
Deixar os bebês dormirem na cama dos pais gera muita controvérsia. De fato, é difícil encontrar profissionais que entrem em um acordo sobre o que é melhor nesses casos.
Se você está grávida, é hora de começar a pensar em todos os objetos que vai precisar para quando seu filho nascer. A banheira do bebê é um deles. A seguir, vamos apresentar as características que uma banheira deve ter para você poder escolher a mais adequada para as necessidades do seu filho.
Se você ainda tem dúvidas sobre como deve ser a banheira do seu bebê, a seguir apresentamos diferentes tipos de banheira e alguns conselhos para orientar você na sua busca na hora das compras.
Tenha em mente que o bebê nunca deve ficar sozinho na banheira para não correr o risco de escorregar. Para evitar esse tipo de acidente, é bastante útil colocar um tapete ou um sistema antideslizante.
Hoje em dia existem muitas opções, desde imagens de borracha com diferentes formatos que impedem que o bebê escorregue até pequenas redes e aros de segurança. Esses suportes são muito úteis para dar banho no bebê durante a fase em que ele ainda não consegue ficar em pé sozinho.
Além disso, quando você der banho no seu filho, fique muito atenta à temperatura da água. Encha a banheira primeiro com água fria e, em seguida, com água quente aos poucos. Assim que a água estiver morna, você pode colocar o bebê na banheira. É importante que a água não esteja muito quente, pois a pele do bebê é muito delicada. Mas também não pode estar muito fria para que o banho se torne um momento agradável. O ideal é que esteja a, aproximadamente, 35 graus celsius.
Quando um bebê chega na casa, é preciso reforçar as medidas de segurança. Isso implica deixar fora da vista objetos cortantes, cosméticos e medicamentos. Da mesma maneira, é recomendável tirar da tomada todos os aparelhos elétricos, como o secador de cabelo, a máquina de barbear ou de depilação. Além disso, é importante também proteger as tomadas com alguma tampa específica para isso.
Por fim, não se esqueça de fechar a tampa do vaso sanitário depois de usar. As crianças pequenas costumam jogar objetos ou colocar as mãos lá dentro, o que é extremamente anti-higiênico. Não menos importante é manter o chão sempre seco. Assim, você não corre o risco de escorregar e se machucar.
Se você precisa comprar uma banheira e está impressionada com a quantidade de possibilidades disponíveis no mercado, o melhor é preferir banheiras de polipropileno. Esse material, além de resistente, não se deforma com o tempo. Da mesma maneira, é preciso prestar atenção na estrutura e verificar se o tamanho vai se adaptar perfeitamente ao espaço que você tem disponível na sua casa. Por fim, a banheira do bebê deve ser anatômica para que a criança não escorregue e possa ficar em uma posição adequada no momento do banho.
Lembre-se de que o banho sempre deve ser um momento especial para você e para o seu bebê. Escolher uma banheira adequada vai ajudar a aproveitar esses momentos e deixar o bebê bem relaxado antes de dormir.