Ideias para fazer as crianças comerem verduras

26 de abril de 2019
Sabemos o quanto é importante que as crianças comam de maneira equilibrada. Por isso, trazemos essas ideias para fazer as crianças comerem verduras. Você vai ver como é fácil!

Ideias para fazer as crianças comerem verduras nunca são demais, já que para muitos pais é um desafio fazer com que os filhos as consumam. Então, pensando na luta diária de muitas casas, vamos dar dicas fáceis para que, finalmente, nossos filhos deixem o prato limpo e parem de relutar para comer verduras.

A primeira coisa que você deve saber é que, se você impuser que as crianças comam verduras, só vai fazer com que elas as rejeitem ainda mais e vinculem a ação a um tipo de punição.

Você deve entender que deve ser um processo gradual, até que pouco a pouco elas se familiarizem com a aparência desses alimentos, bem como com suas respectivas texturas e sabores.

O truque para ter sucesso, sem muito esforço, é saber como disfarçar as verduras para que os nossos filhos as consumam sem perceber ou, de qualquer forma, de um modo que sintam empatia ao fazer isso. Em outras palavras, a sutileza é o mais recomendável.

Ideias para fazer as crianças comerem verduras

Ideias para fazer as crianças comerem verduras

Como adiantamos no início, o objetivo de disfarçar a presença dos vegetais está na introdução gradual das verduras. Dessa forma, podemos fazer com que as crianças assimilem melhor o sabor, até que cheguem ao ponto de comer um prato de vegetais diretamente. Tome nota das propostas a seguir.

Cremes de legumes e croutons

Em todos os guias de receitas infantis, você encontrará os cremes de legumes como a primeira opção. Ocorre que, sem dúvida, com esse tipo de preparação, os legumes passam despercebidos. Os cremes mais recomendados são aqueles que têm sabor mais doce, tais como abobrinha, milho, abóbora, acelga e batata.

Acompanhados com creme de leite, queijo cremoso e croutons, ficarão deliciosos. Não se esqueça de que, quando os pratos são divertidos, as nossas crianças os comem com mais entusiasmo. Por isso, antes de servir, você pode decorar a sopa com um sorriso feito de croutons.

Faça apresentações divertidas com as verduras             

As crianças adoram pratos com apresentações nas quais predominam cores marcantes; como, por exemplo, vermelho, amarelo ou verde, bem como qualquer forma que seja divertida para elas; tais como rostos, formas de animais, aviõezinhos ou o que mais você puder imaginar.

Isso permitirá que a hora de comer seja um momento lúdico no qual você também possa contar histórias que as induzam a comer de uma forma mais animada.

Assim como nossos pais nos encorajavam com as histórias de como Popeye se transformava em um homem forte depois de comer espinafre, você também pode associar a figura das verduras que preparou para o seu filho com o super-herói favorito dele.

Faça apresentações divertidas com as verduras

Fast food saudável ou com vegetais extras

Uma boa oportunidade para fazer as crianças comerem verduras é preparar receitas de fast food em casa; tais como pizzas ou hambúrgueres, mas incluindo muitas verduras. A criança não será capaz de resistir à tentação de comer o seu prato favorito. E se você disfarçar bem os ingredientes, ela certamente não notará que ele está cheio de verduras.

As recomendações incluem substituir nas pizzas os embutidos pelos vegetais, bem como preparar hambúrgueres e colocar, entre as camadas de pão, champignons, tomate e alface finamente picados. Dessa forma, a presença desses alimentos será praticamente imperceptível.

Ensine dando o exemplo

É importante que os nossos filhos nos vejam consumindo muitas verduras, e também frutas. As crianças sempre tendem a copiar as atitudes e os modos de se comportar dos pais.

Se perceberem que eles consomem verduras com frequência, vão sentir um grande interesse e curiosidade de experimentar o que os seus pais comem com tanta vontade. Por isso, tente provocá-las e descreva em detalhes cada um dos sabores que você está sentindo ao prová-los.

Mas se elas notarem que seus pais se sentam à mesa e nos seus pratos não há verduras, não vão entender por que elas devem consumi-las. Assim, também começará a relutância para comer.

Por fim, tente fazer com que as verduras pareçam atraentes do ponto de vista de uma criança, não do seu.

Por outro lado, tenha em mente que vegetais cozidos não terão o mesmo sabor que legumes gratinados ou salteados. Assim, se o seu filho gosta de queijo, gratine os legumes. Você também pode empanar ou adicionar os ingredientes e sabores de que ele mais gosta.