4 jogos para estimular a expressão não verbal
Os jogos de expressão não verbal divertem crianças e adultos, pois esse tipo de jogo obriga os participantes a executarem posturas estranhas e fazerem diversas caretas, produzindo a todo instante situações cômicas que fazem todos os jogadores rirem.
Além disso, esses jogos também são ideais para as crianças trabalharem a habilidade de se comunicar sem usar a fala, transmitindo as mensagens apenas por meio de gestos e movimentos. Dessa forma, elas aprendem a usar o próprio corpo para se expressar corretamente, o que é muito importante para o desenvolvimento futuro.
“Se você quiser entender uma pessoa, não escute suas palavras, observe seu comportamento”.
-Albert Einstein-
4 jogos para estimular a expressão não verbal
Você quer estimular a expressão não verbal dos seus filhos de uma forma lúdica e divertida? A seguir, vamos recomendar quatro jogos para isso. Esperamos que algum deles sirva para que vocês se divirtam em família!
Adivinhar as palavras através da mímica
Antes de começar a jogar, é preciso decidir quem será o responsável pela condução do jogo. Essa pessoa vai ficar responsável por redigir uma lista de palavras a serem representadas. Então, os jogadores serão divididos em dois grupos e ficarão a uma certa distância da pessoa que conduz o jogo.
Um por um, os membros de cada grupo devem se dirigir ao condutor para que ele diga a palavra da lista que deve ser representada apenas por meio de gestos e movimentos. E os outros participantes do grupo precisam adivinhar a palavra.
Quando alguém adivinhar a palavra, essa pessoa deve se dirigir ao condutor do jogo e perguntar qual palavra ela deverá representar através da mímica. Ganha o primeiro grupo que conseguir adivinhar todas as palavras da lista. Outra variação é fazer esse mesmo jogo com títulos de filmes, profissões, etc.
Cadeia de gestos, um dos jogos para estimular a expressão não verbal
Além de favorecer a expressão corporal da criança, esse jogo também ajuda a desenvolver a memória e a atenção. Para começar a jogar, os participantes devem se sentar no chão formando um círculo, para que todos possam ver claramente os rostos uns dos outros.
Um dos jogadores deve fazer um gesto com o rosto, as mãos ou os pés. O jogador à sua direita deve repetir esse mesmo gesto e acrescentar outro diferente.
Quando chegar a vez do terceiro jogador, ele deve repetir o primeiro e o segundo gestos e adicionar um novo à série. Assim, vai sendo formada uma cadeia de gestos, até que todo o círculo seja completado ou até que um dos jogadores cometa um erro e não se lembre de algum dos gestos realizados.
As estátuas
Esse jogo consiste em dançar e se mexer ao ritmo da música até ela parar e a sala ficar em silêncio. Nesse momento, os participantes devem ficar parados, como estátuas, e manter a posição em que estavam.
Um dos jogadores deve assumir o papel de supervisor e garantir que nenhum dos participantes se mova. Para complicar o desafio, ele pode fazer caretas e gestos, tentando fazer as estátuas rirem.
Se algum dos participantes se mexer ou não conseguir conter o riso, ele perde e passa a exercer a função de supervisor em uma nova rodada. Por meio desse jogo, as crianças trabalham o autocontrole e a atenção.
Imitação em espelho
Para esse jogo, os participantes precisam formar duplas, ficando frente a frente. Será acionado um cronômetro, com a duração de um minuto e, durante esse tempo, um dos jogadores deve realizar gestos e movimentos continuamente, que a sua dupla deve imitar, mas com uma condição: não é permitido rir.
Dessa forma, se o jogador que estiver imitando começar a rir antes de o tempo acabar, ele perderá o jogo. Após um minuto, os papéis são trocados, ou seja, o jogador que imita as ações passa a ser quem vai executá-las e vice-versa. Esse jogo requer concentração para imitar com perfeição os gestos do outro jogador.
Sobre os jogos para estimular a expressão não verbal
Como você pode perceber, esses 4 jogos são uma excelente opção para estimular a expressão não verbal dos pequenos da casa e passar momentos divertidos e de qualidade em família. O que você está esperando para começar a brincar com as pessoinhas que você mais ama?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Allué, J. M. (1998). El gran libro de los juegos. Barcelona: Parramón Ediciones.
- Aranda Benito, M. (2021). Desarrollo de la expresión corporal a través de juegos musicales. [Trabajo de Fin de Grado UVa, Universidad de Valladolid] Repositorio Documental. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/49094
- Hernández, H. J. P., & Rosas, C. S. (2019). Transitando del juego motriz a la ludomotricidad en educación física. EmásF: revista digital de educación física, (60), 42-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7063105
- Lara, M. Á. (2019). ¿Qué quieren ser los niños de grandes? Voces Portal de Educación, 8(3), 29. http://revistavoces.net/que-quieren-ser-los-ninos-de-grandes/