Incentive seu filho a seguir uma tabela de tarefas domésticas
A maioria dos pais tende a considerar seus filhos bebês por muito mais tempo do que realmente deveriam. Tarefas como arrumar a cama, guardar os brinquedos ou organizar as roupas, são realizadas por muitos pais, mesmo quando os filhos já têm idade suficiente para fazê-las sem nenhum problema.
Se isso acontece na sua casa, longe de ajudar seu filho, você o está prejudicando com esse tipo de atitude. Você não o está deixando ser autônomo nem crescer ou aprender a ser independente.
E talvez sem perceber também esteja se machucando, pois, além do trabalho e das tarefas domésticas, você faz as dos seus filhos, aumentando seu estresse, o grande mal que assola todos os pais sobrecarregados.
Existe uma tendência pedagógica que possui um método chamado “Método Montessori”, amplamente reconhecido e citado por especialistas em parentalidade e educação em todo o mundo, e que tem como pilar fundamental alcançar a autonomia e a independência da criança. Por outro lado, especialistas, pedagogos e psicólogos defendem a mesma coisa: a independência da criança.
Algumas crianças a partir de 4 anos já conseguem se vestir, amarrar os sapatos, organizar o quarto, pôr a mesa, arrumar a cama e muitas outras tarefas simples. Porém, em muitas ocasiões os pais não exigem que seus filhos façam essas atividades, sendo eles os responsáveis por tornar a criança preguiçosa e pouco envolvida nas tarefas domésticas.
Para que seu filho seja responsável, você deve primeiro dotá-lo da capacidade de ser autônomo, de fazer o as tarefas de casa e fazê-las bem. Obviamente, você não pode exigir que seu filho de 2 anos arrume a cama ou que uma criança de 4 anos leve o cachorro para passear, mas cada faixa etária pode contribuir de alguma forma para a manutenção da casa.
Desenvolva uma tabela de tarefas domésticas com seu filho
É muito importante levar em consideração fatores como a idade e a maturidade da criança para exigir dela responsabilidades simples ou um pouco mais complicadas. Para lhe dar uma ideia melhor das tarefas que o seu filho pode fazer, com base na capacidade que ele tem de as fazer de acordo com a sua idade, desenvolvemos uma lista com algumas tarefas que você pode pedir às crianças.
Não espere muito para agir: seu filho pode começar hoje mesmo se ele se encaixar em alguma das idades abaixo. Você pode até desenhar uma tabela de tarefas domésticas com as sugestões, imprimi-la e colocá-la em um local visível da casa. Ou também pode ser em formato de um cronograma.
Você pode fazer uma reunião com seus filhos e discutir com eles as responsabilidades que cabe a cada um ou como eles devem ajudar em casa.
De 2 a 3 anos
Nessa idade, uma criança pode guardar os brinquedos, regar as plantas, recolher suas roupas, jogar coisas no lixo, comer sozinha e organizar seus livros de histórias.
De 4 a 5 anos
Nessa idade, a criança pode pôr a mesa, vestir-se, lavar e cuidar de boa parte de sua higiene pessoal, limpar o quarto e, por exemplo, lavar alguns pratos.
Tabela de tarefas domésticas para crianças entre 6 e 7 anos
Agora, os pequenos já podem pôr e retirar a mesa, arrumar a cama, varrer e limpar o quarto, arrumar sua escrivaninha e organizar sua mochila para a escola.
8 anos
Uma criança de 8 anos pode preparar um café da manhã simples, levar o lixo para fora, cuidar e ficar responsável pelos cuidados de um animal, varrer algumas áreas da casa, tomar banho sozinha.
Tabela de tarefas domésticas para crianças entre 9 e 11 anos
Nessa idade a criança já pode preparar refeições completas sem ajuda, levar seu cãozinho para passear, lavar o banheiro, preparar e escolher a roupa que vai vestir ou cuidar de um irmão mais novo.
12 anos
Crianças de 12 anos são capazes de lavar e pendurar algumas roupas, fazer certos tipos de compras domésticas e até começar com as partes mais básicas de passar as roupas.
As palavras movem, o exemplo arrasta.
-Anônimo-
Como fazer com que as crianças sigam a tabela de tarefas domésticas
Fazer a criança obedecer pode ser, a princípio, uma tarefa um pouco difícil, mas isso não acontecerá se você for constante e seguir estas dicas:
Reforço positivo
É importante que você reforce para o seu filho como ele está fazendo bem as tarefas domésticas. Enaltecer ou elogiar o trabalho do seu filho terá um impacto incrível sobre ele.
Explicar como as tarefas são realizadas
Não se pode presumir que a criança deva saber fazer alguma coisa, por mais simples que seja. Portanto, explique como guardar os brinquedos, dobrar as roupas ou lavar a louça. Acompanhar e orientar seus filhos e nas tarefas domésticas é fundamental.
Seja um exemplo
Se você é bagunceira, costuma adiar as tarefas domésticas ou reclama sempre que precisa fazê-las, seus filhos imitarão seu comportamento e se tornarão pessoas preguiçosas.
Leve em consideração a capacidade do seu filho
Não é necessário seguir as nossas sugestões demos ao pé da letra. Você pode criar a sua própria tabela ou lista de tarefas domésticas, considerando as competências e aptidões que o seu filho vai adquirindo e cultivando aos poucos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Goodnow, J. (1996). Contribuciones a la familia: las ideas de padres e hijos sobre las tareas domésticas. Infancia y Aprendizaje, 19(73), 19-33. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/02103709660560528
- Mendoza, R., Batista-Foguet, J. M., & Rubio, A. (2006). La cooperación de los adolescentes en las tareas domésticas: diferencias de género y características asociadas. Cultura y Educación, 18(3-4), 363-379. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/113564006779172966
- Landwerlin, G. M. (1997). El papel de los niños en la redefinición del trabajo doméstico en la nueva familia urbana española. Revista Internacional de Sociología, 39-56. https://search.proquest.com/openview/032da01b9737a0dabe85cab5742cef2b/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1817790