O desafio de cuidar das crianças e trabalhar em casa

20 Maio, 2020
Às vezes, quando tentamos trabalhar e cuidar das crianças ao mesmo tempo, sentimos que não estamos fazemos nenhuma das tarefas corretamente. Organize-se e seja compreensiva, pois assim você vai conseguir!

Devido à atual situação que estamos enfrentando, cada vez mais pais estão se unindo ao desafio de cuidar das crianças e trabalhar em casa. E digo desafio, porque conciliar o desempenho no trabalho com o cuidado e a supervisão das crianças não é uma tarefa fácil.

As interrupções podem ser constantes, pois os pequenos sempre nos chamam e precisam de nós. E, no entanto, apesar de estar literalmente ao lado deles, não podemos estar tão disponíveis como gostaríamos. No fim, o dia termina e sentimos que não estivemos à altura nem no aspecto profissional nem no nosso papel de pais.

Antes que a ansiedade e a culpa se apoderem de nós, devemos tentar respirar e olhar em perspectiva. Devemos estabelecer as melhores condições para poder realizar nosso trabalho e nossas tarefas familiares, mas, uma vez feito isso, precisamos evitar nos punir, julgar a nós mesmos ou exigir de nós mais do que podemos fazer.

Dicas para cuidar das crianças e trabalhar em casa

Escolha um espaço adequado

Como estamos em casa, podemos ficar tentados a amenizar a formalidade do horário de trabalho e realizar nossas tarefas em qualquer lugar. No entanto, se quisermos ser produtivos, é importante ter um local de trabalho específico.

Isso vai ajudar nossa mente a criar uma divisão entre a rotina familiar e o horário comercial. E, ao entrar nesse espaço, você vai entender que é hora de focar a atenção nas obrigações profissionais.

Trabalho remoto: jovem executiva trabalhando em casa

Você precisa manter seu ambiente de trabalho organizado, limpo, iluminado e bem ventilado. Se for possível, dê preferência a um cômodo com portas, a fim de evitar interrupções e distrações. Acima de tudo, o ideal é que esse escritório improvisado seja acolhedor e ajude você a se concentrar.

Estabeleça horários para cuidar das crianças e trabalhar em casa

Ter uma rotina é importante para o nosso bem-estar e a nossa produtividade. Se não houver horários estabelecidos, vamos acabar executando várias tarefas ao mesmo tempo, que serão interrompidas e intercaladas. E isso só vai nos levar a precisar de mais tempo para alcançar nossos objetivos ou, pelo contrário, vamos acabar fazendo tudo pela metade.

Portanto, estabeleça com antecedência quais momentos do dia serão dedicados para cada atividade e tente seguir esse cronograma o mais fielmente possível. Isso significa tentar evitar as interrupções da família enquanto você trabalha, mas também significa dedicar seu tempo totalmente a ela quando for o momento para isso. Estabelecer horários vai permitir evitar interferências de algumas tarefas em outras, uma vez que todas terão um momento estipulado no seu dia.

Organize-se

No entanto, estabelecer e seguir horários nem sempre é fácil, já que você não está em um escritório. Pelo contrário, você está na sua própria casa e precisa cuidar das crianças também. Portanto, a organização é muito importante.

Dicas para a quarentena: cuidar das crianças e trabalhar em casa

Se você mora com seu parceiro ou outros adultos na casa, tente criar um cronograma conjunto. Determine horários para que cada adulto possa trabalhar com tranquilidade, sabendo que o outro está cuidando dos pequenos. Tentar trabalhar ao mesmo tempo pode dificultar a tarefa, pois uma parte de você sempre estará atenta às necessidades das crianças.

Por outro lado, se você for o único adulto na sua casa, é possível aproveitar o horário de descanso dos seus filhos para cuidar das suas tarefas profissionais. Acorde antes das crianças, trabalhe enquanto elas tiram uma soneca ou quando já estiverem dormindo à noite.

E, se isso não for possível ou suficiente, tente envolver as crianças na rotina de trabalho. Ou seja, explique a elas que certos horários devem ser dedicados ao trabalho e sugira, por exemplo, que elas façam a lição de casa enquanto você trabalha. Elas também podem ler ou realizar alguma outra atividade tranquila durante essas “horas de trabalho”.

Seja compreensiva

Acima de tudo, seja compreensiva e tolerante consigo mesma. Entenda que estamos passando por uma situação excepcional e que estamos fazendo os ajustes da melhor maneira possível. Não é um problema tão grande se seus filhos passarem um pouco mais de tempo assistindo televisão, se um dia seu trabalho não render tanto ou se você acabar queimando o jantar.

Estamos enfrentando muitas coisas ao mesmo tempo e a única maneira de sair vitoriosos é olhar em perspectiva e reduzir a autoexigência. Faça o melhor que puder, mas permita-se momentos para curtir sua família e não deixe a ansiedade tomar conta dos seus dias.