Ideias para decorar a sala de estar no Natal

Você fica empolgada para decorar a sala de estar no Natal? Vamos dar algumas dicas com as quais você vai surpreender os seus convidados.
Ideias para decorar a sala de estar no Natal

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

As canções de Natal, o ambiente estival, as luzes coloridas e o típico pinheiro enfeitando cada canto fazem com que nos lembremos de que chegou essa época do ano. Por isso, vamos dar algumas ideias fáceis e bonitas para decorar a sala de estar no Natal e, assim, vivenciar as festas com muito estilo.

Ideias para decorar a sala de estar no Natal com estilo

Vamos por partes. É importante saber as cores, as formas, os tecidos e as dicas das quais você precisa esse ano para que na sua casa seja criado um ambiente natalino e, além disso, salpicado de tendências.

A árvore de Natal

Essa é a convidada de honra de todo Natal e costuma estar presente nas salas da maioria dos lares. No entanto, pouco paramos para pensar em como queremos decorá-la e a abarrotamos dos mesmos enfeites ano após ano. Pois bem, basta! Chegou o momento de colocar intenção em cada um dos detalhes que vão decorar a árvore de Natal.

No que se refere a árvores, convidamos você a abrir a sua mente e deixar de pensar no típico pinheiro verde, porque há os brancos, por exemplo, e eles ficam incríveis em espaços mais modernos.

Por outro lado, você pode brincar com alternativas mais conceituais, como, por exemplo, uma árvore de Natal Montessori, ou uma feita só de galhos, ou com uma escada aberta, com livros, com luzes, ou um simples vinil colado na parede. Tudo vai depender do estilo da sua casa e da vontade que você tiver de decorar.

As cores

Esqueça da ideia de que o Natal é vermelho, branco e verde, e que essas cores sempre devem andar de mãos dadas. Você pode optar por combinar duas cores e enfeitar, assim, toda a sua sala, fazendo com que ela combine com o resto da decoração da sua casa. Mas, se você realmente quiser saber quais são as cores para acertar em cheio esse ano, continue lendo.

  • Branco e dourado: é uma mistura muito elegante e calorosa que fará o seu lar se transformar em um lugar acolhedor e com um estilo nórdico. O glamour e o luxo estão garantidos.
  • Vermelho e branco: são o par perfeito para dar um pouco mais de alegria para a sua decoração natalina, especialmente se você tiver filhos em casa, já que eles adoram o colorido. Experimente com um pinheiro verde e com todas as bolas e enfeites de cor vermelha, variando em questão de texturas, formas e tamanhos. Garantimos que você vai amar.
  • Verde e dourado: de dois em dois é muito melhor, e essa combinação é muito elegante, mas também um pouco mais boêmia. Além disso, se você colocar elementos naturais, vai dar um “cheirinho” muito fresco para a sua casa.

As texturas para decorar a sala de estar no Natal

Não podem faltar os tecidos de pelos compridos ou de cordeirinho, as lãs, o feltro… São indispensáveis nos complementos como os tapetes, as almofadas ou as mantas.

Além disso, você também pode colocar sobre alguma poltrona ou cadeira uma pele natural ou sintética. Se você colocar almofadas com temas natalinos, muito melhor. Misture algumas de pelo, como dissemos anteriormente, com outras com estampas de renas.

Uma doce temporada

Um acerto é colocar uma bandeja dourada com alguns doces, marzipãs, bolachas amanteigadas ou bombons com os quais você vai deleitar os seus convidados. Todos eles fazem parte da decoração e farão com que a sua sala de estar seja um lugar de onde ninguém vai querer sair.

Brilho por todos os lados

As luzes são um clássico da temporada natalina e não podem faltar na hora de decorar a sala de estar no Natal. Entretanto, não estão mais na moda os pisca-piscas coloridos que piscam sem parar e nos fazem pensar que estamos em uma discoteca. Dessa forma, é melhor que você coloque luzes brancas e quentes para fazer o lugar brilhar.

Complemente com velas em porta-velas de cristal e dourados, ou alguns candelabros ou pequenas “velinhas” de chá sobre a mesa. Contudo, leve em conta que você nunca deve deixá-las acesas durante a noite ou quando sair de casa. Além disso, se você tiver filhos, coloque-as em um lugar alto, onde eles não possam alcançá-las.

Centros de mesa para decorar a sala de estar no Natal

Experimente fazer um centro de mesa com folhas secas e com esferas douradas. Vai ser a sensação da noite! Mas há um monte de artesanatos que você poderá experimentar. Aliás, não pode faltar um artesanato na sua mesinha de centro.

Então, você gostou das nossas ideias para decorar a sala de estar no Natal? Com elas, você conseguirá uma casa cheia de magia e encanto.

Pode interessar a você...
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
8 brinquedos em alta para o Natal

Este ano, assim como em todos os anos anteriores, há uma interessante seleção de brinquedos em alta para este Natal. Confira!