Como criar um bom espaço para a lição de casa

12 de janeiro de 2020
Ter um espaço dedicado para fazer a lição de casa é a base para que essa atividade seja algo gratificante e, até mesmo, divertido.

Para muitas crianças, fazer a lição de casa é algo pouco agradável e, para os pais, conseguir que elas sejam feitas pelas crianças torna-se um tipo de desafio diário. Hoje, veremos a importância de criar um bom espaço para a lição de casa.

Quando saem da aula, a maioria das crianças pensa em inúmeras coisas, e fazer a lição de casa geralmente aparece no final da lista de coisas que elas querem fazer.

Muitas delas até mesmo acabam desenvolvendo maus hábitos ao fazer a lição de casa: fazem a lição com a TV ligada, no meio da sala, com muito barulho e, no caso dos adolescentes, olhando para o celular.

O melhor que podemos fazer por nossos filhos, como pais, é preparar um espaço desde o primeiro momento para que fazer a lição de casa seja algo com o qual eles fiquem acostumados e até mesmo se divirtam.

Ter um espaço de trabalho designado para a lição de casa é a base para que elas sejam feitas de maneira rápida, eficiente e agradável.

A opinião deles é a mais importante

Já falamos sobre isso em muitas ocasiões, mas vamos insistir: ao criar algo para o nosso filho, precisamos levar a opinião dele em consideração. Portanto, na hora de criar um espaço para a lição de casa e para estudar, devemos sempre prestar atenção ao que ele pensa.

criar um bom espaço para a lição de casa

Assim, podemos começar perguntando onde ele gostaria que esse espaço estivesse. Vamos deixar que ele escolha as cores (sempre com o nosso aconselhamento), ferramentas e materiais que deseja ter nesse espaço.

Escolha o espaço certo para a lição de casa

Primeiramente, é necessário escolher um bom espaço. Antes de escolher, devemos observar como o nosso filho faz a lição de casa. Muitas crianças precisam de silêncio absoluto para se concentrar, enquanto outras precisam estar em um local onde haja um pouco de movimentação para conseguir terminar o trabalho.

Você pode organizar o espaço para a criança prestando atenção nisso. Assim, se ela precisar de tranquilidade para se concentrar, vamos escolher um canto do seu quarto, na sala de estudo, se tivermos uma, ou em um cômodo que não estará ocupado durante o seu tempo de estudo.

Se, pelo contrário, ela precisa ter movimento à sua volta, é possível escolher um lugar na sala onde haja mais pessoas, mas sempre garantindo que a atividade ao seu redor esteja sob controle, permitindo, assim, que ela se concentre.

Iluminação

O melhor tipo de luz para fazer a lição de casa é a luz natural. Por isso, sempre que possível, procuraremos um local em casa onde possamos desfrutar da luz natural durante o maior tempo possível.

Se isso for impossível, devido à estação do ano ou à localização do espaço, procuraremos uma boa luminária artificial que possa ser ajustada em termos de altura e intensidade.

criar um bom espaço para a lição de casa

Um espaço divertido para a lição de casa

Quando tivermos certeza de qual será o espaço da casa escolhido para fazer a lição de casa, vamos garantir que esse espaço tenha elementos divertidos para a criança. Para isso, vamos ter em mente do que ela gosta. Assim, a criança deve escolher a maior parte da decoração para que ela fique mais confortável.

Se formos colocar uma mesa junto à parede, podemos colocar pôsteres coloridos, com imagens bonitas que vamos escolher juntamente com o nosso filho. Existem vários estudos que mostram que ter imagens positivas em um ambiente de estudo ajuda a ter pensamentos positivos.

Podemos escolher paisagens bonitas ou até mesmo algum personagem de um filme ou história em quadrinhos de que a criança goste. Vamos tentar deixar o canto de estudo cheio de cor. Em suma, devemos fugir do tédio.

A organização

O espaço de estudo deve ter tudo o que a criança precisará para estudar. Oferecer as ferramentas necessárias é a base de uma boa organização. Dessa forma, podemos adicionar gavetas, caixas e tudo o que for preciso para organizar o seu material.

Ter um espaço dedicado para fazer a lição de casa é a base para que essa atividade seja algo gratificante e até mesmo divertido. Com pouco esforço e um pouco de dedicação no início, faremos da lição de casa algo com o qual o nosso filho estará acostumado. Assim, vamos ajudá-lo a criar um bom hábito para a sua educação.

  • Canter, Lee. Homework without tears. The Education Digest. 1988.