5 jogos de tabuleiro para melhorar a atenção

23 de fevereiro de 2020
No mercado, existem vários jogos de tabuleiro que são perfeitos para melhorar a atenção. A seguir, vamos mostrar alguns deles.

A atenção é um sistema funcional complexo que facilita o processamento da informação e permite a seleção dos estímulos necessários para a realização das diferentes atividades sensoriais, cognitivas ou motoras. Por isso, neste artigo, propomos 5 jogos de tabuleiro para melhorar a atenção das crianças.

É importante desenvolver e trabalhar essa capacidade desde a infância, pois ela é necessária para realizar, de maneira ideal, qualquer processo cognitivo.

5 jogos de tabuleiro para melhorar a atenção

Lince: um jogo de tabuleiro para melhorar a atenção

Lince é um jogo de tabuleiro que consiste em pegar uma carta na qual uma determinada imagem aparece e então procurá-la entre os mais de 300 objetos representados no tabuleiro. Dessa forma, além da atenção e da concentração, também promove o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • Coordenação olho-mão.
  • Senso de observação.
  • Acuidade e discriminação visual.
  • Reflexos
jogos de tabuleiro para melhorar a atenção

Assim como o próprio nome indica, é necessário ter olhos de lince para vencer neste jogo.

Jogo eletrônico Simon (Genius)

O Simon é um jogo eletrônico criado nos anos 1980, mas, atualmente, continua sendo muito útil para treinar a capacidade de atenção e a memória.

O jogo tem o formato de um disco, dividido em quatro quadrantes, cada um de uma cor: verde, vermelho, azul e amarelo. Essas luzes acendem e emitem um som em uma determinada ordem, criando, assim, uma sequência que a criança deve memorizar.

Dessa forma, o jogador precisa apertar corretamente a sequência que observou. Se ele conseguir, o nível de dificuldade do jogo aumentará, aparecendo uma sequência mais longa.

Dobble

Dobble é um jogo de tabuleiro que favorece a atenção e a agilidade mental. Consiste em um total de 55 cartas, nas quais há oito imagens representadas em cada uma delas. Dessa forma, cada carta tem uma única imagem em comum com qualquer outra carta.

Nesse caso, o jogo tem como objetivo identificar e encontrar os objetos repetidos entre as duas cartas retiradas, de forma aleatória, do baralho. É necessário fazer isso o mais rápido possível para vencer.

Speed Cups

O Speed ​​Cups serve para melhorar a atenção, os reflexos e a agilidade mental, pois consiste em observar uma carta na qual uma série de objetos de diferentes cores aparece e, de acordo com eles, é necessário ordenar, de forma rápida e correta, 5 copos dessas mesmas cores. 

Dessa maneira, vence o primeiro jogador que completar a tarefa e tocar uma campainha, que é colocada no centro da mesa.

Jenga

Jenga é um jogo simples, mas que traz diversos benefícios físicos e mentais, tais como melhorar a atenção, a concentração e:

jogos de tabuleiro para melhorar a atenção

  • raciocínio lógico.
  • A coordenação olho-mão.
  • A percepção visuoespacial.
  • A destreza manual.

Para começar a jogar, é necessário construir uma torre formada por diferentes peças de madeira cruzadas entre si. Então, em turnos, cada participante deve remover um dos blocos e colocá-lo no topo da torre, tentando fazer com que ela não caia, pois o jogador que a derrubar perde.

Os benefícios do uso de jogos de tabuleiro para melhorar a atenção

Os jogos de tabuleiro servem para entreter e se divertir em família. Além disso, também são ideais para favorecer a prática e o treinamento de diversas habilidades cognitivas, tais como atenção e concentração.

Nesse sentido, devemos ter em mente que as crianças aprendem melhor enquanto estão brincando, pois assim elas se sentem estimuladas em um ambiente dinâmico, lúdico e atraente. Em relação a isso, vale destacar a seguinte frase da poeta Diane Ackerman:  

“Brincar é a forma favorita que o nosso cérebro tem para aprender”.

-Diane Ackerman-