Jogos de tabuleiro para aprender inglês

19 Agosto, 2020
O desafio de aprender inglês pode desencorajar muitas pessoas porque é visto como algo difícil; muitas vezes, as técnicas pedagógicas tradicionais não funcionam para todos. Por esse motivo, foram inventados jogos de tabuleiro para aprender inglês, um método pedagógico mais eficaz e divertido.

Aprender e se divertir ao mesmo tempo é um incentivo para se aventurar no conhecimento. Dizem que para aprender a falar uma língua precisamos pensar nessa língua. E é exatamente isso que os jogos de tabuleiro para aprender inglês fazem, além de conectar familiares e amigos em torno de uma atividade saudável para a mente.

Os melhores jogos de tabuleiro para aprender inglês

Aprender inglês com jogos de tabuleiro é mais fácil porque o estudo e a experiência não são forçados ou entediantes, como ocorre na sala de aula. Existem jogos de tabuleiro para aprender inglês para diferentes níveis. A seguir, vamos ver quais são eles:

Iniciantes

Se o seu inglês for insuficiente e você não souber por onde começar, pratique com esses jogos de tabuleiro para aprender inglês. São jogos divertidos também para as crianças e ajudam a assimilar melhor as informações.

  • Scattergories: aprendizado e diversão são garantidos nesse teste de vocabulário em inglês que consiste em escolher uma palavra que comece com a letra indicada pelo dado e de acordo com a categoria. Por exemplo, se a categoria for “coisas frias” e o dado cair na letra i, a palavra relacionada pode ser ice cream. Quanto mais criatividade, maior a pontuação.
  • Party & Co: é um jogo que oferece quatro variedades: elas ou eles, junior, Disney e extreme. Escolha a que você mais gostar ou pratique com todas, com informações gerais sobre cultura, desenhos e outros elementos expressos em inglês.

Nível intermediário

Os jogos de tabuleiro para aprender inglês, embora pensados para crianças, também são úteis para os adolescentes que queiram desenvolver suas habilidades nessa área. Você vai se divertir como uma criança e verá como são simples os jogos de palavras:

  • Dabble: esse jogo é usado para formar palavras a partir de peças. Ajuda a pensar e a ser criativo porque são usados ​​anagramas. Isto é, com o mesmo conjunto de letras, você pode formar duas ou mais palavras alterando a ordem delas. Por exemplo: Roma – amor, ou um termo diferente, feras – frase.
Jogos de tabuleiro para aprender inglês

  • Scrabble: é um jogo de tabuleiro muito conhecido, no qual é preciso formar palavras em um tabuleiro com peças que contêm as letras. Palavras mais longas têm uma pontuação mais alta. Se você vir as letras R – E – A – D separadamente e não tiver ideia do que significam, procure no dicionário que acompanha o jogo para descobrir o significado e obter pontos. Vence o jogador que somar a potuação mais alta.
  • Taboo: consiste em cartas que indicam uma palavra principal e as palavras relacionadas. Cada jogador deve dizer o termo correto sem usar os sinônimos, que servem apenas para orientar e descobrir do que se trata. Por exemplo: a palavra principal é elbow (cotovelo) e os sinônimos seriam bend (dobrar), joint (articulação). É possível jogar sozinho ou acompanhado. Inclusive, é possível ter um dicionário em mãos para facilitar a brincadeira e o aprendizado.

“Aprender inglês com jogos de tabuleiro é mais fácil porque o estudo e a experiência não são forçados ou entediantes”.

Os especialistas também podem jogar

Nesse ponto, os jogos de tabuleiro para aprender inglês se tornam mais sofisticados para aqueles que já possuem um bom domínio de vocabulário, leitura, escrita e compreensão do idioma.

Once Upon a Time

Esse jogo traz a famosa frase “Era uma vez” e consiste em escolher entre as seguintes opções: monstro, rei ou princesa. É uma atividade que consiste em criar histórias usando as cartas escolhidas.

O jogador conta sua história usando as cartas para inventar a trama com diferentes ideias. Não há espaço para o tédio com essa nova maneira de aprender.

Apples to Apples

Trata-se de colocar uma carta no centro da mesa e cada pessoa deve escolher uma para si, menos um jogador, que vai ser o juiz. Esse jogador deve virar cada carta e selecionar a que tiver a palavra mais próxima da carta central. O dono da carta escolhida ganha um ponto. Assim, as rodadas são realizadas sucessivamente e outra pessoa se torna o juiz.

Por meio dessa atividade, é possível aprender adjetivos, substantivos, termos e definições em inglês de uma maneira diferente, aparecem até mesmo nomes de famosos e informações culturais. Por exemplo, se a carta tiver a palavra frightening (assustador), o sinônimo seria scary (aterrador). Deve ser jogado por mais de 5 pessoas.

Jogos de tabuleiro para aprender inglês

Funglish

Nesse jogo, você vai aprender novos termos em inglês com a ajuda do dicionário. Para isso, recomenda-se pesquisar as palavras previamente para conhecer seu significado.

Esse é um jogo de tabuleiro para aprender inglês através de três campos ou categorias: definitivamente (definitely), mais ou menos (kind of) e não (not). Cada jogador tem 3 minutos para adivinhar a palavra.

Em resumo, os jogos de tabuleiro para aprender inglês estimulam o intelecto e tornam o aprendizado de idiomas mais eficaz. É uma novidade educativa que serve como complemento às aulas convencionais. E o melhor de tudo são os resultados no nível de gramática e de vocabulário.