Hidratação e esportes em crianças: o que você deve saber
Manter a hidratação adequada durante a prática de esportes é de extrema importância, principalmente quando estamos falando de crianças. Mesmo assim, alguns pais não têm informações suficientes sobre o assunto e desconhecem os riscos que a desidratação acarreta para a saúde dos seus filhos.
Você quer saber mais sobre esse assunto? Confira todas as informações nos parágrafos seguintes.
Hidratação e esportes em crianças
A atividade física é um dos aspectos mais importantes da vida das crianças, não importa se é um jogo, um esporte ou um mero entretenimento.
As crianças geralmente apreciam essa experiência do movimento, o que também favorece a prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário. Por outro lado, manter-se em atividade contribui para o desenvolvimento físico e psicológico da infância.
Durante o exercício, o corpo realiza um esforço significativo. Com isso, parte da energia será transformada em movimento e o resto em calor. Isso causará uma elevação na temperatura corporal e um aumento da transpiração para compensar o superaquecimento.
Sinais de desidratação
Entre as substâncias que são eliminadas durante a transpiração está a água. Quando esse líquido não é reposto adequadamente, o corpo da criança gradualmente começa a mostrar sinais de sua carência.
No início, podem ser sinais muito sutis, mas com o passar do tempo e o aumento da perda, eles ficarão mais evidentes. Os primeiros sinais de desidratação em crianças incluem os seguintes:
- Aumento da frequência cardíaca (taquicardia).
- Pele pálida e fria.
- Mais cansaço do que de costume.
- Dor de cabeça, sensação de entorpecimento.
- Olhos fundos.
- Lábios e mucosa oral secos.
É importante saber que a sede é um sintoma de desidratação tardia, por isso é aconselhável repor os líquidos mesmo quando a criança ainda não estiver expressando essa necessidade.
Todos os itens acima podem ocorrer com mais frequência durante os meses quentes. Esse aspecto é algo que seu filho provavelmente vai ignorar, por isso recomendamos que você reforce mais do que nunca sua hidratação se ele costuma praticar esportes.
Preste atenção ao suor excessivo, pois pode alertar para o risco de desidratação. Observar esses aspectos também é um trabalho do treinador. Portanto, tente manter uma comunicação frequente com ele para ser atualizada sobre os problemas de saúde que seu filho pode vir a apresentar.
Hidratação adequada
Embora muitos adultos consumam bebidas esportivas para se reidratar durante ou após a atividade, elas não são apropriadas para crianças, pois contêm altos níveis de eletrólitos (como o sódio).
O mais recomendado para crianças é beber água antes, durante e depois dos esportes.
E a alimentação?
Quando falamos sobre hidratação e esportes, a alimentação não deve ser deixada de lado. Isso porque através do suor também são eliminados eletrólitos e alguns elementos importantes para o nosso organismo.
Em consonância com isso, a alimentação tem papel fundamental na saúde da criança esportista. Além de fonte de nutrientes (como proteínas ou carboidratos), a comida também fornece água. Dessa forma, obtém-se um duplo benefício para evitar a desidratação no esporte.
Sem exageros!
Em alguns casos, as crianças bebem mais água do que o necessário e isso também pode ser negativo para sua saúde.
Os especialistas recomendam que a hidratação esportiva seja promovida como um hábito. Por isso, é melhor que esteja presente antes, durante e depois da prática esportiva, e não apenas no final. Além disso, eles apontam que o consumo excessivo de água pode ser prejudicial em outros aspectos.
O objetivo da hidratação concentra-se em manter os níveis de hidratação adequados na criança. Isso vai depender da sua saúde, da sua idade, do clima e da intensidade do esporte que ela pratica. Portanto, o consumo de água não será o mesmo em todos os casos.
Tanto você quanto o treinador precisam se certificar de que as crianças não se estejam se sentindo “pesadas” depois de consumir água. Para evitar essa situação, podem ser implementados intervalos de hidratação durante o treinamento ou o jogo.
Usar protetor solar
Outro aspecto importante a ser mencionado sobre a hidratação e os esportes é a exposição direta ao sol.
Os raios solares (principalmente os ultravioleta) que entram em contato direto com a pele, além de causar danos a esse órgão, geram aumento da temperatura corporal. Ambos os fatores favorecem ainda mais o estado de desidratação.
Por esse motivo, recomenda-se que as crianças usem protetor solar sempre que forem treinar ou participar de uma competição ao ar livre.
Hidratação e esportes em crianças: peça conselhos
Se você tiver mais dúvidas sobre esse assunto, é importante consultar um especialista em saúde e esportes. É normal ter questionamentos! Portanto, não fique com vergonha disso. Ao saber como melhorar corretamente a hidratação do seu filho esportista, você poderá potencializar os benefícios dessa prática saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Urdampilleta Otegui, A., Martínez Sanz, J., Julia Sánchez, S., & Álvarez Herms, J. (2013). Protocolo de hidratación antes, durante después de la actividad físico-deportiva. European Journal of Human Movement. https://www.redalyc.org/pdf/2742/274229586004.pdf
- Deshidratación en niños. (2006). Practica Pediatrica.
- Botas Soto I, Ferreiro Marín A, Soria Garibay B. Deshidratación en niños. Anales Médicos Vol. 56, Núm. 3
Jul. – Sep. 2011. p. 146 – 155. Disponible en: https://www.medigraphic.com/pdfs/abc/bc-2011/bc113f.pdf - Molina Cabañero JC. Deshidratación. Rehidratación oral y nuevas pautas de rehidratación parenteral. Pediatr Integral 2019; XXIII (2): 98–105. Disponible en: https://www.pediatriaintegral.es/wp-content/uploads/2019/xxiii02/05/n2-098-105_JuanMolina.pdf