possa estar no grupo de sortudos que não passam por qualquer um destes sintomas.
Segundo Trimestre da Gravidez
Abrange desde a semana 13 até à semana 26.
Bebê
- Durante esse período, o bebê continua a crescer e se desenvolver a cada dia; aqui o bebê é de aproximadamente três polegadas (7,62 cm) de comprimento.
- O bebê pode começar a se mover antes ou após a 20ª semana, você vai gostar muito, porque é uma das experiências mais fascinantes.
- Após 18 semanas o seu bebê pode ouvir a sua voz, é hora de falar e dizer para ele o quanto você o ama e o quanto está aguardando sua chegada.
- Seus olhos começam a se abrir, mas ele não consegue ver nada até que você comece no terceiro trimestre.
Mamãe
- Você começa a perceber o crescimento de seu abdômen.
- Diminuem ou podem sumir as náuseas ou vômitos.
- Os movimentos do bebê se tornam mais frequentes. Você vai se divertir muito tentando decifrar qual é aquela pequena parte do corpo dele que está movendo-se.
- Aumenta o desejo de beber constantemente água. Recomenda-se consumir de 2 a 3 litros de água por dia.
- Inchaço nas pernas.
Terceiro Trimestre da Gravidez
Continua na semana 27 e termina com o nascimento de seu bebê.
Bebê
- Todas as partes e órgãos do corpo são formados, continuam a crescer e amadurecer.
- O bebê começa a experimentar os sentidos da audição e tato, e reconhece a sua voz e pode mover-se para lhe dar uma resposta. Talvez pode até mesmo identificar a mãe e o pai de dentro da barriga.
- Ele se move muito mais, pode esticar-se, bater os pés e se virar, nesse momento você vai sentir seus movimentos mais intensamente pois o espaço intrauterino torna-se cada vez menor.
- Seus olhos só podem ver uma luz muito brilhante.
Mamãe
- Seus seios vão aumentar ainda mais de tamanho, pode-se notar um líquido de tonalidade amarelada fora de seus mamilos, não se preocupe é o chamado “colostro“, que é a comida do seu bebê durante os primeiros dias de vida.
- Neste ciclo vai sentir contrações no abdômen inferior, você não deve se preocupar, porque é completamente normal. Apenas se sentir que são muito frequentes e com dor, contate o seu médico imediatamente.
- O corrimento vaginal vai aumentar consideravelmente.
- Você vai sentir dor nas costas causada pelo aumento do peso do bebê e o seu próprio.
Uma das aventuras mais maravilhosas que nós podemos viver é dar a vida e trazer um bebê ao mundo; vivê-la todos os dias, a cada segundo, a cada estágio lembrando essa grande bênção que está ocorrendo.