Hábitos legais que unem a família
Você pode até se lembrar de como isso não acontecia no passado. Como, por exemplo, quando a vovó estava viva, sempre havia motivos para compartilhar momentos juntos. Depois, cada um tomou seu caminho e a família foi se distanciando. Agora é a sua vez de buscar hábitos que unam a família. Mas quais?
Recomendamos estabelecer rotinas que gerem momentos felizes em conjunto, diariamente ou pelo menos regularmente. Existem atividades que envolvem todos os membros da família, e podemos fazer com que elas se transformem em costumes diários para desenvolver uma boa união familiar. Aqui você tem uma lista desses hábitos para unir a família:
1. Fazer refeições em família
Fazer refeições em família te fará criar laços duradouros e melhorar a comunicação. Recomendamos dedicar um tempo específico, pode ser na hora do almoço ou do jantar. Mas o importante é que você ajude seus filhos a desenvolver bons costumes e boas maneiras nas refeições.
Esses hábitos unem a família, já que evitamos a distração que a televisão ou o celular oferecem. Essa atitude também provoca uma melhora na comunicação, proporcionando a possibilidade de conhecer mais sobre as dúvidas de seus filhos.
Será ainda melhor se todos se relacionarem com o processo de planejar e preparar os alimentos. Dessa forma, você também ajuda seus filhos a aprender habilidades úteis para quando forem adultos.
2. Assistam filmes em família
Seus filhos, seus pais, seus irmãos, seus sobrinhos, seu marido e você tem gostos diferentes. Entretanto, existem filmes familiares que todos irão gostar. Podem ver musicais, filmes clássicos e de outros gêneros que ajudam a fortalecer os hábitos que acabam por unir a família.
Existem muitas opções e com certeza seria uma bonita atividade. Criar um ritual ao qual todos se dediquem e participem na seleção dos filmes, na preparação dos aperitivos, definitivamente, criará um momento especial. Pense em algo básico, econômico e rápido de organizar.
3. Participem de atividades comunitárias juntos
A solidariedade é um princípio muito importante, que mais que ensiná-lo é bom praticá-lo. Qual ideia é melhor do que ensinar o amor ao próximo trabalhando juntos para melhorar a comunidade? Essa atividade teria um duplo propósito: ajudar os outros e unir a família.
Vocês podem optar pela limpeza da vizinhança (recolhendo folhas caídas, coletando papeis e reciclando) ou construir alguns brinquedos juntos para doá-los à alguma instituição em particular. Sua família se sentirá valorizada, todos vão se compenetrar a conhecer mais seus interesses e ampliar o amor pelo que tem. As opções são infinitas:
- Atividades ecológicas
- Resgate e cuidado de animais abandonados
- Participação em eventos em casas de repouso para a terceira idade
Essas são três opções, mas com certeza existem muito mais.
4. Produzir anualmente um vídeo familiar
Vivemos numa época tecnológica e tiramos fotos a cada instante. Todos os anos existem aniversários e você pode unir esses e outros momentos importantes criando um vídeo anual da família.
Pegue seus vídeos e fotos de ocasiões especiais e junte-os usando algum programa de edição de vídeo. Será interessante para todos e com o tempo vocês terão a possibilidade de reviver esses momentos.
Os eventos que você pode gravar ou fotografar são:
- Aniversários
- Ocasiões consideradas especiais pela sua família
- Natal
Será interessante para todos ver como os anos passam e logo isso vai se transformar em um dos hábitos que unem a família. Com o passar do tempo, seus filhos crescerão e ficarão encantados em compartilhar esses vídeos com seus companheiros e filhos.
Os hábitos que unem a família são realmente simples de implementar
Todos nós conhecemos o conceito geral de família: é a base fundamental da sociedade. Por esse motivo, temos que cuidar e valorizar ela em todos seus aspectos. Respeitem suas características e demonstrem amor, apesar das diferenças.
Esses hábitos que unem a família são uma boa ideia para se conhecer mais. O importante de tudo isso é evitar que os membros da família fiquem desunidos. É normal que haja conflitos, alguns inconvenientes ou desentendimentos. Mas as famílias que se mantém unidas são mais fortes do que isso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bojorge-Martínez, A. E. (2016). Los patrones de comunicación familiar y su impacto en la promoción de la dieta correcta y la activación física en la adolescencia. Tesis de Maestría, Maestría en Comunicación de la Ciencia y la Cultura. Tlaquepaque, Jalisco: ITESO.
- Koerner, A., & Fitzpatrick, M.A. (2002). Toward a Theory of Family Communication. Communication Theory, 12, 70 – 91.
- Tapia, M. (2008). La Comunicación Familiar: Definición, Teorías y Esquemas. Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Navarra. Pamplona: España
- Suarez, O., & Moreno, J. (2002). La familia como eje fundamental en la formación de valores en el niño. Carabobo: Universidad de Carabobo.