A importância de jantar em família todos os dias

· 14 de abril de 2017

O ritmo de vida que marca a sociedade nos faz esquecer da importância que tem jantar todos os dias juntos em família. Jantar ou encontrar qualquer momento do dia para poder comer juntos, quer seja na refeição do meio-dia, no café da manhã, no almoço ou jantar… O que importa é encontrar uma rotina que permita com que todos os membros da família possam comer juntos e desfrutar deste momento maravilhoso diário.

Quando você come ou janta em família você estará rodeado pelas pessoas que você gosta, irá poder olhar para seus rostos e falar sobre as coisas importantes para vocês. A família se une mais nesses momentos, e é importante fazê-los regularmente e que as crianças sintam que este momento é o mais importante de todo o dia. Além disso, é ao redor da mesa onde as crianças aprendem condutas, cooperação, comunicação, autocontrole e grandes valores familiares.

Benefícios de comer todos juntos em família

Almoçar ou jantar juntos -encontre um momento para comer juntos- é ​​necessário para todas as famílias do mundo. São muitos os benefícios importantes disso e estes são alguns que você não deve esquecer:

  • As famílias que jantam juntas falam, se mantém conectados uns aos outros e podem construir melhores relações entre eles.
  • Os pais que se esforçam para encontrar um momento no dia para compartilhar o jantar, o almoço ou o lanche são mais propensos a expressar seu amor de uma forma construtiva e prestar atenção e supervisão.
  • As crianças que desfrutam de jantares em família são mais propensas a não se envolverem em problemas ou a resolvê-los de forma mais eficaz, porque elas falam com seus pais.
  • As famílias que jantam juntas têm um forte sentimento de associação e isso faz delas um grupo forte que os faz se sentir muito mais unidos e faz com que as crianças tenham uma melhor autoestima e um melhor autoconceito.
  • As crianças sabem que todos os dias terão a oportunidade de conversar com seus pais e explicar quaisquer preocupações ou pensamentos que estiverem em sua cabeça, algo que certamente irá lhes permitir cultivar uma boa comunicação com seus pais e com o resto da família.

Almoçar ou jantar juntos é ótimo para poder construir uma vida boa em casa. Se você acha que está muito ocupado para jantar com sua família em uma base regular, então vale a pena examinar o porquê, e encontrar o caminho para descobrir o que realmente importa na família.

Medite sobre quão benéfico é não só para você e para a sua saúde emocional, mas também – porque eles estão em desenvolvimento-, para seus filhos e sua família em conjunto.

Proteja este momento especial para a família

Se você realmente quer que seja um momento especial para toda a família e que continue sendo sempre assim deverá resistir à tentação de ligar a televisão durante o jantar ou de colocar o rádio.

Você pode colocar a regra de que ninguém poderá responder chamadas de telefone ou que não olhem para o celular enquanto estiverem ao redor da mesa. É melhor desligar os telefones para não ouvi-los se eles estiverem com som ou colocá-los no silencioso, e retornar a chamada depois que o jantar tiver terminado completamente. É muito importante ser capaz de proteger este momento especial em família, sem interrupções.

Também é necessário que se estabeleçam rotinas, e também rituais de diversão. Cada pessoa da família pode escolher uma sobremesa uma vez por semana, pode escolher uma bonita e agradável música de fundo, pode-se pensar que um dia por semana é a noite especial com uma comida que todos gostem, como pizza, etc…

O fato de sempre fazer a mesma coisa reforça o aspecto ritual e irá criar a sensação de que se está em casa, e em uma família, independentemente das dificuldades do dia, a vida será maravilhosa em família.