Como prevenir o estilo de vida sedentário em crianças?

30 de abril de 2019
Aprenda a evitar todos os riscos à saúde associados a um estilo de vida sedentário. 

Um estilo de vida sedentário em crianças é um estilo de vida que tem aumentado e coloca em risco sua saúde física e mental.

Isso é evidenciado em relatórios como os apresentados pelo Escritório de Saúde Pública do Canadá; que aponta que apenas uma em cada dez crianças atende a expectativa de atividade física para a idade. Uma das explicações para esse fenômeno é o uso excessivo de tecnologia.

Não é um segredo que um estilo de vida sedentário tem um impacto negativo nas pessoas. No entanto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 85% da população não realiza nenhuma atividade física. 

Se você não quer que seus filhos façam parte dessa estatística perigosa, coloque estas estratégias em prática.

“Em 1995, a OMS declarou a obesidade como uma doença. Atualmente, é considerada uma epidemia em adultos e crianças. Sua presença em idades precoces é um fator de risco para obesidade e risco coronariano na vida adulta. Crianças com sobrepeso e obesidade praticam menos atividade física e preferem atividades mais sedentárias. Esses estilos de vida talvez sejam os principais responsáveis ​​pelos padrões motores limitados que apresentam”

– Igor Cigarroa, Carla Sarqui, Rafael Zapata-Lamana –

Dicas para prevenir um estilo de vida sedentário em crianças

  • Encontre atividades de que elas gostem. Você não precisa inscrevê-las em algum tipo de esporte competitivo. É suficiente nadar, andar de bicicleta ou fazer uma aula de dança com frequência. Ajude-as a descobrir de qual exercício físico mais gostam.
estilo de vida sedentário em crianças

  • Encontre algo apropriado para a idade. Nos primeiros anos, a motivação para o exercício será a diversão com a família. Com o tempo, as preferências das crianças vão mudar e elas poderão escolher por si mesmas.
  • Limite o tempo gasto na frente de uma tela. Seja assistindo televisão, conversando ou jogando videogame, os períodos devem ser restritos. Substitua essas atividades por caminhadas, jogos e corridas de revezamento.
  • Lembre-se de que você é o modelo. A maior influenciadora que seus filhos têm em seus primeiros anos é você. Também inclua, portanto, o exercício como parte fundamental de suas rotinas diárias e aproveite para compartilhar, conversar e se divertir em família.
  • Estabeleça metas. Comece com pequenos períodos e atividades simples que seus filhos possam fazer facilmente. Com o passar do tempo e da prática, a duração e a intensidade aumentam. Alcançar pequenas conquistas irá motivá-los a continuar com esse hábito saudável.
  • Tenha um plano B para os dias chuvosos. É conveniente que o exercício seja feito ao ar livre para melhorar seus efeitos positivos e combater o estilo de vida sedentário em crianças. No entanto, você pode ter um quarto ou um espaço em casa que permita que elas se movimentem quando o tempo não estiver adequado para sair.
  • Entenda seu ritmo e inseguranças. Evite forçar seus filhos a se comportarem como atletas de alto desempenho. Também esteja ciente de que nem todas as crianças possuem as mesmas habilidades. Aprecie as diferenças e aprenda a motivar seus filhos.

Benefícios da atividade física

  • Menor risco de doença cardíaca, câncer, osteoporose e diabetes.
  • Bom humor.
  • Maior autoestima.
  • Melhor qualidade do sono.
  • Menos chance de sofrer ansiedade e depressão.

Alguns dos perigos do estilo de vida sedentário em crianças

  • Mudanças súbitas de humor devido à inatividade. Pessoas que passam muito tempo no mesmo lugar ou em uma mesma atividade estão propensas a desenvolver distúrbios psicológicos.
  • Risco de câncer. Permanecer sentado por longos períodos sem exercício aumenta a probabilidade de desenvolver câncer de cólon, pulmão e endométrio
estilo de vida sedentário em crianças

  • O número de crianças com problemas de peso no mundo multiplicou nos últimos tempos. Isso se deve, em grande parte, a um estilo de vida sedentário e à rotina inadequada de alimentação. A obesidade pode causar doenças cardiovasculares e diabetes.
  • Problemas no desenvolvimento muscular e ósseo. Um estilo de vida sedentário nas crianças faz com que os músculos e as articulações fiquem enfraquecidos pela falta de exercícios. Uma criança sem atividade física pode ter problemas de coluna, pescoço, extremidades inferiores e tônus ​​muscular.
  • Doenças circulatórias. Permanecer na mesma posição por muito tempo restringe a circulação do sangue no corpo. Com o passar do tempo, as veias se deterioram e param de funcionar adequadamente. Isso é chamado de insuficiência venosa e pode se transformar em condições mais graves, como varizes e embolia pulmonar.
  • Diminui a função cerebral. Tanto na escola como em casa, as crianças devem permanecer ativas e mudar de posição; mantendo assim o cérebro alerta e em condições de produzir ideias.

Em conclusão…

Motivar em crianças o interesse pela atividade física é uma tarefa primordial para pais e professores. Muito do desenvolvimento corporal e cerebral de seus filhos depende disso.

Portanto, comece a envolvê-los em esportes desde cedo para construir neles um hábito tão saudável quanto importante. Acompanhe-os nesse processo e, também, cuide de sua própria saúde.

  • Cano M, Oyarzún T, Leyton F, Sepúlveda C. (2014) Relación entre estado nutricional, nivel de actividad física y desarrollo piscomotor. Nutr Hosp. 30(6):1313-18.
  • Fisher A, Reilly J, Kelly L, Montgomery C, Williamson A, Paton J et al. (2005) Fundamental movement skills and habitual physical activity in young children. Med. Sci. Sport. Exerc. 37(4):684–8.