Hora de dormir! 5 dicas para que seus filhos durmam melhor
Para que seus filhos durmam melhor em Sou Mamãe oferecemos algumas dicas que recomendamos não esquecer.
Lembre-se de que um bebê que dorme bem significa um bebê feliz e uma mãe descansada.
5 dicas para que seus filhos durmam melhor
Mamãe, se você quer que seus filhos durmam melhor:
Faça com que o ambiente seja confortável
Ofereça segurança
Crie seus filhos com apego
Garanta as necessidades vitais deles
Eduque seus filhos com rotinas
A seguir explicamos a você cada um desses pontos.
Faça com que o ambiente seja confortável
Para que seu bebê durma melhor, proporcione um ambiente e um espaço confortáveis.
O bercinho no qual ele dorme deve ser confortável e aconchegante. Não deve estar cheio de bichinhos de pelúcia nem de almofadas embaixo ou em cima do colchonete que o bebê dorme.
O quarto deve estar um pouco escuro, não na escuridão total caso o bebê não se sinta confortável, ou para que o excesso de luz não incomode.
Se queremos que ele concilie o sono e não acorde assustado é preciso buscar um lugar silencioso, onde o barulho ambiente não seja alto demais.
É preciso evitar as roupinhas muito justas ou muito largas com as quais ele possa se enrolar ao se virar no berço.
Ofereça segurança
Segurança não é superproteger seus filhos, mas criá-los em ambientes que não ofereçam perigos.
Velar pela integridade física, sobretudo quando as crianças desconhecem totalmente o perigo.
O berço do seu pequeno deve ser seguro, com grades altas nas quais o bebê não consiga subir quando começar a fazer as primeiras peripécias.
Se as grades ficam levantadas usando trincos é preciso encontrar uma forma segura, que seu filho nunca consiga abrir.
Quando o bebê é pequenininho nunca se pode perdê-lo de vista. Pois nunca se sabe quando ele vai precisar de nós.
Se onde você vive costuma haver insetos como mosquitos deve deitar a criança em um berço com mosquiteiro. Assim você evita as picadas dos insetos que causam incômodo e inclusive morte (devido às muitas doenças que os mosquitos transmitem).
É muito importante que as mães das crianças pequenas sigam as recomendações dos pediatras sobre a posição na qual os bebês devem dormir (de lado ou de boca para cima) para evitar a morte súbita e outros riscos aos quais o bebê fica exposto nessa fase.
Crie seus filhos com apego
A criação com apego é aquela na qual criamos nossos filhos com amor, dedicação, entrega…
Ela é muito diferente do que alguns acreditam ser. Não fazemos com que nossos filhos fiquem dependentes de nós. Nós os transformamos em crianças seguras de si mesmas, das suas qualidades e destrezas e com uma inteligência emocional admirável.
Criar com apego significa educar seres humanos confiantes de que podem alcançar uma autonomia completa quando o momento chegar.
Esse método também vai nos proporcionar a oportunidade de aproveitar o maior tempo possível com nossos filhos, estando presente no desenvolvimento e no crescimento deles. Não são poucas as vezes nas quais perdemos o papai e a mamãe assim como a água escorre pelas mãos.
Uma criança que recebe beijos, abraços, carinhos para dormir…Uma criança para a qual nós cantamos, lemos historinhas ou contamos as mesmas histórias fantásticas que nossos avós nos contavam na nossa infância terá um sonho agradável e feliz.
Ela não terá medo do bicho-papão que está no banheiro ou da sombra que há dentro do armário.
Você não vai precisar deixar a porta aberta para que ela entre fazendo alvoroço nem deixar a luz do corredor ligada para que ela não faça xixi no colchão ou corra para debaixo dos nossos lençóis no meio da madrugada.
Se seu filho recebe todo o carinho que você pode dar e sabe que você sempre vai estar ao lado dele no momento que ele precisar, vai conseguir dormir tranquilo e seguro.
Garanta as necessidades vitais deles
Não é preciso dizer que uma criança que vai para a cama de barriga vazia, suja ou com a fralda ou a roupa de baixo molhada não vai conseguir dormir bem, nem sequer vai conciliar o sono.
Para que seus filhos durmam melhor você deve garantir, cada vez que for preciso, todas as necessidades vitais dele.
Eduque seus filhos com rotinas
As rotinas em relação à hora do sono mostram à criança que já é hora de dormir. Também servem para fazer com que a criança queira ir para a cama.
Se na hora do sono ao invés de obrigar seu filho a se deitar, você o convidar a lavar as mãozinhas, fazer xixi e ficar pronto para tomar a mamadeira, enquanto lê uma historinha de um livro com muitas figuras, seu filho vai adorar esse momento.
Amanhã, quando se aproximar a hora do descanso pode ser até que ele mesmo peça para trocar de roupa e ir junto para a cama para descansar e folhear outra vez o mesmo livro.
As rotinas para o sono das crianças são uma maneira de convidar e mostrar a elas, sem palavras, que já é o momento do descanso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Arboledas, G. P., Alarcón, M. C., González, G. M., Roselló, A. L., & Salort, M. M. (2011, February). Hábitos y problemas con el sueño de los 6 a los 14 años en la Comunidad Valenciana. Opinión de los propios niños. In Anales de Pediatría (Vol. 74, No. 2, pp. 103-115). Elsevier Doyma. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1695403310003760
- HealthyChildren staff. (n.d.). Los buenos hábitos del sueño: ¿cuántas horas de sueño necesita un niño? https://www.healthychildren.org/Spanish/healthy-living/sleep/Paginas/healthy-sleep-habits-how-many-hours-does-your-child-need.aspx