Prepare-se para conceber e ter uma gravidez saudável

2 de dezembro de 2016

Apesar de muitas vezes a concepção acontecer sem ser planejada o ideal é estar preparada para assumir essa tarefa. Ter um filho e levar a gravidez de forma totalmente saudável é o sonho de toda mulher e se preparar para isso é a missão a ser alcançada para conseguir que tudo saia como desejamos e merecemos.

Se o seu objetivo é ficar grávida é o momento de assumir a responsabilidade de realizar as ações pertinentes para que isso aconteça quando você quiser. O primeiro que deve ser focado é que a experiência seja agradável  e que seja um processo saudável.

A recomendação principal, caso você tenha tomado essa decisão é: amiga, prepare-se para conceber e ter uma gravidez saudável! Para que isso ocorra elaboramos um conjunto de recomendações úteis que devem ser aplicadas na seguinte etapa.

Recomendações para conceber com total preparação

Sabemos que toda mulher é diferente, que seus hábitos, qualidades fisiológicas e mentais, contexto e capacidade cognitiva variam indeterminadamente. No entanto, essas recomendações estão dirigidas às futuras mães que desejam saber como se preparar para assumir esse desafio.

Conselhos para se preparar antes de conceber

Antes de conceber você precisa se lembrar dos seguintes conselhos:

  • Procurar adequar o seu corpo e a sua mente.
  • Aplicar condutas saudáveis nas primeiras semanas depois da sua última menstruação. Além disso, ajude a sua saúde e a do pai da criança com o consumo de alimentos adequados; elimine o álcool e qualquer substância nociva.
  • Se você toma pílula anticoncepcional não é recomendável que interrompa o tratamento. Não fique temerosa em interromper o ciclo, continue tomando a pílula para que tenha mais exatidão nas suas datas.
  • Mantenha uma comunicação adequada com o seu parceiro com o máximo de harmonia, relaxamento e seriedade possível.
  • Conheça os detalhes da vida de uma mãe por meio da comunicação com amigos e familiares que tenham bebês, para que te deem algumas dicas de como foi a maternidade para elas.
  • Praticar técnicas para relaxar e evitar o estresse, que como sabemos sempre chega sozinha quando tivemos que toma alguma decisão importante.
  • Pensar em todo o amor que será dado ao bebê quando nascer, mas não esquecer de fazer as contas necessárias para garantir que as nossas economias sejam suficientes para assumir essa decisão.

      Preparar-se para ter uma gravidez saudável.

Se já superamos a etapa na qual estamos planejando o bebê e se de fato já concebemos o nosso bebê, o ideal é começar a se preparar para que a gravidez seja levada a cabo com total normalidade. 

2176902075_b897868869_z

Cortesia de Teresa Rodríguez

Preparar-se para ter uma gravidez saudável

Para ter uma gravidez saudável recomendamos que você siga estes conselhos:

  • Considere que a assistência médica é a melhor decisão que podemos tomar para apoiar a gestação em qualquer etapa. Por isso, fazer a nossa respectiva revisão médica de maneira regular deve ser obrigatória.
  • Fazer um esforço para contemplar todas as possíveis complicações que tivemos antes e depois de conceber, ao longo de nossas vidas. Ou seja, dizer ao médico se tivemos alguma doença, se padecemos de certa alteração na saúde ou tivemos complicações em uma gravidez anterior.
  • Melhorar a nossa alimentação a fim de cuidar do nosso corpo para a tarefa que iremos cumprir. Aplicar as correções necessárias às técnicas de cozinha comumente empregadas por nós, seguir as recomendações do médico e de nossos entes queridos. 
  • Consumir as vitaminas prescritas na gravidez. O ácido fólico sempre é um dos principais compostos recomendáveis e, inclusive, ante de ficarmos grávidas. Isso pode melhorar, consumindo também os alimentos que contenham ferro, tais como legumes, cereais, verduras e algumas frutas. 
5517011937_9afc85eb9b_z-500x260

Cortesia de teammarche
  • É vital que a mulher grávida mantenha o peso controlado, pois contribui para que passe por esse período de uma forma mais simples evita que apareçam doenças, como diabetes ou hipertensão. Além disso, é um fator decisivo antes de conceber, durante a gestação e na hora do parto.
  • A prática de esportes poderá ser muito valiosa para que a nossa gravidez se desenvolva de uma maneira saudável. A prática esportiva além de incidir favoravelmente no bem-estar físico, também auxilia no emocional, e também se encontra bastante veiculada à perda de peso.
  • Evitar o consumo de álcool, bebidas e outros produtos estimulantes; parar de fumar e acabar com a adoção de maus hábitos alimentares. É preciso saber que embora achemos que não haja risco as consequências podem ser nocivas à saúde da mãe e do bebê, inclusive, pode-se desencadear as malformações irreversíveis ou até mesmo a morte.