História para crianças e seus benefícios
A História está relacionada a um conjunto de eventos vivenciados por uma pessoa ou por uma comunidade social, por isso é uma disciplina essencial para a formação acadêmica das crianças.
O que é a História?
A História pode ser definida como a disciplina que expõe e estuda profundamente o tempo passado em relação aos eventos ocorridos na antiguidade, que constituem o desenvolvimento da humanidade desde o seu início até o presente.
Então, conclui-se que é essencial ensinar História às crianças, pois é uma disciplina profundamente ligada aos sentimentos e às ações dos indivíduos ao longo dos anos. Mas como você podemos tornar a História mais atraente para as crianças? E quais benefícios elas obtêm ao aprender História?
Como ensinar História para crianças
As crianças tendem a pensar que estudar História é chato e monótono. No entanto, é tudo uma questão de abordar a matéria de uma forma divertida, interativa e divertida para despertar o interesse dos pequenos.
Levando isso em consideração, aqui estão algumas sugestões ao ensinar História para crianças:
- Recomenda-se usar um quadro-negro para marcar uma linha do tempo através da qual são nomeados diferentes eventos que descrevem o tempo e sua duração.
- Você pode começar dando à criança uma informação interessante que se refira a um fato que ela já sabe sobre um evento, isso com o objetivo de captar sua atenção.
- Apresentar novas informações sobre o tema a ser tratado. Você pode trabalhar com um material de leitura para que a criança possa refletir. Depois, esse material que pode ser usado para testar o conhecimento que a criança adquiriu sobre o evento.
Mostrar filmes sobre um tema histórico
Outra atividade a se considerar é passar filmes sobre algum tema histórico que se pretende abordar. Isso cria um clima ideal em relação ao contexto social em que os eventos ocorreram. É importante destacar que o uso de filmes ajuda a criança a registrar imagens ideais ou detalhes que a auxiliam a compreender o contexto em que ocorreram diversos acontecimentos históricos.
Conte a história como se fosse um conto de fadas. Para isso, você tem que saber o que deseja transmitir, ou seja, o que você quer contribuir para que a criança entenda e assimile algum acontecimento histórico. Use imagens ou slides. Nesse caso, não abuse de textos.
Desenvolva a capacidade investigativa da criança e faça perguntas
Realize atividades diferentes a cada 15 dias. Você pode pedir para a criança fazer uma apresentação sobre um determinado tópico ou evento histórico. Isso desenvolverá a sua capacidade de pesquisa.
Faça perguntas. Com isso você poderá saber o quanto a criança sabe sobre um tema ou evento histórico e o que ela precisa entender. Além disso, assim elas desenvolvem habilidades de pensamento crítico e análise de informações.
Usar resumos
Faça resumos. Os pais podem fazer o resumo para que a criança aprenda. Com isso, ela registrará os destaques de um evento e eliminará material desnecessário. Explique as consequências das ações humanas descritas em um evento histórico. Dessa forma, a criança será capaz de diferenciar entre causas e consequências ao analisar problemas históricos.
Certamente, com essas sugestões você poderá deixar a História mais atraente e interessante para as crianças. Contudo, quais benefícios para as crianças ao aprender História?
Benefícios da História para as crianças
Uma das primeiras perguntas que muitas pessoas se fazem é: por que é importante estudar História? , visto que não veem sentido em estudar esse assunto. No entanto, os benefícios são inúmeros. Alguns benefícios da História para as crianças serão mencionados abaixo:
Ensinar História às crianças as ajuda a desenvolver uma apreciação por suas raízes e pelo que aconteceu antes de elas nascerem. Fornece a elas informações sobre os sacrifícios feitos pelas gerações anteriores, fato que influencia diretamente na fruição do estilo de vida atual.
Ajuda as crianças a compreenderem as características e personalidade dos indivíduos que viveram antes de nós, o que lhes permite entender por que tomaram algumas decisões que tiveram impacto na sociedade atual.
Compreensão das causas e consequências de certos eventos
Ajuda os pequenos a compreenderem a evolução das ideias. Dessa forma, eles podem compreender as consequências das ideologias e formas de pensar a política, a vida e o mundo atual.
A História os ajuda a entender que fazem parte da grande corrente da história humana, portanto fazem parte de um processo que começou há milhares de anos e continua até os dias atuais. Também os ajuda a aprender com os erros que cometeram no passado, educando-os sobre o que devem e o que não devem fazer no futuro.
A História para crianças está profundamente relacionada com a geografia
Para estudar os eventos passados de uma sociedade, é inevitável entender o lugar onde eles se desenrolaram. Portanto, o ensino de História para as crianças se relaciona diretamente com a disciplina da Geografia de várias nações, inclusive a de seu país natal.
Isso as ajuda a entender por que diferentes nações tinham economias mais prósperas do que outras, considerando o ambiente geográfico onde se estabeleceram.
E esses são apenas alguns dos benefícios que as crianças podem obter ao aprender História. Certamente, o comportamento humano pode ser imprevisível em vários momentos. No entanto, uma melhor compreensão através do estudo da História pode fornecer informações inestimáveis para as gerações futuras.
Por esses e outros motivos, pode-se concluir que o conhecimento histórico é essencial para preparar jovens e crianças para viver na sociedade atual, pois proporciona conhecimentos gerais sobre o desenvolvimento do ser humano e do mundo ao seu redor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Haydn, T., & Harris, R. (2010). Pupil perspectives on the purposes and benefits of studying history in high school: a view from the UK. Journal of Curriculum Studies, 42(2), 241-261. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220270903403189
- Smith, M. (2009). What history is good for: Service-learning and studying the past. Learning and Teaching, 2(3), 50-73. https://www.berghahnjournals.com/view/journals/latiss/2/3/latiss020304.xml
- Gorn, C. (1985). Building Interest in Studying History. OAH Magazine of History, 1(1), 14-15. https://eric.ed.gov/?id=EJ319089
- Randell, K. (1999). The Value of Studying History. History Review, 26. https://www.gale.com/subject-matter