Como cuidar de um bebê recém-nascido quando for viajar

· 14 de setembro de 2017

Viajar com um recém-nascido não é nada fácil, principalmente quando o bebê ainda tem pouco tempo de vida. O ideal é esperar até o pequeno completar três meses para viajar, pois a viagem pode ser um pouco mais confortável do que se vocês a fizessem algumas semanas antes. Mas além de saber algumas medidas para viajar com um recém-nascido, também é importante saber como cuidar do seu bebê quando for viajar.

Como cuidar de um bebê recém-nascido quando for viajar

Mantenha seu bebê seguro

Tente evitar alimentar seu bebê quando for viajar porque o movimento do deslocamento pode provocar um desconforto no bebê. O bebê pode ficar enjoado com o movimento e, se vocês forem viajar de avião é importante saber que, alimentá-lo durante o voo pode provocar dor de ouvido.

Se for viajar de carro você também deve proteger seu bebê do sol colocando cortinas removíveis nas janelas, aquelas cortinas que podem ser usadas em qualquer veículo. Se for viajar de avião, trem ou ônibus, o mais provável é que essas cortinas já venham disponíveis para o bem-estar do passageiro.

É necessário também ter um kit de primeiros socorros na bolsa para poder tratar algum incômodo que possa aparecer no caminho. Alguns itens essenciais são paracetamol infantil, remédio para cólicas, descongestionante nasal, pasta de dentes, etc…

Certifique-se também de que seu bebê esteja confortavelmente sentado numa cadeirinha de segurança adequada ao seu peso, à sua idade e devidamente instalada no banco carro. Aperte corretamente os cintos de segurança e fique de olho no seu bebê.

for viajar

Encontre uma forma conveniente de alimentar seu bebê

Quando se trata da alimentação dos bebês, o aleitamento materno é a melhor opção, já que não requer nenhum equipamento adicional e você apenas precisa colocar seu bebê confortavelmente no colo para mamar no seu peito e conseguir se alimentar com seu leite. Mas isso nem sempre é possível e, nesse caso, você deverá pensar em como proceder para alimentar seu pequeno.

Se seu bebê não pode mamar no peito, pelo motivo que for, você deve dar para seu pequeno leite de fórmula na mamadeira. É importante levar consigo a fórmula já preparada e se você tiver um aquecedor de mamadeiras portátil, melhor ainda. Você também pode optar por levar consigo esterilizadores de viagem com limpadores de mamadeira para poder manter a mamadeira limpa após o uso.

Se seu bebê já comer alimentos sólidos, leve papinhas para ele e não se esqueça de levar também um babador e um recipiente para poder dar a comida da melhor forma possível. As toalhinhas para bebê também são imprescindíveis para poder limpar as possíveis manchas ou vômitos depois de comer. Água também é um item indispensável para que seu bebê, além de alimentado, fique bem hidratado se já come alimentos sólidos.

for viajar

Deixe seu bebê feliz

Seu bebê precisa estar bem descansado no dia da viagem. Assim, faça seu pequeno dormir o suficiente na noite anterior. Um carrinho ou um bebê-conforto deixarão a viagem mais confortável, principalmente se você forem passear bastante. Chocalhos, bichinhos de pelúcia, massageadores de gengiva e outros brinquedos também vão ajudar a manter o bebê distraído durante uma viagem longa. Sem que o pequeno fique muito cansado, os brinquedos vão mantê-lo entretido.

Uma mudança de cenário também pode ajudar a manter a tranquilidade do bebê. Assim, tente caminhar pelo avião, pelo trem, ou faça paradas se estiverem viajando de carro, para que o pequeno possa dar uma volta a cada duas horas. À cada duas horas coloque seu bebê em uma superfície segura e o deixe movimentar as perninhas. A hidratação também é um aspecto muito importante durante a viagem.

Esses são alguns conselhos para cuidar do seu bebê quando vocês forem viajar. Lembre-se também que é muito importante cuidar bem da higiene pessoal do pequeno. Nesse sentido, leve na viagem um trocador para bebês que possa ser colocado em qualquer superfície e troque as fraldas sempre que necessário. Não permita que a fralda do pequeno fique suja por muito tempo porque pode causar problemas.