Hora de dormir! 5 dicas para que seus filhos durmam melhor

· 28 de maio de 2017

Para que seus filhos durmam melhor em Sou Mamãe oferecemos algumas dicas que recomendamos não esquecer.

Lembre-se de que um bebê que dorme bem significa um bebê feliz e uma mãe descansada.

5 dicas para que seus filhos durmam melhor

Mamãe, se você quer que seus filhos durmam melhor:

Faça com que o ambiente seja confortável
Ofereça segurança
Crie seus filhos com apego
Garanta as necessidades vitais deles
Eduque seus filhos com rotinas

A seguir explicamos a você cada um desses pontos.

Faça com que o ambiente seja confortável

Para que seu bebê durma melhor, proporcione um ambiente e um espaço confortáveis.

O bercinho no qual ele dorme deve ser confortável e aconchegante. Não deve estar cheio de bichinhos de pelúcia nem de almofadas embaixo ou em cima do colchonete que o bebê dorme.

O quarto deve estar um pouco escuro,  não na escuridão total caso o bebê não se sinta confortável, ou para que o excesso de luz não incomode.

Se queremos que ele concilie o sono e não acorde assustado é preciso buscar um lugar silencioso, onde o barulho ambiente não seja alto demais.

É preciso evitar as roupinhas muito justas ou muito largas com as quais ele possa se enrolar ao se virar no berço.

Ofereça segurança

durmam

Segurança não é superproteger seus filhos, mas criá-los em ambientes que não ofereçam perigos.

Velar pela integridade física, sobretudo quando as crianças desconhecem totalmente o perigo.

O berço do seu pequeno deve ser seguro, com grades altas nas quais o bebê não consiga subir quando começar a fazer as primeiras peripécias.

Se as grades ficam levantadas usando trincos é preciso encontrar uma forma segura, que seu filho nunca consiga abrir.

Quando o bebê é pequenininho nunca se pode perdê-lo de vista. Pois nunca se sabe quando ele vai precisar de nós.

Se onde você vive costuma haver insetos como mosquitos deve deitar a criança em um berço com mosquiteiro. Assim você evita as picadas dos insetos que causam incômodo e inclusive morte (devido às muitas doenças que os mosquitos transmitem).

É muito importante que as mães das crianças pequenas sigam as recomendações dos pediatras sobre a posição na qual os bebês devem dormir (de lado ou de boca para cima) para evitar a morte súbita e outros riscos aos quais o bebê fica exposto nessa fase.

Crie seus filhos com apego

A criação com apego é aquela na qual criamos nossos filhos com amor, dedicação, entrega…

Ela é muito diferente do que alguns acreditam ser. Não fazemos com que nossos filhos fiquem dependentes de nós. Nós os transformamos em crianças seguras de si mesmas, das suas qualidades e destrezas e com uma inteligência emocional admirável.

Criar com apego significa educar seres humanos confiantes de que podem alcançar uma autonomia completa quando o momento chegar.

Esse método também vai nos proporcionar a oportunidade de aproveitar o maior tempo possível com nossos filhos, estando presente no desenvolvimento e no crescimento deles. Não são poucas as vezes nas quais perdemos o papai e a mamãe assim como a água escorre pelas mãos.

durmam

Uma criança que recebe beijos, abraços, carinhos para dormir…Uma criança para a qual nós cantamos, lemos historinhas ou contamos as mesmas histórias fantásticas que nossos avós nos contavam na nossa infância terá um sonho agradável e feliz.

Ela não terá medo do bicho-papão que está no banheiro ou da sombra que há dentro do armário.

Você não vai precisar deixar a porta aberta para que ela entre fazendo alvoroço nem deixar a luz do corredor ligada para que ela não faça xixi no colchão ou corra para debaixo dos nossos lençóis no meio da madrugada.

Se seu filho recebe todo o carinho que você pode dar e sabe que você sempre vai estar ao lado dele no momento que ele precisar, vai conseguir dormir tranquilo e seguro.

Garanta as necessidades vitais deles

Não é preciso dizer que uma criança que vai para a cama de barriga vazia, suja ou com a fralda ou a roupa de baixo molhada não vai conseguir dormir bem, nem sequer vai conciliar o sono.

Para que seus filhos durmam melhor você deve garantir, cada vez que for preciso, todas as necessidades vitais dele.

Eduque seus filhos com rotinas

As rotinas em relação à hora do sono mostram à criança que já é hora de dormir. Também servem para fazer com que a criança queira ir para a cama.

Se na hora do sono ao invés de obrigar seu filho a se deitar, você o convidar a lavar as mãozinhas, fazer xixi e ficar pronto para tomar a mamadeira, enquanto lê uma historinha de um livro com muitas figuras, seu filho vai adorar esse momento.

Amanhã, quando se aproximar a hora do descanso pode ser até que ele mesmo peça para trocar de roupa e ir junto para a cama para descansar e folhear outra vez o mesmo livro.

As rotinas para o sono das crianças são uma maneira de convidar e mostrar a elas, sem palavras, que já é o momento do descanso.