Roupas de verão para recém-nascidos

· 6 de fevereiro de 2019
O verão chegou e o seu bebê nasceu. Como de costume, com as altas temperaturas, nos vestimos com roupas leves, mas será que os recém-nascidos também devem usar menos roupa?

Quando as crianças nascem em épocas com climas tão radicais como o inverno ou o verão, os pais geralmente têm dúvidas sobre como vesti-las adequadamente. No caso do verão, geralmente se assume que a criança deva usar pouca roupa para combater as altas temperaturas. Mas quais exatamente são as roupas de verão para recém-nascidos?

A resposta pode parecer contraditória, pois os recém-nascidos percebem a temperatura de uma forma diferente dos adultos ou das crianças mais velhas.

Assim, enquanto para nós o clima pode estar quente, para o bebê pode estar fresco e, em alguns casos, pode até mesmo estar frio.

Roupas de verão para recém-nascidos

Como já adiantamos, os recém-nascidos não percebem as temperaturas da mesma maneira que os adultos. Isso significa que devemos levar várias coisas em consideração ao vesti-los durante o verão.

A primeira delas se refere ao fato de que os recém-nascidos regulam a temperatura do corpo através dos pés e da cabeça. Então, mesmo que o dia esteja particularmente quente, você deve tentar manter essas duas partes do seu corpo aquecidas, é claro, com tecidos fresquinhos, tais como o algodão.

A segunda coisa tem a ver com o tipo de pele que os bebês têm. Por ser tão fina e delicada, os bebês recém-nascidos são propensos a ficar com irritações devido aos efeitos do calor ou do atrito do tecido com a pele se a roupa estiver muito apertada.

Deve-se, então, fornecer ao bebê roupas de recém-nascido que não fiquem apertadas e que não contenham nenhum elemento sintético. O ideal é usar apenas tecidos exclusivamente orgânicos e preferencialmente de cor branca.

Tipos de tecido recomendados para as roupas de recém-nascido

Tipos de tecido recomendados para as roupas de recém-nascido

Na hora de vestir o recém-nascido durante o verão, a escolha do tecido deve sempre ser priorizada em detrimento do design. As melhores opções são peças feitas de fibras naturais, tais como algodão, cânhamo, linho, seda ou rami.

Naturalmente, o primeiro lugar é ocupado indiscutivelmente pelo algodão em suas diferentes apresentações. Escolha as opções em que a peça é feita com algodão em sua totalidade.

Além disso, tente fazer com que, de preferência, ele não esteja tingido, principalmente com cores escuras. Antes de comprar, você pode verificar todas essas informações na etiqueta da peça.

Tipos de roupa para o dia e para a noite

Durante o verão, o bebê recém-nascido deve usar algumas peças básicas que vão dar conforto e proteção à sua pele. As indispensáveis são as regatas, os bodies, as meias, as toucas e a manta.

Regatas

As regatas brancas e de algodão são indispensáveis no enxoval do bebê. Elas são muito versáteis, principalmente porque se a temperatura aumentar excessivamente, permitem que o bebê tenha um tecido macio para proteger o peito ao desabrigá-lo levemente.

Bodies

Escolha bodies de algodão que tenham botões na parte da frente e na parte inferior. Eles vão permitir trocar o bebê e também soltar um pouco a roupa para refrescá-lo.

Para a temporada de verão, você pode escolher bodies curtos que dão um pouco de mobilidade às pernas e evitam a transpiração.

“Os recém-nascidos regulam a temperatura do corpo através dos pés e da cabeça. Então, mesmo que o dia esteja particularmente quente, você deve tentar manter essas duas partes do corpo aquecidas”

Meias de algodão

Sempre use meias de algodão. Você pode escolher um modelo que tenha um tecido fino para que aqueça a criança, mas não de forma excessiva.

Touca

Assim como acontece com os pés, a cabeça do recém-nascido deve estar sempre aquecida. Você pode escolher entre o algodão ou o crochê.

 Manta de algodão

Manta

A manta leve de algodão vai ser a grande aliada durante o verão. Podemos brincar com ela e, assim, vestir a criança com roupas confortáveis e usar a manta como um complemento para agasalhar.

Isso vai permitir que a pele do bebê respire, mas também que seja possível ajustar a sua temperatura durante os diferentes momentos do dia.

Como recomendação final, não aplique perfumes na pele do bebê durante esses meses quentes para evitar irritações. Evite também o uso de acessórios que façam o bebê suar e que irritem a pele.

Além disso, lembre-se de que, durante o primeiro mês de vida, os recém-nascidos não devem ir à praia. Dada essa sugestão essencial, suspenda qualquer atividade recreativa próxima ao mar.