Meu filho se tornou o irmão mais velho

· 5 de dezembro de 2016

Um irmão mais velho é um companheiro inseparável com o qual compartilhamos o sangue. É a pessoa que sempre vai à frente para facilitar o nosso caminho.

Meu filho se tornou o irmão mais velho. Há pouco tempo ele era o mais irresponsável da casa, aquele que sempre precisava ser guiado. Há alguns meses, porém, ele está bem mais crescido.
Agora é a criança mais velha e, como tal, se sente responsável pelo seu irmãozinho.

Que bonito vê-lo desempenhar seu papel de irmão!

Mamãe, aconteceu o mesmo com você, pois você foi mãe pela segunda vez. Você deve estar passando por algo parecido.

Em sou mamãe convidamos você a compartilhar estas emoções.

O papel do irmão mais velho

O irmão mais velho do meu caçula, esse que se levanta apenas alguns centímetro do chão, sente que:

  • Tem o dever de cuidar do bebê que dorme no berço
  • Depois dos adultos da família é quem manda na casa
  • Já não precisa mais da nossa supervisão e exige mais independência

Ele tem um pouco de razão nisso.

A questão é que, pelo menos durante a infância, o irmão mais velho é um guia para o menor e significa uma grande ajuda aos pais.
Para ele é mais fácil se comunicar com o irmão. Isso é tão verdade que às vezes ele consegue convencer o irmão quando a mamãe e o papai não conseguem.
Como ambos são crianças poderíamos dizer que falam a mesma “língua”.

A importância do papel de primogênito para a criança

papel do irmão mais velho

Um pouco depois da chegada do irmão o primogênito percebe que o pequeno, aquele que engatinha pela casa, sente alguma simpatia por ele. Que fica feliz quando ele chega e chora quando vai embora. O pequeno prefere brincar juntos e imita o mais velho em tudo.

Para a criança mais velha essa situação a estimula a ser mais madura do que realmente é, e a querer se comportar como se fosse um adulto.

Ela percebe que sua presença, suas opiniões e tudo que faz têm alguma influência na outra criança. Por esse motivo, sente que deve dar o exemplo.

Ser o irmão mais velho implica em muita responsabilidade e essa responsabilidade contribui para a maturidade emocional dessa criança.

Erros que os pais cometem após a chegada do segundo filho

Quando damos um irmão ao nosso filho a família ganha mais um membro e, com ele, as mudanças na casa se tornam evidentes.

Se com o nascimento do primogênito e sua chegada ao lar, as rotinas, os estilos de vida, as condições de moradia e as decorações sofreram mudanças, quando se adiciona outro filho à família, as precauções não são menores.

Até aqui, tudo certo. A criança mais velha inclusive se sente feliz em participar das transformações que vão acontecer na casa e obedece sem problemas às novas regras.

Os contratempos aparecem depois.

Quando o bebê chega em casa, imediatamente todos os membros da família passam a viver em função dele.

O tempo, antes destinado a uma criança, agora precisa ser dividido em dois. Nesse caso, a criança mais velha, como já é mais independente, precisa de menos supervisão.

Ele anda, corre, sabe falar para expressar suas necessidades, incômodos e desejos. Come e já toma banho sozinho. Enfim, à primeira vista a mamãe e o papai não são mais imprescindíveis.

Mas, cuidado! Essa ideia pode levar a família a cometer um erro fatal: dar mais atenção à criança mais nova e se descuidar da mais velha.

Outro erro que os progenitores cometem consiste em pedir, e até exigir, que o irmão mais velho cuide do mais novo e sacrifique inclusive seu tempo de brincadeiras.

Como terceiro erro, e não menos significativo, pode-se listar a cruel realidade dos pais que comparam seus filhos.

Essa prática desperta ciúmes, provoca brigas e cria um ambiente desfavorável entre os irmãos.

O que significa um irmão mais velho

a importância do irmão mais velho

Um irmão mais velho é tão importante quanto ter um pai e uma mãe.

Mesmo que sejam os pais quem cuidam, educam, e suprem as necessidades, o papel dos irmãos não fica muito longe disso.

Um irmão mais velho é um guia, um exemplo a seguir, o confidente de todas as travessuras. É ele quem sempre sabe o que fazer e o que falar.

Ele é o modelo a imitar, aquele que já passou pelos mesmos contratempos e tem experiência suficiente para lidar com os erros cometidos.

Significa um apoio inigualável, a pessoa que sempre estará disposta a estender a mão. O companheiro fiel.

Irmão mais velho significa respeito, segurança e confiança.

Meu filho se tornou o irmão mais velho… Parabéns!