A importância da serenidade como valor educativo
A ideia da serenidade como valor educativo tem a ver com a possibilidade de educar os nossos filhos e alunos para que eles possam construir uma personalidade sólida. Uma personalidade que permita que eles atuem com calma e firmeza em cada uma das situações complexas e mutáveis que vivemos atualmente.
O que é a serenidade?
A serenidade é a característica das coisas ou pessoas que são ou estão serenas. E o termo ‘sereno’, por sua vez, é usado como um adjetivo para descrever aqueles que estão calmos ou relaxados.
Com isso, a serenidade tem a ver com a personalidade de alguém, ou seja, uma pessoa pode ter uma personalidade serena. Mas, ao mesmo tempo, a serenidade também se refere a uma capacidade que pode ser desenvolvida e exercitada, ou seja, uma pessoa pode aprender a agir com calma diante de diferentes situações.
Tanto em situações da vida cotidiana, quanto em uma circunstância tensa, complicada ou difícil, a serenidade ou o fato de ser uma pessoa serena nos permitirá pensar antes de agir impulsivamente ou motivados pelas nossas emoções.
Serenidade e autocontrole
No nosso dia a dia e ao longo de nossas vidas, encontramos situações de trabalho, familiares e pessoais diante das quais devemos tomar decisões e agir. E, como já dissemos, embora estejamos falando de situações normais e diárias, todas elas podem ser encaradas de diferentes maneiras.
Quando uma pessoa é serena ou encara o seu dia a dia e os seus problemas com serenidade , ela consegue, principalmente, apropriar-se das suas emoções e ter autocontrole. Isto é, ela tem a capacidade consciente de regular os seus impulsos e reações voluntariamente.
Portanto, através da serenidade e do autocontrole, uma pessoa pode dominar os impulsos que a levariam a agir de forma irracional diante das situações, conseguindo assim:
- Não perder tempo.
- Evitar sentimentos de frustração, ansiedade, tensão e estresse.
- Aprender com os problemas.
- Não machucar as outras pessoas ao se comportar ou dizer coisas sem pensar.
- Desenvolver um equilíbrio pessoal e relacional positivo.
- Alcançar uma maior concentração.
- Melhorar o seu estado de humor.
- Encontrar a paz interior.
“Serenidade não é estar livre da tempestade, mas sim estar em paz no meio da tempestade”.
A serenidade como valor educativo
Atualmente, temos uma vida muito atarefada: família, trabalho, estudos, viagens, relacionamentos e redes sociais, e tudo isso acaba nos levando a manter um estado de excitação constante.
Por esse motivo, é essencial aprender a ser uma pessoa serena ou ser capaz de agir com serenidade diante das adversidades e dos problemas típicos da vida acelerada que levamos.
Portanto, é importante transmitir aos nossos filhos e alunos o valor da serenidade. E isso significa ensiná-los a desenvolver atitudes de tranquilidade e calma diante de circunstâncias difíceis, novas ou desconhecidas. Ou então diante de momentos específicos, dramáticos ou perigosos, que exigem uma atitude de temperança e tranquilidade.
Para isso, crianças e jovens devem aprender a:
- Analisar e pensar antes de agir, avaliando todas as possíveis consequências.
- Manter a calma diante de situações perigosas ou imprevistas e sempre pedir ajuda.
- Relativizar tudo, dando às coisas a importância que elas realmente têm.
- Controlar a respiração para relaxar em situações estressantes.
- Ser paciente, porque tudo tem o seu tempo. Os problemas podem ter mais de uma solução e isso nem sempre é imediato.
- Avaliar diferentes opções e soluções antes de agir.
- Ouvir as opiniões e pontos de vista dos outros.
Todos os conhecimentos, experiências e conselhos podem ajudar a ampliar o nosso olhar para que a gente consiga tomar decisões melhores diante dos problemas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- André, C. (2017). Los estados de ánimo: el aprendizaje de la serenidad. Editorial Kairós.
- Rodríguez Neira, V. (2010). Hacia la conquista de la serenidad. Projecte
Final del Màster en Educació Emocional i Benestar. Barcelona: Universitat
de Barcelona. Recuperado de http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/67973/6/Hacia%20la%20conquista%20de%20la%20serenidad.pdf - Oros, L. B. (2008). Promoviendo la serenidad infantil en el contexto escolar. Experiencias preliminares en una zona de riesgo ambiental. Interdisciplinaria, 25(2), pp. 181-195. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/180/18025202.pdf