Jogos de palavras para quando viajar com crianças

Apresentamos uma seleção de jogos divertidos para viajar com crianças. Além de aumentar suas capacidades linguísticas, eles servirão para mantê-las entretidas enquanto viajam.
Jogos de palavras para quando viajar com crianças
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 13 outubro, 2018

Para as crianças, as longas viagens de carro representam uma verdadeira tortura. Como mãe, você pode tentar tornar a viagem mais divertida e fazer jogos de palavras para viajar com crianças.

Os jogos de palavras para viajar com crianças representam uma oportunidade perfeita para pais e filhos brincarem e se divertirem juntos. Além disso, serve para matar o tempo para chegar ao destino.

As crianças pequenas têm pouca capacidade de atenção. Então, levar brinquedos e planejar atividades as manterão ocupadas e felizes em viagens familiares.

Os jogos de palavras são ótimos porque ajudam as crianças a se concentrarem em sons e letras. Além disso, também desenvolvem habilidades necessárias para ler, escrever e soletrar.

Lembre-se de que até mesmo uma viagem de carro representa uma oportunidade perfeita para desenvolver as habilidades da criança. A seguir, vamos apresentar alguns exemplos.

Jogos de palavras para viajar com crianças

Para que você possa percorrer da melhor maneira possível as viagens longas com os pequenos, colocamos à sua disposição uma seleção de jogos de palavras para viajar com crianças.

Experimente colocá-los em prática na próxima viagem!

1. Eu vejo

Este jogo é fácil de aprender e é perfeito para as crianças em idade pré-escolar. Isso porque pode mantê-las entretidas por longos períodos de tempo.

As instruções são simples. Uma pessoa escolhe algo que está vendo e recita a frase, terminando com uma pista: “Eu vejo com meu olho pequeno algo vermelho”. Em seguida, todos os outros se revezam tentando adivinhar o objeto misterioso.

2. Localização

Para este jogo, um jogador vê o nome de um lugar e diz em voz alta. O segundo participante tem que procurar um nome de outro lugar que comece com a última letra do primeiro.

Por exemplo, o primeiro pode ver o nome de uma cidade em uma placa de trânsito e usá-lo.

Então, a outra criança poderá dizer qualquer outro lugar que comece com a última letra do que foi dito, e assim por diante.

jogos de palavras

3. História com uma palavra desconhecida

Sem dúvida, você pode se divertir muito e realmente desafiar a criatividade do seu filho com este jogo.

Pense na palavra mais descritiva que puder e desafie a criança a contar uma história curta ou construir uma frase com ela.

Se ela não souber o significado, você pode explicar. Dessa forma, você permitirá que ela crie um significado e elabore a história.

“Às vezes, não é nada mais do que uma porta muito fina que separa as crianças daquilo que chamamos de mundo real, e um pouco de vento poderia abri-la”
-Stefan Zweig-

4. Loteria do alfabeto

Em primeiro lugar, você deve escrever todas as letras do alfabeto em uma folha.

Nela, você tem que enumerar as letras e deixar espaços para as crianças escreverem ao lado de cada uma delas. Elas devem procurar por coisas que começam com cada letra.

Devem começar com o ‘A’ e avançar até o ‘Z’. Para a letra X, você pode permitir que ela apareça em qualquer parte de uma palavra devido à dificuldade em encontrar palavras que comecem com ela.

O primeiro a completar a lista toda vence o jogo.

5. A história começa

Esta é uma opção ideal para despertar o talento da narração latente.

Você pode jogar de duas maneiras: uma pessoa começa a história com uma única palavra e cada jogador sucessivo adiciona uma palavra à história. O objetivo é evitar ser aquele que termina a frase ou a história.

A outra maneira de jogar é estender a abertura para uma frase completa. Novamente, cada jogador sucessivo adiciona outra sentença. Vamos ver para onde vai a narrativa! Certamente vai sair algo interessante.

6. Crocodilo

Para começar, você deve escolher um tema e o primeiro jogador deve pensar em uma palavra.

O segundo participante deve encontrar uma palavra que comece com a última letra da palavra anterior.

A ortografia pode ter um papel importante aqui, principalmente quando as palavras terminam ou começam com letras silenciosas.

jogos de palavras

7. Animal, vegetal, mineral

Este jogo pode ser incrivelmente curto ou estendido por anos, dependendo da criatividade dos jogadores.

Consiste em pensar sobre um objeto e estabelecer se é animal, vegetal ou mineral.

Os outros participantes só podem fazer até 20 perguntas. O jogador que pensou o objeto, por sua vez, só pode responder ‘sim’ ou ‘não’.

Pode ser bastante complicado acertar o objeto quando você pensa que uma mesa de madeira é tecnicamente vegetal ou que um sapato pode ser classificado como um animal. Mas isso só aumenta a diversão!

Por fim, recomendamos que o motorista não participe dos jogos de palavras para viajar com as crianças. Isso, é claro, para não desviar sua atenção.

Sem dúvida, os outros passageiros podem passar horas de diversão com essas atividades simples!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Santamaría, F. A., & Bothert, K. (2011). Relatos de niños y niñas: juegos de palabras que crean y recrean vivencias. Infancias imágenes, 10(1), 66-73. https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/infancias/article/view/4465
  • Muñoz, L. (2015). Los juegos de palabras como estrategia didáctica para desarrollar la producción textual en los niños del grado 4, de la institución educativa nuestra señora del Pilar del Municipio de Aldana. http://sired.udenar.edu.co/857/
  • Paltán Soldado, J. N. (2016). Los juegos de palabras para la compresión lectora en los niños y niñas de cuarto año paralelo “A”, de educación básica de la Unidad Educativa Juan de la Valle, cantón Riobamba, provincia de Chimborazo, año lectivo 2015-2016 (Bachelor’s thesis, UNACH, Sede Ecuador). http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/1576

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.