O judô e o caratê como ferramentas para promover a disciplina nas crianças

O judô e o caratê, além de permitirem o desenvolvimento da defesa pessoal, são excelentes para a compreensão do valor da disciplina. Vamos falar sobre esse tema neste artigo!
O judô e o caratê como ferramentas para promover a disciplina nas crianças

Última atualização: 30 Maio, 2021

A disciplina é um fator fundamental na vida de qualquer ser humano, mas para as crianças pode ser difícil de adquirir. Apresentamos aqui dois esportes que ajudam a promover esse aspecto na vida dos pequenos.

Cada criança é diferente. De acordo com sua personalidade, elas acabam sendo extrovertidas, alegres, hiperativas, tímidas e até desobedientes. O excesso de energia e adrenalina que a maioria delas emana pode ser exaustivo para as mães.

A disciplina pode se tornar um grande desafio, pois o constante descontrole dos pequenos exige atenção para evitar que as coisas fujam do nosso controle. Hoje em dia, as mães optam pelos esportes para solucionar esse tipo de inconveniente.

Embora haja uma variedade de alternativas para escolher, as artes marciais têm, sem dúvida, se tornado as favoritas dos pequenos. Os benefícios da prática de esportes como caratê e judô são ideais para promover a disciplina nas crianças.

O desenvolvimento da criança é influenciado pela prática dessas modalidades esportivas

Oferece benefícios físicos e mentais

 

 

A prática constante desses esportes permite que a criança desenvolva habilidades e capacidades físicas e mentais. Dessa forma, não só o seu correto crescimento é garantido, mas também lhe fornece técnicas para se desenvolver em seu ambiente.

Tudo o que está relacionado ao sistema psicomotor recebe um impacto direto e positivo. Há um aumento considerável de flexibilidade, da força, da velocidade, dos reflexos e da coordenação no pequeno.

Por outro lado, promove a segurança e a autoconfiança, alcançando maior autoaceitação. Tudo isso sem esquecer que as crianças aprendem a trabalhar em equipe e sob pressão. Ambos os elementos-chave para resolver qualquer conflito na vida.

Promove concentração e autocontrole

Essas duas condições são exigidas pelo judô e pelo caratê e serão obtidas com a prática e a perseverança que o aprendiz dedique ao esporte. Uma vez alcançados esses dois elementos, o pequeno vai transferir esses valores para o seu dia a dia.

O autocontrole é obtido porque há uma necessidade constante de avaliar as situações e os cenários que podem surgir para se tomar a melhor decisão. Ao mesmo tempo, certifica-se de que a reação não será impulsiva e prejudicial.

A concentração é adquirida graças ao esforço de meditar sobre os movimentos a serem realizados e à coordenação que deve existir entre um e outro. As crianças aprendem a moderar seu comportamento e a serem observadoras, pois este é um requisito essencial antes de agir.

Cria hábitos e rotinas

 

A disciplina e as artes marciais

O fato de a criança ter hábitos e rotinas significa que ela está no caminho certo para a disciplina. Por esse motivo, essas modalidades são ideais, já que é necessário um treinamento físico diário e específico por um tempo determinado.

A alimentação também faz parte desse treinamento. Todos nós sabemos que uma alimentação saudável contribui para o bom desenvolvimento do organismo ao fornecer as vitaminas, proteínas e nutrientes que o organismo necessita.

O horário das refeições deve ser respeitado, pois a falta de controle pode reduzir a energia, o desempenho escolar e até mesmo a prática esportiva. Manter o uniforme impecável, chegar na hora certa para as aulas, entre outros aspectos, é proporcional à responsabilidade.

Promove a conformidade em relação às regras

Não é segredo que as crianças não gostam de regras. Lembre-se de que esses esportes possuem uma estrutura de regras claras que todos os praticantes devem seguir. Isso não significa que a criança esteja sujeita a um regime ditatorial.

De acordo com cada idade, serão acrescentadas orientações que o pequeno aprendiz vai assimilando aos poucos. Isso lhe permite expandir a capacidade de respeito e tolerância não só em relação aos seus superiores, mas também aos seus colegas.

O mais importante é que as regras nunca serão vistas como uma imposição. Pelo contrário, os pequenos irão encará-las como parte do desafio para obter um melhor desempenho. Ou seja, vai entender que a excelência só é alcançada com perseverança e disciplina.

É uma filosofia de vida

Ao contrário de outras atividades esportivas, o judô e o caratê são vistos como uma filosofia de vida. Isso significa que não é apenas uma preparação corporal, mas também alimenta a mente e o espírito.

Seu objetivo não é competir, é conhecer e controlar o corpo. Sua missão é a defesa, evitando causar danos injustificados a terceiros. Seus benefícios no plano psicológico motivam o pequeno a cumprir cada objetivo que lhe é proposto independentemente da natureza.

Como mãe, você pode ter certeza de que será a decisão certa. Além de promover a disciplina, você estará oferecendo ao seu filho ferramentas para saber enfrentar o mundo que o espera quando ele deixar de ser criança.

Pode interessar a você...
Artes marciais para crianças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Artes marciais para crianças

As artes marciais para crianças não tem o objetivo de ensiná-las a serem agressivas ou violentas, como algumas pessoas podem pensar.