O guia para aqueles que querem visitar bebês recém-nascidos

· 18 de setembro de 2017

Todos nós já tivemos que visitar bebês recém-nascidos alguma vez. Contudo, com certeza nos perguntamos se estamos de acordo com o que se espera do visitante. Como é a forma certa de agir? Como eu devo me comportar? Vou incomodar o bebê ou os pais?

Visitar bebês recém-nascidos

Para que a nossa visita ao recém-nascido seja um momento feliz e não incomode à família do bebê que visitamos, vamos dar a você uma série de conselhos que vão ser muito úteis e certeiros.

Hoje o nosso lar está iluminado, venha e descubra por quê. Nosso recém-nascido quer te conhecer

-Autor anônimo-

Evite ver os recém-nascidos se você estiver doente

Os pais vão adorar ver o seu bebê recebendo suas primeiras visitas, mas também é verdade que vão se preocupar, como qualquer pai, em evitar que seu bebê fique doente.

Assim, o mais sensato da nossa parte se estivermos resfriados ou doentes, vai ser não visitar o bebê. Os pais vão ficar enormemente agradecidos e o pequenino também.

Avise aos pais antes de ir visitar bebês recém-nascidos

Através de uma ligação telefônica ou do envio de uma mensagem, podemos nos certificar de que nossa visita não vai causar incômodo. Quem sabe na hora que planejamos ir, a mamãe esteja dando de mamar ao bebê ou tratando de alguma coisa. Portanto, nunca faça uma visita surpresa, pelo contrário, planeje bem a visita.

visitar bebês recém-nascidos

Se você perceber que há muita gente, seja prudente

Antes da visita ao hospital ou à casa do recém-nascido é preciso se certificar de que não há muita gente. A verdade é que, às vezes, é muito difícil controlar a questão da presença de muitas pessoas, pois os familiares e amigos, todos vão querer estar lá.

Por isso, se você chegar e encontrar mais gente do que você previa, além de perceber que sua visita vai sobrecarregar os pais mais do que ajudar, vá embora. Talvez, você pode deixar a visita para um momento mais oportuno.

Não acorde o recém-nascido

Todos nós sabemos como é ruim quando alguém nos acorda quando estamos em pleno sono. Os recém-nascidos precisam também ter o seu descanso respeitado. Assim, você nunca deve pedir aos pais que acordem o bebê para ver com quem ele se parece e qual é a cor dos seus olhos.

Cuidado com os conselhos que você for dar aos pais quando for visitar bebês recém-nascidos

A não ser que perguntem diretamente a você, nunca dê sua opinião do que você faria ou não. Dar a opinião só incomoda os pais e lhes faz lembrar da pouca ou nenhuma experiência que têm com criação de filhos.

A experiência se adquire ao longo da paternidade, e o que funciona para uns não funciona para outros. Assim, seja prudente e você vai se sair bem.

Lave sempre as mãos quando tocar no recém-nascido

Se os pais não dizem a você diretamente que pegue a criança, resista à essa tentação. É verdade que os recém-nascidos despertam ternura em todos, e que queremos segurá-los em nossos braços, mas se não deixarem que você toque no bebê, então, não faça isso.

Se você for pegar o bebê, faça isso sempre com as mãos limpas, pois sabemos que as mãos estão impregnadas de muitos germes e não queremos que a criança fique doente.

O lugar dos beijos quando for visitar bebês recém-nascidos

Devemos resistir ao impulso de beijar o bebê quando o pegamos nos braços. Vai existir pais que não se importam e outros que se incomodam com isso, então, evitar isso será uma forma de acertar sempre.

como visitar bebês recém-nascidos

No caso de não conseguirmos resistir em beijá-lo, o melhor será fazê-lo nos pezinhos dele, pois é a maneira apropriada pela qual não lhe transmitiremos doenças, caso beijássemos no rostinho ou nas mãozinhas dele.

Ajude os pais no que puder

A visita vai ser boa, se, por um lado, conseguirmos não incomodar e, por outro, ajudar. Para isso, ofereça sua ajuda para o que for preciso. Talvez, seja tomando conta das necessidades dos outros filhos, se houver outros além do recém-nascido, ou fazer uma compra, fazer uma faxina na casa ou qualquer outra tarefa que for muito bem recebida pelos pais.

Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você

-Provérbio bíblico-

Se tomarmos a iniciativa para ajudar no que for preciso, vai ser moleza para os papais já estressados .