Itens para a hora do banho do bebê

16 Abril, 2019
Seu bebê está prestes a nascer e você está perdida sobre quais são os itens insubstituíveis na hora do banho? Não deixe de ler este artigo!

Os bebês precisam de cuidados especiais de higiene para manter a sua saúde em ótimas condições. Por isso, foram projetados vários itens para a hora do banho do bebê que promovem a segurança e a eficácia desse processo.

Itens para a hora do banho do bebê

O cuidado com a limpeza, assim como a nutrição adequada, são os fatores que mais afetam o bem-estar do bebê. Isso leva os pais a estarem sempre alertas para conhecer e aplicar dicas que facilitem tarefas que, às vezes, são exigentes, tais como dar banho de uma forma segura.

Embora o pediatra geralmente forneça uma extensa lista de informações sobre a higiene do bebê e os itens a serem utilizados, na prática é possível se sentir um pouco inseguro pela fragilidade que a criança tem nos seus primeiros meses de vida.

Também é muito normal ficar com medo de que os bebês fiquem na banheira quando já estão mais ágeis e inquietos. Por isso, queremos simplificar um pouco as tarefas de higiene oferecendo uma lista com os itens de uso regular, seguros e fáceis de utilizar.

1. Banheira

É o item mais indicado para o banho de recém-nascidos e bebês até os seis ou oito meses de idade.

Ela é colocada dentro da banheira normal ou na plataforma superior do trocador e nela você pode colocar o bebê em uma posição confortável, que permita limpar o seu corpo de uma forma segura sem correr o risco de que ele engula água ou se machuque ao deslizar.

O mais importante ao escolher a banheira do seu bebê é se certificar de que a sua estrutura seja estável e feita com materiais higiênicos, como o polipropileno, por exemplo, além de ter uma parte traseira antideslizante e que todas as bordas sejam curvas.

2. Cadeirinha de banho

A cadeirinha de banho é um acessório semelhante às banheiras, mas que é recomendado para bebês com mais de oito meses. Essas cadeirinhas também são colocadas dentro da banheira de adulto, mas por ter buracos para as pernas, proporcionam mais liberdade do que a banheira de plástico, já que nessa fase o bebê não é mais tão frágil.

A cadeirinha de banho
Imagem de ToysRus

3. Tapete de banho

O tapete de banho é colocado na banheira para evitar que a criança escorregue. Também pode ser colocado sob a cadeirinha mencionada anteriormente para reforçar a sua estabilidade. Se você não tiver um, pode substituí-lo por toalhas.

4. Canecas para enxaguar

Elas são muito necessárias para garantir a limpeza da criança; especialmente para remover resíduos de sabão ou xampu de áreas como a cabeça e o rosto. Opte por modelos que tenham alça antideslizante para evitar acidentes ao esvaziar o líquido e, por esse mesmo motivo, opções não sejam de vidro.

5. Toalhas para secar a pele

É essencial ter uma toalha para uso exclusivo do bebê. Ela deve ser de tecido hipoalergênico e deve ser lavada pelo menos a cada dois usos com sabão especial para bebês.

Recomendações gerais

Lembre-se de que, dentre as dicas para lavar as roupas do bebê, as indicações são: usar sabão em pó para bebês, evitar amaciantes e lavar separadamente e delicadamente todas as peças. Dessa forma, é possível garantir que os bebês não vão ter qualquer alteração na pele devido ao contato com os produtos químicos do sabão.

Toalhas para secar a pele

Como já adiantamos, a higiene da criança durante os primeiros dias de vida não deve incluir sabonetes. Recomenda-se usar somente água. No caso da inclusão de produtos para a limpeza da pele, eles devem ser usados em pequena quantidade e em gel com pH 4.

Além disso, não é recomendado dar banho no bebê mais de duas vezes por semana. O ideal é fazer isso por curtos períodos de tempo, tendo um cuidado especial com o cordão umbilical. Por fim, também preste muita atenção ao secar a pele.